Coronavírus

Pernambuco reforça número de leitos de UTI para receber casos graves da covid-19

Estado Possui, hoje, 1106 vagas de UTI, mas pretende criar pelo menos mais 400 para atender exclusivamente pacientes infectados com o novo coronavírus

Renata Monteiro
Cadastrado por
Renata Monteiro
Publicado em 31/03/2020 às 20:00 | Atualizado em 31/03/2020 às 20:01
Filipe Jordão/JC Imagem
O Hospital da Mulher do Recife foi inaugurado em 2016 - FOTO: Filipe Jordão/JC Imagem

Imprescindíveis para o tratamento de casos graves da covid-19, leitos de terapia intensiva começam a receber reforço em Pernambuco. Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o governo estadual já abriu 88 leitos de UTI, contabilizando, hoje, 1106 vagas. O mesmo esforço está sendo realizado por diversos municípios, que com recursos próprios ou com o apoio do Palácio do Campo das Princesas, têm incrementado suas redes de saúde para receber os pacientes que apresentem quadros mais delicados da doença. Até ontem, Pernambuco possuía 87 casos confirmados da covid-19, 12 deles sendo atendidos em Unidades de Terapia Intensiva. Seis pessoas já morreram em decorrência da enfermidade no Estado.

>> Pernambuco tem 87 casos confirmados de coronavírus; óbitos permanecem em seis

>> Coronavírus: Defensorias recomendam continuidade de tratamentos de pessoas com deficiência em Pernambuco

>> Mais de 40.000 mortos no mundo por coronavírus

De maneira conjunta, o governo de Pernambuco e a Prefeitura do Recife pretendem abrir 400 novos leitos de terapia intensiva. O primeiro passo atingir esse objetivo foi a requisição administrativa de dois hospitais que estavam fechados na capital, o Nossa Senhora das Graças (antigo Alfa), em Boa Viagem, que terá 100 vagas de UTI, e o Unicordis, no Torreão, ambos para atendimento exclusivo de pacientes com a covid-19. O hospital da Zona Sul deve ser entregue nos próximos dias, já o Unicordis passa por análises estruturais para verificar a viabilidade da sua utilização.

Na última segunda-feira (30), a Prefeitura do Recife disponibilizou 19 leitos de UTI exclusivos para pacientes infectados com o novo coronavírus no Hospital da Mulher. Somados às 12 unidades de tratamento que já estavam reservadas para pacientes com covid-19 no equipamento, a capital pernambucana possui 31 espaços de atenção para pessoas que apresentem a forma grave da enfermidade.

Em hospitais provisórios ou outras unidades, a gestão recifense pretende abrir mais de 300 leitos para tratamento de casos mais leves da doença. “Somando os 163 leitos das unidades provisórias com os 208 leitos disponíveis no Hospital da Mulher, a gente chega a 371 leitos hospitalares para os pacientes com covid-19, sendo 78 deles com respiradores pulmonares”, afirmou o prefeito Geraldo Julio (PSB) em coletiva de imprensa nesta terça-feira (31), após entregar os primeiros 41 novos leitos de enfermaria na Policlínica Amaury Coutinho, na Zona Norte do Recife, onde foi erguida uma Unidade Provisória de Isolamento.

Além do Recife, outras cidades da Região Metropolitana e do interior também têm se mobilizado para facilitar o tratamento de pessoas com covid-19 que necessite de maior atenção. Em Olinda, por exemplo, a gestão municipal firmou parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e está preparando leitos de UTI na Maternidade Brites de Albuquerque para receber apenas pacientes com o novo coronavírus. “Serão 40 leitos de UTI e 20 clínicos. O município já cedeu o espaço ao governo de Pernambuco para montar a estrutura”, disse a prefeitura, por nota.

Em Ipojuca, a prefeitura afirmou que “destinou, em sua rede de Saúde, 10 leitos para pacientes com coronavírus. Seis deles com respirador pulmonar”. A administração acrescentou que, mesmo sem casos de covid-19 confirmados no município até o momento, realizou a compra de outros 20 respiradores para mais 20 leitos e que “está agendando visitas técnicas a alguns resorts de Porto de Galinhas para estabelecer uma parceria público-privada e ampliar para mais 60 leitos destinados a pacientes que não precisam de respirador, mas de isolamento e acompanhamento médico”.

Procurados pela reportagem, os municípios de Jaboatão dos Guararapes e Paulista informaram que estão em fase de análise de unidades hospitalares que possam receber leitos de UTI nas cidades. A Secretaria de Imprensa de Jaboatão disse, inclusive, que a intenção da prefeitura é disponibilizar 50 leitos de terapia intensiva e 20 de enfermaria para portadores do coronavírus, mas não estipulou datas para a abertura das vagas.

INTERIOR

Através de um convênio com o Hospital Universitário (HU), desde o dia 16 de março a Prefeitura de Petrolina, no Sertão do Estado, dispõe de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusiva para o atendimento de pacientes com a covid-19. Hoje, a cidade possui seis casos confirmados da doença.

Por nota, a Prefeitura de Caruaru não confirmou a criação de leitos de UTI para pacientes infectados com o novo coronavírus, mas informou que “de acordo com seu Plano de Contingência, tem disponível em sua rede 73 leitos de retaguarda para os pacientes da covid-19, com 29 leitos para utilização de imediato”.

Comentários

Últimas notícias