SAÚDE

Drive-thru de vacinação contra gripe em idosos em mais um ponto no Recife

A primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe vai até o próximo dia 15

Katarina Moraes Mayra Cavalcanti
Cadastrado por
Katarina Moraes
Mayra Cavalcanti
Publicado em 03/04/2020 às 7:42 | Atualizado em 03/04/2020 às 10:30
MAYRA CAVALCANTI/JC
A campanha de vacinação contra a gripe no Recife ganhou um novo ponto de vacinação drive-thru nesta sexta, no Arruda - FOTO: MAYRA CAVALCANTI/JC

Além do estacionamento do Shopping RioMar, na Zona Sul do Recife, idosos também podem se vacinar contra gripe, nesta sexta-feira (3), no ponto de drive-thru montado em frente ao Estádio do Arruda, na Zona Norte, das 8h às 17h. Das 35 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde (MS) nesta semana, ainda restam 15 mil. A primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe vai até o próximo dia 15.

Os drives são fruto de parcerias com o Grupo JCPM e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), respectivamente, e permitem que a população com mais de 60 anos não precise descer do veículo para receber vacina. 

Os trabalhadores da área de saúde continuarão sendo imunizados nas cerca de 150 unidades de saúde com sala de vacina, para separá-los do público com mais de 60 anos. A lista com os endereços está disponível no site da Prefeitura do Recife. Para receber a vacina, os trabalhadores devem levar, além da carteira de vacinação e um documento de identificação, comprovante laboral, como crachá ou carteira de trabalho, por exemplo.

Segundo a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau), foram imunizadas cerca de 20 mil pessoas nessa quinta-feira (2), totalizando cerca de 195 mil pessoas vacinadas desde o último dia 20, o que representa quase 80% do público-alvo da primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe, que vai até o próximo dia 15. “Somente nos drives montados na Avenida Abdias de Carvalho, em San Martin, e nos Shoppings Recife e Riomar, foram imunizados mais de seis mil idosos nessa quinta”, disse a Sesau, em nota.

“A Secretaria de Saúde do Recife acredita que a procura dos idosos pela imunização excedeu as expectativas, tanto no Recife como em diversas cidades do País, por causa da pandemia causada pelo novo coronavírus (covid-19). No entanto, a Sesau reforça que a vacina contra gripe não previne da covid-19, mas sim de três tipos de vírus Influenza: A H1N1, A H3N2 e B”, alertou.

A funcionária pública Lúcia Dantas, de 66 anos, estava aguardando um ponto de vacinação na Zona Norte do Recife para poder fazer a imunização. Por isto, aproveitou o novo ponto de drive-thru no bairro do Arruda para se vacinar. "Eu ainda não tinha tentado me vacinar porque só tinha na Zona Sul e é muito longe para mim. Hoje eu vim de carro justamente para facilitar, porque estou de quarentena. Eu achei ótima esta questão do drive-thru. Acho que precisa de mais pontos, aqui na Zona Norte também tem idosos", relatou.

O servidor público Sílvio Monteiro, de 68 anos, concorda com Lúcia. "De certa forma, é prático o drive-thru, mas tem poucos pontos de vacinação. E ainda faltando vacina, é um problema. Agora achei bom porque é rápido. Estou tomando todos os cuidados que posso dentro de casa. Saí agora, quando voltar, irei tirar a sandália, lavar e seguir direto para o banho", comentou.

A pensionista Margarida Soares, de 75 anos, foi acompanhada de seu filho fazer a vacinação no Arruda. Eles moram no bairro de Ouro Preto, em Olinda, mas ela não estava conseguindo se vacinar na área. "Fui no posto lá perto de onde moro duas vezes e não tinha, nem tinha previsão de chegar. Achei ótimo esse esquema que fizeram aqui, porque não precisa pegar fila", disse.

Outras Etapas

Dividida em três etapas, a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe deste ano tem como novidade a inclusão das pessoas com deficiência e dos adultos a partir dos 55 anos nos grupos prioritários para imunização. A partir do dia 16 de abril, quando se inicia a segunda fase da campanha anual, serão vacinados os professores de escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e profissionais das forças de segurança e salvamento.

A Sesau explica que, na última etapa, entre os dias 9 e 23 de maio, serão imunizadas as crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho há até 45 dias), adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medida socioeducativa, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, pessoas com deficiência e adultos de 55 a 59 anos.

ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Os drives são fruto de parcerias com o Grupo JCPM e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) - FOTO:ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

Comentários

Últimas notícias