religião

Igreja leva o Santíssimo Sacramento pelas ruas de Jaboatão para abençoar famílias em isolamento social por conta do coronavírus

Fiéis foram convidados a participarem de casa. A procissão solitária vai abençoar as casas que estiverem iluminadas por velas ou lanternas

Maria Lígia Barros
Cadastrado por
Maria Lígia Barros
Publicado em 31/03/2020 às 12:15 | Atualizado em 31/03/2020 às 13:05
REPRODUÇÃO/ GOOGLE MAPS
Procissão partirá da Igreja Matriz da Paróquia de Piedade - FOTO: REPRODUÇÃO/ GOOGLE MAPS

Enquanto o coronavírus força o isolamento social, a Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, vai levar o Santíssimo Sacramento pelas ruas do bairro para abençoar as famílias que não podem sair de casa. A celebração está marcada para às 19h desta terça-feira (31), e partirá da Igreja Matriz, na av. Bernardo Vieira de Melo.

Apenas dois carros sairão às ruas, cada um com um padre e um motorista, carregando o símbolo e fazendo a reza. Os fiéis estão convidados a participar de suas janelas, iluminando as varandas com velas ou com lanternas durante a passagem da “procissão”. Com a sinalização, os religiosos vão parar e benzer aquelas famílias que pedem a graça.

>> Por causa do coronavírus, Papa Francisco concede a Benção Urbi et Orbi excepcionalmente; saiba o que é e como recebê-la

>> Veja discurso do Papa Francisco na Bênção Urbi et Orbi

Segundo o frei José Leandro Alencar, pároco da Igreja, o Santíssimo, na religião católica, significa o próprio Cristo. “É o fruto da eucaristia. A exposição dele é sair com o próprio Cristo”, explicou.

“A gente relembra da passagem do Nosso Senhor, em que ele caminhava fazendo o bem. Olhando esse período de quarentena, em que há tanto assombro, nada mais viável que caminhar com Cristo, para que ele possa repetir o que fez no evangelho: confortar e proteger as famílias e robustecer a fé”.

Na paróquia, a benção do Santíssimo é concedida todas terças-feiras, quando é celebrada a Missa da Graça. O avanço da pandemia, no entanto, fez com que o Governo do Estado e a Arquidiocese de Olinda e Recife determinassem recomendações para conter a doença.

A procissão ‘solitária’ foi a forma encontrada para dar continuidade à celebração em um momento em que a representação da Igreja Católica no Grande Recife suspendeu a realização de missas abertas.

“É um meio do Nosso Senhor chegar a essas famílias”, explicou. O frei reforçou que não se trata de uma carreata. As pessoas devem permanecer em casa para evitar a contaminação.

Comentários

Últimas notícias