quiz

Quem é você no aniversário do Recife e de Olinda?

De passageiro do Rio Doce/CDU a dançarino do Clube das Pás, responda ao quizz e descubra que tipo de recifense ou olindense clássico você

Rute Arruda
Cadastrado por
Rute Arruda
Publicado em 11/03/2020 às 9:48 | Atualizado em 11/03/2020 às 14:38
ARNALDO CARVALHO/JC IMAGEM
Recife completa 483 anos nesta quinta-feira - FOTO: ARNALDO CARVALHO/JC IMAGEM

O aniversário das 'cidades irmãs' Recife e Olinda é um verdadeiro marco na história de Pernambuco. No dia 12 de março a capital pernambucana celebra 483 anos, enquanto a irmã mais velha faz 485. Mas todo recifense e olindense que se preze com certeza já ouviu falar de figuras icônicas, como por exemplo o 'crossfiteiro de Boa Viagem', o 'Dançarino do Clube das Pás, ou então o 'skatista da Praça do Quartel' e o 'Passageiro do Rio Doce/CDU. A capital pernambucana e a vizinha Olinda são formadoras de grandes 'memes' famosos e que fazem a alegria tanto de moradores quando de quem mora em outra cidade. O Jornal do Commercio preparou uma lista com essas figuras e quer saber se você se identifica com alguma delas.

Recife

O boêmio da Mamede

A Rua Mamede Simões, localizada no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, é um verdadeiro ponto de encontro na sexta-feira à noite. O local atrai várias pessoas por contar com vários bares. Então se você costuma frequentar a Mamede, pode se considerar um boêmio.

O dançarino de Passinho do Marco Zero

Com toda a certeza você já passou pelo Marco Zero, localizado no bairro do Recife, e se deparou com um grupo (ou vários grupos!) de pessoas reunidas para dançar o famoso passinho. O Marco Zero se torna um verdadeiro palco, principalmente no domingo.

Dançarino de K-pop da Jaqueira

No Parque da Jaqueira, localizado no bairro de mesmo nome, são promovidos vários encontros de kppopers, aquelas pessoas fãs do gênero coreano K-pop. Os grupos se reúnem no local para promover competições do gênero.

Crossfiteiro de Boa Viagem

O bairro de Boa Viagem, localizado na Zona Sul da capital pernambucana, é conhecido por abrigar várias academias de crossfit. É comum se deparar com pessoas vestidas de roupas esportivas se deslocando para algum desses locais.

Pagodeiro da Gigante do Samba

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Gigantes do Samba é tradicional no Recife. Criada em março de 1942, a escola já ganhou mais de dez vezes o Concurso de Agremiações Carnavalescas.

Dançarino (a) do Clube das Pás

O Clube das Pás do Recife, localizado no bairro de Campo Grande, Zona Norte do Recife, promove shows semanais e festas com orquestra contratada da casa. A clube é bastante tradicional e atrai milhares de pessoas que buscam um lugar para dançar.

Ciclista de domingo

É tradição de milhares de pessoas o passeio de domingo pelas ruas do Recife. Os ciclistas podem aproveitar o dia e contemplar as paisagens do Recife em cima de duas rodas.

Olinda

Surfista de Del Chifre

A Praia de Punta Del Chifre atrai vários surfistas pela facilidade de 'pegar' ondas. Mas tem gente que vê um tubarão ou outro por lá, então é bom ter cuidado.

Passageiro do Rio Doce/ CDU

Você, com toda a certeza, já ouviu falar na famosa linha de ônibus Rio Doce/CDU. A rota cruza vários bairros de Olinda e Recife, saindo do Terminal Integrado de Rio Doce, em Olinda, e retornando pela Avenida Professor Luiz Freire, na Cidade Universitária, no Recife. Os usuários costumam brincar de que a linha chega até Nárnia, o mundo fantástico criado pelo escritor Clive Staples Lewis e usado como local para o filme As Crônicas de Nárnia.

Boêmio dos Quatro Cantos

Assim como a Mamede Simões, no Recife, os Quatro Cantos, em Olinda, atrai milhares de pessoas para curtir a noite. Se você curte um passeio por lá, pode ser que você seja um boêmio dos Quatro Cantos e ainda não sabe.

Folião da Pitombeira

Todo folião que se preze já ouviu falar da Troça Carnavalesca Pitombeira dos Quatro Cantos. Na segunda-feira de Carnaval, a troça sai às ruas vestindo amarelo e preto e cantando que a "turma da Pitombeira na cachaça é a maior".

O organizador de bloco

É comum no período de Carnaval vários blocos saírem às ruas. Entre outros pontos, Olinda é famosa por ter um bloco à cada esquina. Então se você é daquele que curte organizar um bloco, com certeza você não está sozinho no mundo.

O pirangueiro da Feira de Peixinhos

A Feira de Peixinhos conta com uma variedade de opções de frutas, verduras e temperos. É comum encontrar pessoas tentando "pechinchar", ou seja, negociando o produto por um preço mais barato.

O atrasado do TI Xambá

O Terminal Integrado de Xambá conta com uma alta movimentação de passageiros durante todo o dia. Mas sempre acontece de ter algum atrasado correndo para não perder o ônibus.

Os atletas da Orla

Mas nem só de 'pirangagem', atrasos e vida boêmia se vive. Na orla de Olinda é possível encontrar várias pessoas se exercitando.

Skatistas da Praça do Quartel

Skatista que é skatista, sem dúvidas, já andou de skate na Praça do Quartel, localizada em Bairro Novo.

O peladeiro do Memorial Arcoverde

O Memorial Arcoverde é um dos maiores espaços esportivos de Olinda. Fica entre os bairros de Salgadinho e Santa Tereza e, além dessas comunidades, atende moradores de Sítio Novo, Ilha do Maruim e até dos vizinhos recifenses de Campo Grande. O peladeiro do Memorial é um personagem icônico da cidade.

Comentários

Últimas notícias