EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO

EPIs doados para limpeza de óleo nas praias são remanejados para combate ao coronavírus em Pernambuco

A carga com 10 mil EPIs doados para as ações de limpeza das praias, que não foram utilizados, foi entregue à Secretaria Estadual de Saúde

Carolina Fonsêca
Cadastrado por
Carolina Fonsêca
Publicado em 24/03/2020 às 17:48 | Atualizado em 24/03/2020 às 20:34
DIVULGAÇÃO
A Secretaria de Meio Ambiente entregou os equipamentos para a Secretaria Estadual de Saúde, na manhã desta terça-feira (24) - FOTO: DIVULGAÇÃO

Equipamentos de proteção individual (EPIs) doados para as ações de retirada de manchas de petróleo que atingiram o litoral pernambucano, entre os meses de setembro e novembro de 2019 e não utilizados durante a limpeza das praias, foram encaminhados para as ações contra o novo coronavírus no Estado. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade enviou 10 mil EPIs entre luvas, máscaras, camisas, calças, macacões e botas.

>> Com 46 mortes, Brasil passa dos dois mil casos confirmados de coronavírus

>> Prefeitura do Recife usa GPS de celular para saber quais bairros estão cumprindo monitoramento de coronavírus

O material estava armazenado em uma sala do prédio administrativo do Parque de Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife. Na manhã desta terça-feira (24), os equipamentos foram entregues à Secretária de Saúde.

“Esse material foi doado por pessoas físicas e por empresas na época da crise do petróleo para contribuir com a limpeza das praias. Por isso, mais uma vez queremos enfatizar o nosso agradecimento a todos os doadores. Cada item doado ajudou muito no processo de enfrentamento às manchas de óleo e esses equipamentos agora vão servir no combate à Covid-19”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), José Bertotti.

Material guardado

Os 10 mil EPIs estavam guardados para serem usados em um momento de necessidade, segundo o secretário José Bertotti, e a Secretaria de Saúde identificou que esse material poderia ser útil nas ações de combate ao novo coronavírus.

Segundo a Semas, foram registrados mais de 100 doadores, entre empresas e pessoas físicas durante a crise do petróleo. Muitos não quiseram ser registrados e alguns fizeram entregas por meio de entidades de classe, a exemplo do Porto Digital e o SoftexRecife que arrecadaram donativos junto às empresas de tecnologia e destinaram o montante à Semas.

>> Sobe para 42 o número de casos confirmados de coronavírus em Pernambuco

>> Mais de 350 mil casos de coronavírus são diagnosticados no mundo

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

Comentários

Últimas notícias