Feriado

Veja o que abre e o que fecha no feriado de aniversário de Olinda nesta quinta-feira

Em Olinda, que completa 485 anos nesta quinta-feira, a data é considerada feriado municipal

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 11/03/2020 às 11:03 | Atualizado em 11/03/2020 às 11:25
DIEGO NIGRO/ACERVO JC IMAGEM
Olinda completa 485 anos nesta quinta-feira (12) - FOTO: DIEGO NIGRO/ACERVO JC IMAGEM

O aniversário de Recife e Olinda é comemorado nesta quinta-feira (12). Em Olinda, que completa 485 anos em 2020, a data é considerada feriado municipal. Para a festa da cidade, que é Patrimônio Cultural da Humanidade, vai ter uma programação com atrações de vários gêneros musicais, além de bolo gigante, com 485 quilos, que vai ser distribuído ao público na Praça do Carmo, no Sítio Histórico.

De acordo com a prefeitura, todas as repartições públicas estarão fechadas na quinta, retornando à normalidade na sexta-feira (13). Escolas e creches municipais não funcionarão na quinta e na sexta. Já os serviços administrativos da Secretaria de Educação retornam na sexta (13). As unidades de saúde com plantão 24h são o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) de Peixinhos, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da PE-15 e o Hospital Tricentenário, que fica em Bairro Novo.

Veja o abre e fecha em Olinda no feriado de 12 de março:

Detran-PE

Das unidades do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), as únicas que estarão fechadas são as do Expresso Olinda e a Ciretran de Olinda.

Shopping Patteo

O Shopping Patteo Olinda funcionará em horário especial na data, com todas as operações de compras, alimentação e lazer abertas das 12h às 21h. Operações de serviços, Cinépolis e Smart Fit funcionam conforme programação própria.

Quem é você no aniversário do Recife e de Olinda?

O aniversário das 'cidades irmãs' Recife e Olinda é um verdadeiro marco na história de Pernambuco. No dia 12 de março a capital pernambucana celebra 483 anos, enquanto a irmã mais velha faz 485. Mas todo recifense e olindense que se preze com certeza já ouviu falar de figuras icônicas, como por exemplo o 'crossfiteiro de Boa Viagem', o 'Dançarino do Clube das Pás, ou então o 'skatista da Praça do Quartel' e o 'Passageiro do Rio Doce/CDU. A capital pernambucana e a vizinha Olinda são formadoras de grandes 'memes' famosos e que fazem a alegria tanto de moradores quando de quem mora em outra cidade. O Jornal do Commercio preparou uma lista com essas figuras e quer saber se você se identifica com alguma delas.

Recife

O boêmio da Mamede

A Rua Mamede Simões, localizada no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, é um verdadeiro ponto de encontro na sexta-feira à noite. O local atrai várias pessoas por contar com vários bares. Então se você costuma frequentar a Mamede, pode se considerar um boêmio.

O dançarino de Passinho do Marco Zero

Com toda a certeza você já passou pelo Marco Zero, localizado no bairro do Recife, e se deparou com um grupo (ou vários grupos!) de pessoas reunidas para dançar o famoso passinho. O Marco Zero se torna um verdadeiro palco, principalmente no domingo.

Dançarino de K-pop da Jaqueira

No Parque da Jaqueira, localizado no bairro de mesmo nome, são promovidos vários encontros de kppopers, aquelas pessoas fãs do gênero coreano K-pop. Os grupos se reúnem no local para promover competições do gênero.

Crossfiteiro de Boa Viagem

O bairro de Boa Viagem, localizado na Zona Sul da capital pernambucana, é conhecido por abrigar várias academias de crossfit. É comum se deparar com pessoas vestidas de roupas esportivas se deslocando para algum desses locais.

Pagodeiro da Gigante do Samba

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Gigantes do Samba é tradicional no Recife. Criada em março de 1942, a escola já ganhou mais de dez vezes o Concurso de Agremiações Carnavalescas.

Dançarino (a) do Clube das Pás

O Clube das Pás do Recife, localizado no bairro de Campo Grande, Zona Norte do Recife, promove shows semanais e festas com orquestra contratada da casa. A clube é bastante tradicional e atrai milhares de pessoas que buscam um lugar para dançar.

Ciclista de domingo

É tradição de milhares de pessoas o passeio de domingo pelas ruas do Recife. Os ciclistas podem aproveitar o dia e contemplar as paisagens do Recife em cima de duas rodas.

Olinda

Surfista de Del Chifre

A Praia de Punta Del Chifre atrai vários surfistas pela facilidade de 'pegar' ondas. Mas tem gente que vê um tubarão ou outro por lá, então é bom ter cuidado.

Passageiro do Rio Doce/ CDU

Você, com toda a certeza, já ouviu falar na famosa linha de ônibus Rio Doce/CDU. A rota cruza vários bairros de Olinda e Recife, saindo do Terminal Integrado de Rio Doce, em Olinda, e retornando pela Avenida Professor Luiz Freire, na Cidade Universitária, no Recife. Os usuários costumam brincar de que a linha chega até Nárnia, o mundo fantástico criado pelo escritor Clive Staples Lewis e usado como local para o filme As Crônicas de Nárnia.

Boêmio dos Quatro Cantos

Assim como a Mamede Simões, no Recife, os Quatro Cantos, em Olinda, atrai milhares de pessoas para curtir a noite. Se você curte um passeio por lá, pode ser que você seja um boêmio dos Quatro Cantos e ainda não sabe.

Folião da Pitombeira

Todo folião que se preze já ouviu falar da Troça Carnavalesca Pitombeira dos Quatro Cantos. Na segunda-feira de Carnaval, a troça sai às ruas vestindo amarelo e preto e cantando que a "turma da Pitombeira na cachaça é a maior".

O organizador de bloco

É comum no período de Carnaval vários blocos saírem às ruas. Entre outros pontos, Olinda é famosa por ter um bloco à cada esquina. Então se você é daquele que curte organizar um bloco, com certeza você não está sozinho no mundo.

O pirangueiro da Feira de Peixinhos

A Feira de Peixinhos conta com uma variedade de opções de frutas, verduras e temperos. É comum encontrar pessoas tentando "pechinchar", ou seja, negociando o produto por um preço mais barato.

O atrasado do TI Xambá

O Terminal Integrado de Xambá conta com uma alta movimentação de passageiros durante todo o dia. Mas sempre acontece de ter algum atrasado correndo para não perder o ônibus.

Os atletas da Orla

Mas nem só de 'pirangagem', atrasos e vida boêmia se vive. Na orla de Olinda é possível encontrar várias pessoas se exercitando.

Skatistas da Praça do Quartel

Skatista que é skatista, sem dúvidas, já andou de skate na Praça do Quartel, localizada em Bairro Novo.

O peladeiro do Memorial Arcoverde

O Memorial Arcoverde é um dos maiores espaços esportivos de Olinda. Fica entre os bairros de Salgadinho e Santa Tereza e, além dessas comunidades, atende moradores de Sítio Novo, Ilha do Maruim e até dos vizinhos recifenses de Campo Grande. O peladeiro do Memorial é um personagem icônico da cidade.

Comentários

Últimas notícias