PRECAUÇÃO

Por causa do coronavírus, Pernambuco proíbe atracação de cruzeiros

O governador Paulo Câmara (PSB) decretou, nesta sexta-feira (13), a proibição da atracação de cruzeiros e outras embarcações de passageiros de grande porte no Estado

Cadastrado por
Amanda Azevedo
Rute Arruda
Cinthya Leite
Publicado em 13/03/2020 às 19:22 | Atualizado em 13/03/2020 às 20:43
TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM
Dois passageiros de um navio que atracou no Recife estão com suspeita de coronavírus - FOTO: TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM

Por causa do avanço do coronavírus (Covid-19), cruzeiros e outras embarcações de passageiros de grande porte estão impedidas de atracar em Pernambuco. A proibição, decretada pelo governador do Estado, Paulo Câmara (PSB), vale enquanto durar o estado de emergência por conta da pandemia.

>> Coronavírus: segunda pessoa tem sintomas da doença em cruzeiro isolado no Recife

>> Acompanhe as últimas notícias sobre o novo coronavírus

De acordo com o governo do Estado, somente nos meses de março e abril, havia a previsão da chegada de mais oito navios com esse perfil, transportando 11.033 pessoas. O decreto assinado pelo governador também formaliza a instalação do Comitê Estadual de Combate ao coronavírus, sob a coordenação da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).

>> Prefeitura do Recife amplia medidas de prevenção contra o coronavírus

Passageiros de cruzeiro com suspeita de coronavírus

Dois passageiros de um cruzeiro que atracou no Porto do Recife estão com suspeita de coronavírus.

Na quinta-feira (12), o navio atracou no Porto do Recife, oriundo de Salvador, com 318 passageiros e 291 tripulantes. Durante o desembarque, um paciente de 78 anos, residente no Canadá, passou mal, com sinais de infarto, e o Samu foi acionado. Ao chegar ao local, a equipe médica do serviço verificou que o paciente apresentava febre e sintomas respiratórios (tosse e dificuldade de respirar), encaixando-se como um caso suspeito para o novo coronavírus. O paciente foi encaminhado para uma unidade privada do Recife.

Assim que o Samu levantou a suspeita da doença, a Anvisa foi acionada para suspender de imediato novos desembarques de passageiros e solicitar às agências de turismo o retorno dos que já tinham saído. Todos estão mantidos em suas cabines. A SES também deslocou, de imediato, uma equipe de vigilância em saúde para auxiliar na investigação e nas ações a serem implementadas pela Anvisa. Importante ressaltar que a fiscalização de portos, aeroportos e fronteiras é de total responsabilidade sanitária da Anvisa. A SES continuará monitorando o caso.

O Porto do Recife notificou a Secretaria de Portos e Transportes Aquaviários, vinculada ao Ministério de Infraestrutura. Como medida de prevenção e controle sanitário complementar, a gestão portuária também proibiu que o lixo da embarcação fosse descarregado.

Nesta sexta-feira (13), a SES-PE informou que foi notificada de um segundo passageiro com suspeita da doença.

>> Coronavírus: escalada de casos em Pernambuco deve ocorrer, mas trabalhamos para postergar, diz infectologista

>> Combate ao coronavírus: "Compraremos leitos de UTI da rede privada", diz secretário de Saúde de Pernambuco

A segunda pessoa apresentou febre e dificuldade de respirar, além de outra condição de saúde não relacionada à infecção respiratória. A transferência foi feita pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) Metropolitano do Recife para uma unidade de saúde privada, que fará a coleta de material para as análises laboratoriais.

Por solicitação dos responsáveis pela embarcação, não serão divulgados detalhes dos viajantes, como sexo, idade e nacionalidade.

Importante ressaltar que a fiscalização de portos, aeroportos e fronteiras é de total responsabilidade sanitária da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A SES tem prestado todo o apoio técnico necessário e monitorado a situação.

Veja mapa de como se espalha o Covid-19:

 

 

Casos de coronavírus em Pernambuco

Em coletiva na manhã dessa quinta-feira (12), a SES-PE confirmou os dois primeiros casos de coronavírus (covid-19) no Estado. Os dois casos confirmados são de um casal com histórico recente de viagem à Itália. Uma mulher de 66 anos e um homem de 71. Ambos são moradores de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Os dois estão internados no Real Hospital Português, e têm quadro estável. Os sintomas apresentados pelos pacientes são tosse, febre e dor de cabeça. Nesta sexta-feira (13), o número de casos aumentou para 38.

