A cidade de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, amanheceu nesta segunda-feira (30) calculando os transtornos causados pelas fortes chuvas na região nos últimos dias. Segundo dados divulgados nesta segunda-feira pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) o munícipio registrou 91mm de chuva nas últimas 24h. A grande quantidade de água que invadiu diversas moradias e comércios, deixando moradores ilhados e desabrigados na última semana fez com que a prefeita da cidade, Madalena Brito, decretasse estado de calamidade pública no munícipio.
>>Confira os municípios onde mais choveu em Pernambuco nas últimas horas
>>Confira a previsão do tempo para Pernambuco nesta segunda-feira (30)
Ações da Prefeitura e do Estado
A Prefeitura de Arcoverde informou que, desde sexta-feira (27) uma equipe com mais de 40 pessoas - das mais variadas secretarias - está em regime de mutirão atendendo os pontos mais críticos contando com retroescavadeiras e tratores visando minimizar o efeito das chuvas na comunidade. A Defesa Civil de Arcoverde já retirou todos os moradores de áreas alagadas.
De acordo com dados disponibilizados pela Defesa Civil do Estado na manhã desta segunda-feira, em Arcoverde existem 11 famílias desabrigadas e nove desalojadas. O cadastro dessas famílias está sendo feito pelas Defesas Civis Municipal e Estadual de forma a garantir o alojamento em abrigos temporários, além do fornecimento de cestas básicas, kits de limpeza e de higiene pessoal às famílias em situação de pobreza. "Estamos gerenciando desde o último fim de semana a situação em Arcoverde. Todo o suporte está sendo oferecido aos que sofreram com perdas decorrentes da enxurrada", assegurou o Secretário Executivo de Defesa Civil do Estado, Coronel Lamartine Barbosa.
Comentários