Por conta do rápido avanço do novo coronavírus em Pernambuco e pela dificuldade em encontrar equipamentos de proteção, máscaras estão sendo produzidas no Centro de Internação Provisória (Cenip) Caruaru, no Agreste de Pernambuco, que é uma das unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase). A expectativa é de que sejam confeccionadas até 400 unidades para distribuição em 15 unidades socioeducativas. Até o momento, nenhum caso do novo vírus foi notificado na instituição.
>> Detentos em grupo de risco para coronavírus são encaminhados para prisão domiciliar em Pernambuco
>> Brasil tem 92 mortes confirmadas de coronavírus e 3.417 casos
>> Pernambuco registra quarta morte por coronavírus
As máscaras serão utilizadas por servidores da Funase e ficarão à disposição dos socioeducandos que apresentarem sintomas gripais. Para a confecção, que está sendo feita pela instrutora da oficina de costura e customização do Cenip Caruaru, é necessário tecido TNT e forrações. Segundo a coordenadora geral da unidade, Maria Clara Amorim, as primeiras máscaras já estão prontas e embaladas para a distribuição.
>> Unidades da Funase em todo o Estado adotam medidas de prevenção contra coronavírus
Medidas adotadas
Para evitar a disseminação do novo vírus, a Funase adotou medidas de proteção em todas as unidades. Desde o dia 18 de março, os visitantes recebem orientações para não entrar nas instalações se apresentar sintomas de gripe ou resfriado ou se fizer parte do grupo de risco para agravamento da doença. Além disso, estão sendo distribuídos entre visitantes e funcionários da instituição cerca de dois mil cartazes e folhetos informativos.
Está sendo adotado também o reforço nas ações educativas sobre hábitos de higiene e abastecimento dos insumos de limpeza. O contato telefônico com familiares com mais frequência também foi autorizado para evitar entrada e saída das unidades.
Casos no Brasil e em Pernambuco
O Ministério da Saúde atualizou nesta sexta-feira (27) o número de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil. Segundo o órgão, há 92 mortes confirmadas e 3.417 pessoas infectadas. O Sudeste é a região com maior número de casos, com 1.952. Em Pernambuco, o número de mortes chegou a quatro, e 57 casos foram confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).
Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
O que é coronavírus?
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
Como prevenir o coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.
Comentários