Prefeitura do Recife amplia medidas de prevenção contra o coronavírus

A Prefeitura do Recife anunciou, nesta sexta-feira (13), novas medidas de prevenção contra o coronavírus. Nessa quinta-feira (12), foram confirmados os primeiros casos de Covid-19 em Pernambuco. De acordo com o prefeito Geraldo Júlio (PSB), no dia 28 de janeiro foi criado o Comitê de Resposta Rápida e iniciado o plano de contingência para o novo coronavírus. Ao longo desse período, 19 ações na cidade foram feitas e outras 29 foram anunciadas pela PCR nesta sexta.

O prefeito lembrou que, até o momento, não há nenhum caso de contaminação local ou comunitária no Estado, e que, medidas como suspensão de aulas, segundo indica o protocolo, só devem ser tomadas no momento que houverem novas etapas de contaminação. “Isso vai ser tomado a cada medida, conforme as indicações do próprio Ministério da Saúde, dos técnicos especializados da secretaria estadual de saúde, da vigilância epidemiológica e dos outros órgãos da secretaria municipal de saúde, da própria Anvisa, de todos os órgãos técnicos que vão fazendo essas indicações”, explicou.

Ações que serão feitas pela PCR

- Publicação de decreto restringindo viagens de servidores públicos;

- Intensificação da higienização de banheiros e maçanetas nos prédios da PCR, que serão limpos várias vezes ao dia;

- Distribuição de cartazes informativos para igrejas, escolas, universidades, comércio, shoppings e edifícios.

Secretaria de Saúde

- Publicação da portaria de plantões médicos extraordinários;

- Incremento de medidas preventivas e orientações nas salas de espera das unidades de atenção básica;

- Incremento de orientações sobre isolamento domiciliar para profissionais das unidades de atenção básica;

- Inserção da unidade de telessaúde para capacitar profissionais da rede de saúde do Recife quanto a critérios de diagnósticos e condutas clínicas, bem como atualizações;

- Capacitação dos profissionais do abrigo noturno, casas de acolhida e restaurantes populares;

- Capacitação dos profissionais da Defesa Civil que visitam casas nos bairros da cidade;

- Capacitação dos profissionais das cooperativas de catadores de lixo;

- Orientação e fornecimento de informações digitais para creches, escolas, universidades, rede de hotelaria, shopping, aplicativos de transporte;

- Desenvolvimento de aplicativo para monitoramento dos casos de isolamento domiciliar;

- Operação de prevenção nas instituições de longa permanência dos idosos;

Secretaria de Educação

- Distribuição de 100 mil cartazes-coluna na comunidade escolar;

- Formação dos gestores e professores através de vídeos educativos de como lavar as mãos, compartilhamento de objetos, entre outros através do GR;

- Realização do Dia D em todas as unidades no dia 23 de março, após formação;

- Suspensão do evento de lançamento do Ondatec com mais de 2000 pessoas.

Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

- Inserção na rotina de trabalho dos profissionais da secretaria ação informativa e preventiva relacionada ao tema;

- Realização de ações preventivas e educativas junto aos usuários dos serviços de assistência social, direitos humanos e da política de drogas (central do cadastro único, CRAS, CREAS, centro pop, casa acolhida, abrigo noturno, restaurantes populares, acolhe vida, centro de referência de DH e o LGBT e conselhos tutelares);

- Fixação de cartazes de divulgação das medidas preventivas nos serviços;

- Criação de rotonas de higienização das mãos e do ambiente interno nos serviços, principalmente na rede de acolhimento;

- Potencialização da divulgação de material informativo nas ações de rua da secretaria;

- Restrição das visitas de pessoas sintomáticas aos idosos abrigados.

Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer

- Capacitação aos guias de turismo sobre a prevenção do coronavírus;

- Entrega de material impresso com as informações necessárias para atendimento ao público;

- Reunião com gerentes comerciais dos hotéis para apresentação de estratégias e ações diante dos constantes cancelamentos e adiamentos de hospedagens e eventos;

- Distribuição de material informativo de prevenção na ciclofaixa de Lazer e Turismo;

- Ação institucional na orla de Boa Viagem para repassar informações de prevenção;

- Disponibilização de material informativo de prevenção ao vírus para taxistas e motoristas de aplicativos;

- Divulgação, através do WhatsApp, de artes criativas com informações de prevenção.

Secretaria-Executiva de Defesa Civil

- Capacitação da Defesa Civil para sua autoproteção;

- Divulgação das informações e folders diretamente na casa da população.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa. A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool. Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção). Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Comentários

Últimas notícias