Coronavírus

Celpe doa 77 equipamentos de climatização e refrigeração para ajudar hospitais contra a covid-19

A empresa vai instalar os equipamentos e a iluminação em hospitais de Pernambuco

Douglas Hacknen
Cadastrado por
Douglas Hacknen
Publicado em 03/04/2020 às 21:55 | Atualizado em 03/04/2020 às 21:55
Foto: Divulgação
CELPE - FOTO: Foto: Divulgação

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) anunciou a doação de 77 equipamentos de climatização e refrigeração para dois dos hospitais estruturados pelo Governo do Estado para o enfrentamento da covid-19. Além dos equipamentos de climatização central e individual, lâmpadas de LED e refrigeradores serão disponibilizados. A ação é realizada por meio do programa de Eficiência Energética da Celpe, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

>>"Médico não abandona paciente", diz Mandetta ao ser questionado se iria deixar o cargo

>> "Não sou o dono da verdade. Eu estou vendo o paciente e dizendo o caminho", afirma Mandetta

>> Com 60 mortes, Brasil registra maior número de óbitos por coronavírus em 24 horas

>> Brasil registra 359 mortes e 9.056 casos confirmados de coronavírus 

Aprovada pela Aneel na última quinta-feira (2), a iniciativa da distribuidora de energia vai possibilitar a climatização central do Hospital Nossa Senhora das Graças (antigo Hospital Alfa, em Boa Viagem, na Zona Sul da cidade), com a instalação de dois chillers (equipamento de grande porte para sistemas de refrigeração de grandes ambientes) e a climatização de ambientes do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, em Santo Amaro, com a instalação de 27 ares-condicionados, sendo oito aparelhos que variam entre 9.000 e 36.000 BTUs e 19 equipamentos de janela. Além disso, as unidades hospitalares receberão 5.000 lâmpadas LED e 50 refrigeradores mais eficientes, para o armazenamento de medicamentos.

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, ressaltou as ações do governo para facilitar as ajudas. “Muitas empresas têm nos procurado para saber de que forma podem ajudar no combate ao coronavírus. Para agilizar o processo de doações, o Governo de Pernambuco firmou um acordo de cooperação com o Porto Social e, a partir deste mecanismo, criou a campanha Pernambuco Solidário. Temos conquistado parceiros importantes, como a Celpe, para preparar nossos hospitais para este enfrentamento, seja adquirindo equipamentos hospitalares, EPIs ou outros materiais demandados pela rede pública estadual de saúde”, disse.

Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus

Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

Comentários

Últimas notícias