IMUNIZAÇÃO

Filas grandes e muita espera nos pontos de vacinação drive-thru do Recife durante oitavo dia da Campanha Nacional contra Gripe

A primeira fase da campanha segue até o dia 15 de abril

Rute Arruda
Cadastrado por
Rute Arruda
Publicado em 30/03/2020 às 17:30 | Atualizado em 30/03/2020 às 17:34
ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
A partir desta segunda-feira (8), o RioMar Recife vai iniciar serviços de Drive-Thru - FOTO: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

Quem foi em busca da vacina contra a gripe nesta segunda-feira (30) nos locais de drive-thru do Recife teve que ter paciência. Isso porque o oitavo dia da primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe contou com alta procura de veículos, o que provocou longas filas e muita espera. Para atender a população idosa, foram montados dois pontos: um no estacionamento do RioMar Recife, que fica no bairro do Pina, Zona Sul da capital pernambucana, e outro em frente ao Big Bompreço da Avenida Recife, localizado no bairro de Areias, Zona Oeste. O objetivo da vacinação para os idosos acontecer na forma de drive-thru é evitar aglomerações de pessoas por conta do novo coronavírus. Os profissionais da saúde devem seguir se vacinando nas unidades de saúde da capital. Com o destaque que a vacina atual não protege contra o novo coronavírus.

>> Com mudança de local de vacinação drive-thru contra a gripe, campanha é retomada no Recife nesta segunda

>> Coronavírus: Recife altera ponto de drive-thru para vacinação contra gripe

No RioMar Recife, a espera foi longa: aproximadamente 2 horas na fila. Apesar disso, houve aprovação do sistema. Para a aposentada Glória Cavalcanti, 65, que foi ao local com o marido, José Feliciano, 69, para receber a vacina, apesar da demora, o atendimento foi excelente. "Quando entra no RioMar, é uma demora. Anda, anda e parece não ter fim. Quando chegamos na vacinação foi ótimo, os profissionais são muito gentis", disse. Ela contou ainda que tentou se vacinar no sábado (28), mas ao chegar no local foi informada que não teria. De acordo com a Prefeitura do Recife, a vacinação só é realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e mais de quatro mil idosos foram vacinados nos pontos de vacinação drive-thru nos primeiros quatro dias da campanha. Nesta segunda, estavam disponíveis 27 mil doses. A Secretaria de Saúde do Recife informou que novas doses já foram solicitadas ao Ministério da Saúde. 

A advogada Andrea Feitosa, 49, contou que decidiu levar os pais, os aposentados Laerson Alves, 84, e Lúcia Feitosa, 80, para se vacinarem apenas nesta segunda-feira porque imaginou que haveria muita gente na primeira semana. "Foi uma decisão minha. Logo que anunciou a campanha de vacinação eu imaginei que fosse ter muita gente e fiquei preocupada, mas dias depois anunciaram que teria no RioMar e que seria feito em drive-thru, dentro do carro, e me pareceu que seria a melhor forma", disse.

Segundo a advogada, o atendimento dos profissionais foi rápido. "A espera eu acho que não é por conta da operação montada. É realmente o fluxo de pessoas. É uma quantidade grande de gente, e eu acredito que dentro dos veículos deve ter mais de uma pessoa para vacinar, e aí a gente espera bastante dentro do carro. Mas a partir do momento em que recebemos um papel, como se fosse um cartão de vacina, é super rápido", contou. Andreia explicou que ela e os pais estão em isolamento desde a semana passada.

Já a servidora pública Roberta Rocha, 47, relatou que levou o pai, Antônio Roberto, 79, para se vacinar e disse que passou 2h20 na fila. “Nós fomos pela primeira vez hoje. Mas eu não sabia que tinha tanta fila, apesar da grande quantidade de pessoas vacinando”, disse. Segundo ela, se não fosse o drive-thru, o pai não seria vacinado. “Nessa época de pandemia, nós não podemos estar em aglomerações, e não tinha condições de os idosos estarem na fila dos postos de saúde”, explicou. Para ela, o atendimento também agradou. 

Etapas da campanha

A Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe foi dividida em três etapas. A primeira fase, voltada para os idosos e profissionais de saúde, teve início no dia 23 de março e segue até o dia 15 de abril. A segunda terá início no dia 16 de abril e será para os professores de escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e profissionais das forças de segurança e salvamento. A última fase acontecerá entre os dias 9 e 23 de maio. Na terceira fase serão imunizadas crianças de 6 meses a cinco anos, gestantes, puérperas, adolescentes, jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medida socioeducativa, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, pessoas com deficiências e adultos entre 55 e 59 anos.

A evolução dos casos de coronavírus no Brasil

Comentários

Últimas notícias