Transtorno

Por conta das fortes chuvas, 15 barragens atingem o limite em Pernambuco

Do número total, quatro estão localizadas no Agreste e 11 no Sertão Pernambucano

Vanessa Moura
Cadastrado por
Vanessa Moura
Publicado em 26/03/2020 às 10:11 | Atualizado em 26/03/2020 às 12:33
Cortesia
A ponte do anel viário, em Afogados da Ingazeira, foi levada pela água - FOTO: Cortesia

Por conta das fortes chuvas que atingiram o Sertão e Agreste de Pernambuco nos últimos dias, '5 barragens do Estado atingiram suas cotas máximas e acabaram vertendo. O foi divulgado nesta quinta-feira (26) pela Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac). Do número total, 11 estão localizadas em municípios do Sertão do estado e quatro na região do Agreste. Outras quatro barragens estão sendo monitoradas com cerca de 80% a 95% de seu limite ocupados, duas no Agreste, nas cidades de Garanhuns, uma na Mata Sul, em Quipapá e outra no município de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife. 

Confira a lista com o nome das barragens afetadas e município em que são localizadas:

Sertão 

Poço Grande, no município de Serrita

Barrinha, no município de Cedro

Jazigo, no município de Serra Talhada

Cachoeiras II, no município de Serra Talhada

Brotas, no município de Afogados da Ingazeira

Lopes II, no município de Bodocó

Barriguda, no município de Araripina

Chinelo, no município de Carnaíba

Sítio dos Moreiras, no município de Moreilândia

Barra, no município de Sertânia

Rosário, no município de Iguaracy

Agreste

Tabocas, no município de Belo Jardim

Poço fundo, no município de Santa Cruz do Capibaribe

Santana II, no município de Brejo da Madre de Deus

São Jacques, no município de Canhotinho

>> Acompanhe as principais notícias sobre o novo coronavírus

>> Rio Ipojuca, em Caruaru, registra nível acima da cota de alerta, segundo Apac

>>Fortes chuvas causam transtorno em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco

Estragos

No município de Afogados da Ingazeira, Sertão Pernambucano, chuvas fortes foram registradas entre a noite de terça-feira (24) e quarta-feira. De acordo com informações da Rádio Jornal, a barragem cedeu com a grande intensidade da água e foi em direção à cidade, onde encheu o riacho do bairro Borges e derrubou duas pontes, uma na PE-292 e outra no sistema viário, deixando a cidade ilhada e alguns feridos. Em Surubim, no Agreste Setentrional, a barragem de Jucazinho, terceira maior do estado, atingiu 26 milhões de m³ de água em uma semana. Em Serra Talhada, o Rio Pajeú transbordou na madrugada desta quinta-feira (26), deixando inundadas várias áreas da cidade sertaneja

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra), uma série de ações emergenciais voltadas para o restabelecimento da infraestrutura viária e hídrica nos municípios atingidos pela chuva estão em andamento. As ações não foram detalhadas pelo órgão, assim como nenhum prazo final das obras foi informado. A iniciativa conta com um investimento de R$ 4,2 milhões, que já foi autorizado pelo governador do Estado, Paulo Câmara. 

“Os trabalhos estão sendo intensificados com o intuito de minimizar os impactos das ocorrências. Como a previsão da Apac é de continuidade de chuva para o Sertão, vamos seguir monitorando diariamente a situação da região, de maneira integrada junto com os municípios e com a Defesa Civil estadual. O governador Paulo Câmara tem acompanhado de perto as ações e colocado todos os esforços e recursos necessários para a execução dos serviços”, informou a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista.

Monitoramento do Estado

Segundo monitoramento feito pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), na manhã desta quinta-feira (26), mais de cem municípios pernambucanos registraram chuvas nas últimas 24h. A cidade de Lagoa Grande, no Sertão de Pernambuco, até agora, é a que mais registrou um alto indíce pluviométrico com 136,78mm, seguida por, Caruaru, no Agreste, com 101,17mm e São José do Belmonte, também no Sertão, com 75,99mm. Cidades da Região Metropolitana do Recife registraram baixíssimos indíces de chuva. 

Comentários

Últimas notícias