Peregrinação: o turismo da alma que renova, fortalece e humaniza
Impossível não voltar diferente de uma viagem dessas: as pessoas saem mais fortes, resilientes e, principalmente, perseverantes. Também mais humanas, acolhedoras e pacíficas
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Você não precisa ser religioso ou devotopara viver uma experiência de fé transformadora. Também não é necessário frequentar a igreja todos os domingos, como recomendado pelos padres, sacerdotes e freis, por exemplo. Mas saiba de uma coisa: se um dia experimentar uma viagem de peregrinação, você voltará diferente.
Aliás, é impossível não voltar diferente. O JC viveu essa experiência na Itália, a convite da Comunidade Obra de Maria, com sede em São Lourenço da Mata, no Grande Recife. E também em Fátima, terra de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Portugal. E, sim, viu, sentiu e ouviu histórias de pessoas que foram transformadas após a visita a santuários e lugares de devoção. Que mudaram para melhor. Fortaleceram a fé e a forma de enxergar o mundo, o próximo e a si mesmas.
Pessoas que saíram mais fortes, resilientes e, principalmente, perseverantes. Também mais humanas, acolhedoras e pacíficas. É o verdadeiro turismo da alma. Une a beleza de locais de tirar o fôlego com a intensa espiritualidade.
CIDADES SÍMBOLOS DA FÉ
A viagem acompanhada pelo JC percorreu cidades exponenciais da fé católica cristã na Itália. Começou com o Congresso Internacional de Pentecostes - talvez uma das maiores celebrações cristãs do mundo por representar a descida do Espírito Santo sobre a terra, em Assis. E se ampliou em um roteiro de visitas a cidades símbolos da fé na região Sul da Itália.
São elas: Assis, a terra de São Francisco de Assis, de Santa Clara e de Santa Maria dos Anjos e, agora, também onde está exposto o corpo do adolescente Carlo Acutis, o “beato blogueiro”; Cássia, terra de Santa Rita de Cássia; San Giovanni Rotondo, terra do Padre Pio; Lancciano, onde está o Milagre Eucarístico; e o Monte Sant'Angelo, onde encontra-se o Santuário de São Miguel Arcanjo.
ENCONTRO COM O BEM E CONSIGO MESMO
E se, mesmo depois de todas as belezas vistas e, principalmente, sentidas, você não encontrar-se na fé religiosa, com certeza se encontrará consigo mesmo.
Viverá momentos únicos, como sentir a força de Santa Rita de Cássia, ao entrar em seu Santuário repleto de rosas, em Cássia, ou se emocionar com o poder do Milagre Eucarístico, no qual a ciência comprovou que a hóstia e o vinho eram, sim, a carne e o sangue de um homem.
Ou, ainda, se maravilhar com a beleza quase paralisante do Santuário de Padre Pio de Pietrelcina, onde está exposto o corpo do religioso. A construção do local levou dez anos e ficou sob a responsabilidade de Renzo Piano, um dos mais famosos e renomados arquitetos italianos.
A capela onde fica o corpo de Padre Pio, toda em mosaicos de terracota predominantemente dourada, com detalhes de vermelho, branco e azul, é algo de tirar o fôlego e merece bons momentos de contemplação.
E, também, sentar-se no caminho da Via Sacra de San Giovanni Rotondo para sentir o cheiro e ouvir o farfalhar dos gigantes pinheiros sob o balanço dos fortes ventos da região.
A BUSCA PELO CAMINHO DE VOLTA E AS GRAÇAS DE FÉ
Por tudo isso, é impossível não se descobrir. E são os peregrinos que confirmam o sentimento de redescoberta. O segurança patrimonial Raidson Araujo Alves, 40 anos, é um exemplo das mudanças que a peregrinação pode promover. Foi de Manaus (Amazonas) para a Itália ao lado da esposa, a servidora pública Márcia Silva Cruz, e diz que reencontrou sua fé na peregrinação que fez no grupo liderado pelo frei Gilson.
“A minha caminhada na igreja começou muito cedo, ainda aos 17 anos, quando comecei a tocar violão nas missas e ações religiosas. Mas aos 32 anos me afastei. Minha fé acabou e estava, desde então, afastado. Mas agora, após tudo que vi, ouvi e senti, tudo voltou. Percebi que a minha fé reacendeu. Que estou pronto para voltar a fazer parte da igreja, a ajudar as pessoas, os jovens tão perdidos, novamente”, afirmou, muito emocionado, após tocar o Milagre Eucarístico de Lancciano.
A aposentada Sandra Zanette, de Curitiba (PR), foi mais um exemplo da fé peregrina. Devota de Santa Rita de Cássia, Zanette tem certeza de que conseguiu vencer um tratamento de câncer graças à fé na padroeira das causas impossíveis, protetora das viúvas e santa das rosas.
“É a quarta vez que retorno ao Santuário de Santa Rita de Cássia para agradecer e sempre, sempre, é um momento de muita emoção. A primeira vez em que estive aqui, em 2008, algo me disse: venha para mim, que eu vou te acolher. Quando tive um câncer, em 2016, pedi a ela forças para enfrentar o tratamento porque não sabia o que viria pela frente. E acredito que foi por intercessão dela, com certeza, que enfrentei esse momento difícil da minha vida”, afirmou durante visita a Cássia.
