Saúde

Com mudança de local de vacinação drive-thru contra a gripe, campanha é retomada no Recife nesta segunda

De acordo com a Prefeitura do Recife, a cidade ainda conta com 27 mil doses, das 46 mil recebidas na última quinta-feira (26)

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 30/03/2020 às 8:14 | Atualizado em 30/03/2020 às 8:25
LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM
Vacinação contra o Novo coronavírus em drive-thru no RioMar Recife - FOTO: LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM

Com um novo local de imunização para os idosos, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe no Recife continua nesta segunda-feira (30). Enquanto os profissionais de saúde devem seguir se vacinando nas unidades de saúde, os idosos contam com o sistema de drive-thru em dois locais. A separação acontece para evitar que as pessoas com mais de 60 anos, que fazem parte do grupo de risco para a covid-19, tenham contato com o outro grupo.

Um dos pontos é o RioMar Shopping, que fica no bairro do Pina, Zona Sul, onde a vacinação já ocorreu na semana passada. O novo ponto é em frente ao Big Bompreço (antigo Walmart) da Avenida Recife, no bairro de Areias, Zona Oeste, que substituiu o Parque da Macaxeira.

De acordo com a Prefeitura do Recife, a cidade ainda conta com 27 mil doses, das 46 mil recebidas na última quinta-feira (26). Apenas em quatro dias de vacinação, a capital pernambucana atingiu a marca de 60% dos idosos e profissionais de saúde que deveriam ser imunizados. Esta primeira fase da campanha segue até o dia 15 de abril.

"Isso não é comum. Inclusive, nas outras campanhas, demorava muito para bater a meta dos idosos, porque tinha uma resistência deles se vacinarem. Por causa da demanda do novo coronavírus, as pessoas estão procurando de forma até demasiada. Uma coisa que reforçamos é que, começou na segunda, mas vai até o dia 15 de abril. Vamos ter vacinas para este grupo até esta data", garantiu Ana Sofia Costa, diretora-executiva de Atenção Básica à Saúde do Recife.

Na última sexta-feira (27), mais de 20 mil pessoas receberam a dose da vacina. Desses, 4.200 era idosos. Os pontos de vacinação drive-thru acontecem em uma parceria entre a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau), o Grupo JCPM e o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE). É importante lembrar que o idoso será vacinado independente do meio de transporte que utilizar para chegar ao local de vacinação.

A Sesau ainda informou que a imunização nas escolas municipais e creches da cidade só será retomada quando novas doses da vacina forem enviadas pelo Ministério da Saúde. A previsão é de que a reposição seja feita nesta semana. "Não vamos estocar vacina, todas serão fornecidas para imunizar público-alvo. É importante reforçar que o idoso deve permanecer em casa. Ele deve sair especificamente para se vacinar e, em seguida, volta para casa", comenta.

Próximas etapas da vacinação

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe foi dividida em três etapas, incluindo, este ano, as pessoas com deficiência e os adultos a partir de 55 anos entre os grupos prioritários. A primeira fase teve início na segunda-feira (23) e segue até o dia 15 de abril. Já no dia 16 de abril, começa a segunda fase, para professores de escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e profissionais das forças de segurança e salvamento.

A última etapa segue de 9 a 23 de maio, quando serão imunizadas crianças de 6 meses a cinco anos, gestantes, puérperas, adolescentes, jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medida socioeducativa, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, pessoas com deficiências e adultos entre 55 e 59 anos.

A evolução dos casos de coronavírus no Brasil

Comentários

Últimas notícias