BALANÇO

Pernambuco tem 22 casos notificados de coronavírus

Dos casos suspeitos de coronavírus no Estado, 16 já foram descartados

Amanda Rainheri
Cadastrado por
Amanda Rainheri
Publicado em 06/03/2020 às 20:39
FOTO: AFP
Pandemia do coronavírus deixa mortos em todo o mundo - FOTO: FOTO: AFP

Subiu para 22 o número de casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19) em Pernambuco. Desses, 16 já foram descartados e outros seis seguem em investigação. As informações são do boletim emitido pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) nesta sexta-feira (6).

>> Coronavírus: com 13 casos confirmados, Brasil monitora 768 suspeitos

>> Governo afirma que transmissão comunitária de coronavírus vai ocorrer

Até a última quinta-feira (5), o Estado tinha oito casos em investigação. Entre a quinta-feira e a manhã desta sexta, dois novos pacientes deram entrada em hospitais do Recife com sintomas da doença. Em contrapartida, quatro casos (sendo um do Recife, dois de Olinda e um de Vitória de Santo Antão) testaram negativo para o Covid-19. 

Todos os pacientes que apresentaram sintomas em Pernambuco têm histórico de passagem pela França, Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha e Suíça - países com transmissão local do vírus. 

Dos 16 casos descartados, três não positivaram para nenhum vírus respiratório, cinco foram positivos para influenza B, cinco para influenza A (H1N1), um para rinovírus, além de um para beta coronavírus OC43 (resultado do Instituto Evandro Chagas, do Pará) e outro para o alpha coronavírus 229E - dois tipos de coronavírus já conhecidos anteriormente e com circulação sazonal no mundo, com sintomas mais leves. 

Dos casos em investigação, três estão internados em hospitais particulares do Recife. Os outros três (dos do Recife e um de Jaboatão dos Guararapes) estão em isolamento domiciliar, sendo acompanhados pelas equipes de vigilância epidemiológica dos municípios. 

 PROTOCOLO 

A SES-PE produziu um protocolo clínico e epidemiológico do novo coronavírus (covid-19), se baseando nos documentos e evidências científicas nacionais e internacionais já disponíveis, fazendo também as adaptações e acréscimos necessários para a realidade do Estado. O material, que ficará disponível no https://www.cievspe.com/novo-coronavirus-2019-ncov, traz um histórico da ocorrência do novo vírus no mundo e orienta a rede de saúde para atuar na identificação, notificação e manejo oportuno dos casos suspeitos, com o objetivo de evitar os riscos de transmissão sustentada e prestar a assistência adequada em tempo oportuno ao paciente.

Comentários

Últimas notícias