Covid-19

Empresa e Prefeitura do Recife doam 10 mil barras de sabão para instituições de acolhimento e população em situação de rua

As doações serão feitas para pessoas em situação de rua e para as instituições da rede de acolhimento públicas e filantrópicas

Douglas Hacknen
Cadastrado por
Douglas Hacknen
Publicado em 27/03/2020 às 17:22 | Atualizado em 27/03/2020 às 17:30
Andrea Rego Barros/PCR
Prefeitura entrega 10 mil barras de sabão - FOTO: Andrea Rego Barros/PCR

A Prefeitura do Recife (PCR) realizou nesta sexta-feira (27) a distribuição de 1 mil, das 10 mil barras de sabão amarelo doadas pelo Grupo Asa. A iniciativa tem o intuito de reforçar a higiene das mãos e conter o avanço da propagação do novo coronavírus (covid-19) na capital pernambucana. A primeira entrega foi feita para a instituição filantrópica Centro Geriátrico Padre Venâncio, localizado no bairro da Várzea, na Zona Oeste do Recife, que acolhe pelo menos 50 idosas.

>> Coronavírus: Prefeitos do País perguntam se Bolsonaro irá se responsabilizar pelas consequências da reabertura social e ameaçam ir à Justiça 

>> Brasil tem 92 mortes confirmadas de coronavírus e 3.417 casos

>> Pernambuco registra quarta morte por coronavírus

As 9 mil barras restantes serão distribuídas para pessoas em situação de rua e para as instituições da rede de acolhimento públicas e filantrópicas, sobretudo, as que atendem os idosos, pois fazem parte do grupo de risco da doença. A entrega está sendo feita por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPDDH).

Além das barras de sabão amarelo, a PCR também recebeu 1 mil litros de álcool 70% doados pelo Grupo Petribú, que serão utilizados para higienizar as superfícies dos equipamentos da cidade.

A expectativa é que, apenas nas casas de acolhida, a iniciativa alcance pelo menos 27 abrigos, beneficiando, segundo dados da Prefeitura, 240 idosos e 350 crianças, adolescentes e adultos. A Organização Mundial da Saúde (OMS), destacou que o uso sabão amarelo tem sido um importante aliado no combate à pandemia da covid-19, uma vez que sua composição conta com uma substância que quebra a gordura e consegue eliminar os organismos causadores da doença. 

A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Ana Rita Suassuna, reforçou a solidariedade da iniciativa privada. "No momento que estamos vivendo, é gratificante saber que podemos também contar com a iniciativa privada. Ser voluntário e direcionar o olhar para quem mais precisa é essencial para superarmos as dificuldades trazidas pela pandemia", disse.

Centro Geriátrico Padre Venâncio

O Centro Geriátrico Padre Venâncio abriga 50 idosas com idades que variam entre 65 a 102 anos. "Temos feito de tudo para que elas se distraiam no dia a dia, apesar do isolamento que a pandemia traz. A doação de sabão veio no momento certo, já que está cada vez mais difícil encontrar álcool em gel. Além disso, a ação vai nos ajudar a conscientizá-las sobre a importância da higienização", contou Márcia Ramalho, fonoaudióloga da instituição.

Doações e voluntariado

Interessados em fazer doações de mantimentos às pessoas que se encontram em vulnerabilidade social no Recife, pode fazê-lo através da Plataforma Transforma Recife. Para se tornar um voluntário precisa se cadastrar no site do Transforma Recife.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

Comentários

Últimas notícias