COVID-19

Confira medidas de prevenção ao coronavírus adotadas pela Prefeitura do Cabo

Município suspenderá férias de profissionais ligados à saúde e proíbe eventos para mais de 500 pessoas

Katarina Moraes
Cadastrado por
Katarina Moraes
Publicado em 15/03/2020 às 16:42 | Atualizado em 15/03/2020 às 17:01
AFP
Quem não se importa mata mais que o vírus - FOTO: AFP

Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, divulgou neste domingo (15) onze medidas de prevenção à disseminação do novo coronavírus no município, que já valem a partir desta segunda-feira (16). Decisão foi tomada em reunião entre o prefeito Lula Cabral e o secretariado. Sete casos de pessoas infectadas pelo Covid-19 já foram confirmados em Pernambuco.

Além de cumprir o Decreto Estadual, que proíbe a realização de eventos para mais de 500 pessoas, o órgão suspendeu, a partir desta segunda-feira (16), o uso do ponto eletrônico nas repartições municipais e disponibilizará férias antecipadas para servidores com mais de 60 anos, segundo nota enviada à imprensa.

As férias de servidores da Saúde, Secretaria de Defesa Social e de funcionários do Controle Urbano também serão suspensas neste período.

Ainda não já casos confirmados no município, portanto, as medidas são de prevenção, como afirma o prefeito. “Até o momento não houve registros de casos no Cabo, mesmo assim precisamos ter a responsabilidade de adotar ações e orientar a população sobre a doença”, disse. A prefeitura também alega que foi criado um grupo de monitoramento para o acompanhar a situação do município.

De acordo com a prefeitura, as escolas não tiveram as aulas suspensas, mas a Secretaria de Educação vai orientar os estudantes do Ensino de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) com mais de 60 anos e pessoas com deficiência a ficarem em casa. De acordo com a secretária Fátima Almeida, os estudantes nessa faixa etária não precisam se preocupar, pois as aulas perdidas serão repostas. “O mais importante é a segurança desse público”, disse.

O veredito também suspende viagens à serviço de servidores municipais para outros estados e fora do país. Alguns eventos programados pela Prefeitura também foram suspensos, a exemplo do Semana do Artesão, programada para iniciar amanhã (16). Uma nova data será marcada. Também vale para as encenações da Paixão de Cristo, que ocorre em Gaibu, Pontezinha e Ponte dos Carvalhos. Conforme dito em nota, serão transferidas para o mês de setembro.

A Prefeitura garante que adotará o monitoramento de turistas estrangeiros na cidade, por meio das pousadas e hotéis, obtendo informações sobre o país de origem, data de chegada e saída. “Será apenas acompanhamento e não proibição de pessoas ou grupos estrangeiros na cidade”, esclarece o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Moshe Caminha.

Nas escolas municipais serão adotadas medidas de higienização para alunos e funcionários, com o uso de álcool.

Treinamento

A Secretaria Municipal de Saúde vai iniciar nesta segunda-feira (16) um treinamento com os profissionais de saúde da rede, no intuito de orientar e tirar dúvidas sobre o manuseio clínico de pacientes que venham a surgir com suspeitas de coronavírus, segundo a prefeitura. E no dia 18, o treinamento será com as equipes do Samu Cabo, no sentido de orientar em relação ao transporte de pacientes.

O órgão começou na última semana, uma campanha educativa para orientar a população sobre a doença e a importância da higienização como principal forma de prevenção.

“É importante que todos sigam as orientações, realizando a higienização das mãos com água e sabão com mais frequência por pelo menos 20 segundos, utilização de álcool gel (se houver), evitar contatos físicos ao cumprimentar (aperto de mão e beijo no rosto), entre outras ações”, destaca a secretária Juliana Vieira. A Prefeitura vai distribuir 40 mil panfletos com todas as orientações sobre a doença.

 

Confira medidas:

  1. Fica proibida a realização de eventos particulares ou promovidos por órgãos públicos com mais de 500 pessoas;
  2. Estão suspensas a realização da Semana do Artesão, Dia Municipal do Rock e a Paixão de Cristo que acontece em Gaibu, Pontezinha e Ponte dos Carvalhos;
  3. Está suspensa a necessidade do ponto eletrônico nas repartições públicas municipais, como forma de prevenir contaminação;
  4. Viagens de servidores municipais à serviço para outros estados e fora do País também estão suspensas;
  5. Servidores da Saúde, Secretaria de Defesa Social e funcionários do Controle Urbanos com férias para abril, terão as mesmas adiadas por tempo ainda não determinado;
  6. Estudantes idosos e deficientes físicos da rede municipal de ensino, por precaução, não devem comparecer às aulas até que haja a liberação;
  7. Liberação de férias antecipadas para funcionários com mais de 60 anos;
  8. Escolas da rede municipal de ensino adotarão medidas diárias de higienização para estudantes e fucionários;
  9. Treinamento dos profissionais da média complexidade e atenção básica sobre manejo clínico de pacientes com suspeitas de coronavírus;
  10. Treinamento das equipes do Samu quanto ao transporte de pacientes com coronavírus;
  11. Distribuição de 40 mil panfletos com orientações sobre a doença para a população.

Comentários

Últimas notícias