Saúde

Veja como está a situação da vacinação contra gripe em cidades do Grande Recife

A previsão é de que sejam enviadas novas remessas da vacina nesta quinta-feira (2)

Mayra Cavalcanti
Cadastrado por
Mayra Cavalcanti
Publicado em 01/04/2020 às 12:49 | Atualizado em 02/04/2020 às 9:48
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Em algumas cidades, a vacinação está suspensa devido ao fim das doses enviadas pelo Ministério da Saúde - FOTO: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Atualizada às 9h45, dia 02/04/2020

A primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe só se encerra no dia 15 de abril, no entanto, muitos idosos e profissionais de saúde que tentam fazer a imunização em unidades de saúde da Região Metropolitana do Recife (RMR) não estão conseguindo. Em algumas cidades, a vacinação está suspensa devido ao fim das doses enviadas pelo Ministério da Saúde. Com isso, os municípios aguardam a chegada de novas remessas para retomar a vacinação. A previsão é de que sejam enviadas nesta quinta-feira (2).

>> Recife retoma vacinação contra gripe com três pontos de drive thru

É importante lembrar que esta é a primeira fase da campanha, que objetiva vacinar idosos e profissionais de saúde. A próxima fase tem início no dia 16 de abril e será destinada à imunização de professores de escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e profissionais das forças de segurança e salvamento.

Já entre os dias 9 e 23 de maio, na terceira fase da campanha, serão vacinadas crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, puérperas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medida socioeducativa, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, pessoas com deficiência e adultos de 55 a 59 anos.

Confira como está o panorama de vacinação em alguns municípios do Grande Recife:

Recife

No Recife, a vacinação contra a gripe havia suspensa nessa terça-feira (31), depois que as últimas 25 mil doses destinadas ao município foram administradas em idosos e profissionais de saúde. Ao todo, desde a última segunda-feira (23), 175 mil pessoas foram vacinadas na capital, atingindo 70% das pessoas que deveriam ser imunizadas. A vacinação será retomada nesta quinta-feira (2), após ter recebido 35 mil doses de vacina enviadas pelo Ministério da Saúde (MS). Com esse quantitativo, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife poderá abrir três pontos para imunização dos idosos em esquema de drive thru e dará continuidade à vacinação dos profissionais de saúde em cerca de 150 unidades de saúde.

Jaboatão dos Guararapes

Na cidade, a vacinação contra a gripe também foi retomada nesta quinta-feira (2), após o recebimento de mais de 13 mil doses. A expectativa é de que 59.174 idosos e 15.528 profissionais da área da saúde sejam vacinados. Ao todo, Jaboatão conta com 100 salas de vacinação, além do drive-thru montado no estacionamento do Shopping Guararapes.

No município, a vacinação de rotina não foi suspensa e está sendo realizada no período da tarde, enquanto a de gripe ocorre pela manhã. Segundo o município, ainda restam duas mil doses da vacina, mas que estão sendo administradas em idosos acamados e nos que estão em instituições de longa permanência. Até o momento, estima-se que 61 mil doses foram aplicadas.

Olinda

A vacinação em Olinda foi retomada nesta quinta-feira (2). A cidade recebeu sete mil doses da vacina e está realizando a imunização de idosos e profissionais de saúde nos postos e em casa para os idosos acamados, com prévio agendamento. 

Paulista

Apenas no primeiro dia da campanha, cerca de 50% do público-alvo já havia sido vacinado. No Paulista, a vacinação está suspensa, também aguardando que uma nova remessa seja enviada pelo Ministério da Saúde. De acordo com o município, estão sendo priorizados os idosos acamados. A cidade conta com 33 mil pessoas com mais de 60 anos, com um pouco mais de 50% já vacinados, além de 3.600 profissionais de saúde. Deste último grupo, 85,24% já foram imunizados.

São Lourenço da Mata

A cidade ainda conta com doses para realizar a vacinação, no entanto, segundo a assessoria de imprensa, é possível que em algumas unidades de saúde esteja em falta. Ao todo, 9.922 pessoas foram vacinadas, dentre os quais 8.519 são idosos (mais de 88% do número total) e 1.403 são profissionais de saúde (66,71% do total). Em São Lourenço da Mata, também estão sendo priorizados os idosos acamados, domiciliados, em residência terapêuticas e em instituições de longa permanência.

Ipojuca

Em Ipojuca, a vacinação está suspensa por falta de doses. Até a última segunda-feira (30), foram 6.273 idosos e profissionais de saúde vacinados. Na cidade, a vacinação de rotina, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, foi suspensa e só retorna no dia 16 de abril para o público em geral. No caso das gestantes, basta fazer o agendamento prévio nas unidades de saúde. No município, 82,09% dos idosos e 79,51% dos profissionais de saúde já foram imunizados.

Cabo de Santo Agostinho

No município, 19.725 pessoas já foram vacinadas. No Cabo de Santo Agostinho, a imunização segue acontecendo nas residências dos idosos, para evitar a aglomeração de pessoas devido à pandemia do novo coronavírus. A vacinação também acontece no Centro de Saúde Manoel Gomes e Centro de Saúde Vicente Mendes. A cidade recebeu o quarto lote da vacina contra a gripe nesta quarta-feira (1°), com 3.940 doses. A vacinação de rotina foi suspensa até o dia 15 de abril.

Camaragibe

A cidade ainda tem em torno de 800 doses para realizar a vacinação, no entanto, de acordo com a assessoria de imprensa de Camaragibe, algumas unidades possuem de 30 a 40 e outras estão em falta. No município 12 mil pessoas já foram vacinadas. A vacinação de rotina foi suspensa até o dia 15 de abril.

Comentários

Últimas notícias