O Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz-PE) desenvolveu um teste para agilizar o diagnóstico do novo coronavírus (covid-19) em Pernambuco. O novo kit começou a ser utilizado nessa segunda-feira (6) pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), complementando os testes enviados pelo Ministério da Saúde ao Estado.
>> Acompanhe as últimas notícias sobre o novo coronavírus
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o teste é similar ao kit desenvolvido por Bio-Manguinhos, na Fiocruz do Rio de Janeiro. Ele se baseia no mesmo princípio de detecção de um fragmento do genoma do novo coronavírus, por meio da amplificação exponencial do material genético do vírus nas amostras biológicas coletadas de pacientes em investigação, possibilitando confirmar ou descartar o caso.
“Seguimos trabalhando firmes para dotar a rede estadual de saúde de mais exames. O Instituto Aggeu Magalhães, brilhantemente, conseguiu fazer um kit de exame para a covid-19 in-house, produzido aqui mesmo em Pernambuco e seguindo os mais altos padrões. Graças a esta parceria, a instituição vai auxiliar ainda mais o Estado nesse tipo de insumo, que, pela demanda mundial, vem sendo cada vez mais difícil de adquirir. Mais uma vez, quero agradecer o empenho e dedicação de todos que fazem a Fiocruz-PE”, disse o secretário de Saúde, André Longo.
Segundo a vice-diretora de pesquisa da Fiocruz-PE, Constância Ayres, foram realizadas avaliações para verificar a eficácia desse teste. Para isso, o Lacen disponibilizou amostras positivas e negativas da covid-19 e a Fiocruz fez a comparação dos resultados produzidos pelos dois testes.
O material já está em uso no Lacen-PE, em uma primeira produção com capacidade para duas mil testagens.
Casos de coronavírus em Pernambuco
O número de casos confirmados do novo coronavírus em Pernambuco subiu para 359, segundo boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) desta terça-feira (7) e os óbitos confirmados pela doença chegaram a 34. Nas últimas 24 horas, houve um aumento de 129 de pessoas infectadas.
De acordo com o órgão, o aumento do número de casos é explicado pela ampliação da testagem do novo vírus no Estado e que, muitos dos laboratórios privados não processam exames nos finais de semana, ou seja, muitos desses casos foram acumulados ao longo do final de semana. No Brasil, o Ministério da Saúde informou nesta terça-feira (7) que há 13.717 e 667 vítimas fatais.
- Coronavírus: compaixão, bravura e coragem dos protagonistas da pandemia
- Estado de Nova York anuncia 731 mortes por coronavírus, maior número em 24h
- Movimentação nas praias de Jaboatão, Recife e Olinda após decreto que proibiu uso do calçadão
- Após arrecadar R$ 2 milhões, Pernambuco começa reforma do Hospital Alfa para tratar pacientes do coronavírus; saiba como ajudar
- Faltam 5,9 milhões de enfermeiros no mundo, alerta OMS
Dos 352 casos confirmados da doença, 166 estão em isolamento domiciliar e 120 estão internados - 26 em UTI/UCI e 94 em leito de isolamento. Outros 32 estão recuperados. Os novos casos estão distribuídos por 25 municípios, sendo dez na Região Metropolitana do Recife (RMR), além do Arquipélago de Fernando de Noeonha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países. Os municípios com pessoas infectadas são: Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Igarassu, Moreno, Olinda, Paulista, Recife, São Lourenço da Mata, Vitória de Santo Antão, Bom Jardim, Lagoa do Carro, Paudalho, Catende, Palmares, Belo Jardim, Caruaru, Cachoeirinha, Salgueiro, Petrolina, Aliança, Goiana, Macaparana e Timbaúba.
Perfil dos novos óbitos confirmados
1) Homem de 85 anos residente no Recife. Ele faleceu no dia 3 de abril. Segundo a SES, era fumante, cardiopata e sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) anteriormente;
2) Homem de 51 anos residente no Recife. Veio a óbito no dia 4 de abril. O paciente tinha doença hepática e era transplantado renal;
3) Mulher de 68 anos residente em Catende, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. A idosa, que faleceu no dia 4 de abril, era cardiopata e tinha hipertensão e diabetes;
4) Homem de 73 anos residente em Macaparana, na Zona da Mata Norte do Estado. O paciente faleceu no dia 4 de abril e era fumante, hipertenso e diabético.
Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
O que é coronavírus?
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
Como prevenir o coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.
Comentários