Há 40 anos, inclusive, Sandra Zanette, trabalha na Associação e Oficinas de Caridade Santa Rita de Cássia, fundada na Espanha. A peregrina foi a Assis e Cássia com o grupo liderado pelo padre Fábio de Melo.
Assim como os personagens desta reportagem, a jornalista que escreveu esse texto também viveu na alma todos esses sentimentos descritos acima, pode acreditar.
EM PORTUGAL, A FORÇA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA
Saindo da Itália e chegando em Portugal, ir à Fátima, municipio de Ourém, onde Nossa Senhora do Rosário apareceu por seis vezes para os tres pastorinhos Lúcia, Jacinta e Francisco, e anunciou uma prova da sua força vista por mais de 70 mil pessoas, em 1917, é um momento único.
Fátima, sem dúvida, é um dos grandes símbolos da fé cristã. Principalmente para os católicos marianos - ou seja, os devotos de Nossa Senhora em suas mais diferentes formas. O Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima está localizado no lugar da Cova da Iria, que significa Cova da Paz.
Um dos momentos mais belos é a Procissão das Velas, que acontece no Santuário após a oração do Rosário na Capelinha das Aparições - o local exato de cinco das seis aparições de Nossa Senhora aos pastorinhos), sempre às 21h30. A Procissão das Velas ocorre todos os dias entre abril e novembro.
CIDADES DA FÉ
Confira todas as cidades por onde o JC passou na viagem dos peregrinos pela Itália:
1) ASSIS - A terra da Paz por ser a terra de São Francisco de Assis. É lá onde está a belíssima Basílica de São Francisco - uma visita imperdível e extasiante.
É também em Assis onde está exposto o corpo do beato adolescente Carlo Acutis, o “beato blogueiro”. Carlo Acutis, adolescente católico italiano, nascido no Reino Unido, faleceu de leucemia em 2006, aos 15 anos, e foi beatificado pela Igreja Católica em 2020.
Carlo Acutis ficou conhecido por documentar milagres eucarísticos e as aparições da Virgem Maria pelo mundo, publicando-as em um site próprio.
Outra visita imperdível é a Basílica Santa Maria degli Angeli (Santa Maria dos Anjos), localizada ao lado de Assis, na aldeia de mesmo nome, Santa Maria degli Angeli. Além da Igreja de Santa Clara.
2) CÁSSIA - Terra de Santa Rita de Cássia, a padroeira das causas impossíveis e santa das rosas. Na cidade está localizado o Santuário da religiosa, que viveu numa aldeia distante cinco quilômetros, quando era casada e mãe. É lá onde estão seus restos mortais.
3) LANCCIANO - Cidade onde aconteceu o chamado Milagre Eucarístico de Lancciano. É considerado um dos mais famosos milagres eucarísticos relatados pela Igreja Católica e consiste na comprovação científica de que a hóstia e o vinho são verdadeiramente a carne e o sangue humanos, vivos até hoje e do mesmo grupo sanguíneo encontrado no Santo Sudário há mais de 13 séculos.
4) SAN GIOVANNI ROTONDO - É onde está o Santuário de Padre Pio e fica localizada na comuna italiana da província de Foggia, região da Apúlia, no Sul da Itália. O Santuário é um complexo belíssimo e moderno, inaugurado em 2004, que reúne o antigo convento capuchinho e a belíssima Igreja de Santa Maria das Graças. O corpo do Padre Pio é exposto no local.
5) MONTE SANT’ NGELO - Onde encontra-se o Santuário de São Miguel Arcanjo, o guardião do povo. O Santuário, que em italiano se chama Santuario di San Michele Arcangelo, fica na região do Monte Gargano, também na província de Foggia. São Miguel é visto pela igreja católica como o fiel escudeiro de Deus e dos seus anjos fiéis, sendo o arcanjo da justiça e do arrependimento, além de padroeiro da Igreja Católica.
6) FÁTIMA (Portugal) - Um dos grandes símbolos da fé cristã. Onde Nossa Senhora do Rosário apareceu por seis vezes para os tres pastorinhos Lúcia, Jacinta e Francisco.
E onde foi construído o Santuário para a santa, um grande complexo para realização de celebrações com capacidade para milhares de pessoas
Jornalista setorizada em mobilidade urbana há mais de 20 anos. Com 30 anos de redação, cobriu por quase dez anos o setor de segurança pública, atuando também nas editorias de Política, Brasil e Internacional.
Localidade:RecifeTelefone:8199537000Cargo:repórter sênior e colunistaCursoCurso de Fiscalização do Dinheiro Público Ministrado pelo Knight Center, 2020
Curso de Desenvolvimento Urbano para Jornalistas Ministrado pela Abraji e Instituto Linconl – São Paulo, 2014
Curso de Webvídeos em dispositivos móveis Ministrado pelo Jornal do Commercio, 2015
Curso de Webjornalismo Ministrado pelo professor Fábio Guerra, da VídeoRepórte, Recife, 2013
Curso de WebJornalismo Ministrado pelo Grupo Garapa, São Paulo, em 2012