Silver Shadow

Mais passageiros deixam navio retido no Porto do Recife por causa do coronavírus

Este é o terceiro dia da retirada de ocupantes do cruzeiro de bandeira das Bahamas, que está há dez dias atracado no Porto do Recife

Katarina Moraes
Cadastrado por
Katarina Moraes
Publicado em 22/03/2020 às 9:54 | Atualizado em 22/03/2020 às 9:57
TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM
A viagem em um navio de cruzeiro apresenta uma combinação única de preocupações com a saúde - FOTO: TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM

Mais 105 pessoas deixam o navio Silver Shadow, a partir das 9h deste domingo (22). Este é o terceiro dia da retirada de ocupantes do cruzeiro de bandeira das Bahamas, que está há dez dias atracado no Porto do Recife por causa de dois casos confirmados do novo coronavírus entre turistas.

» Coronavírus: navio no Recife tem segundo caso confirmado da doença

» Pernambuco tem 33 casos confirmados de coronavírus

» Brasil tem 1.128 casos confirmados de coronavírus com 18 mortes

» Trabalhador do turismo reflete imagem da desolação causada por coronavírus

Os passageiros serão encaminhados ao Aeroporto Internacional do Recife e às 12h voam em direção aos Estados Unidos. Com isso, a operação terá conseguido liberar 342 turistas. Ação é coordenada pelo Governo de Pernambuco.

Operacional

Segundo o Governo do Estado, os passageiros serão escoltados em quatro ônibus até o terminal aéreo, onde chegam por volta das 10h15, em operação comandada pelo Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS). Além de policiais e bombeiros militares, estão envolvidos profissionais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Polícia Federal, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marinha do Brasil, Porto do Recife; Casa Militar de Pernambuco, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Recife (Samu), Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), empresa Aena (administradora do Aeroporto) e a Silversea Cruises, empresa proprietária do navio.

As embaixadas e os consulados dos países de origem dos passageiros e tripulantes estão, em tratativas com a Silversea, providenciando os voos fretados que garantem a volta para casa dos ocupantes do Silver Shadow, de acordo com o Governo de Pernambuco. Em nota, autoridades explicam que, para viabilizar a chegada ao Aeroporto, o CICCR mobiliza uma equipe de, ao todo, 120 profissionais dos órgãos federais, estaduais, municipais e empresas privadas atuantes em todo o processo. Foram reservados 4 ônibus de turismo, assim como 3 caminhões de carga para transporte de bagagens. Esse trabalho continuará até que os ocupantes do navio, de 18 nacionalidades distintas, tenham deixado o cruzeiro. Uma parte da tripulação permanecerá para conduzir a embarcação até o local de origem.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Confira o mapa de casos

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

Comentários

Últimas notícias