morte

Sertânia, no Sertão de Pernambuco, confirma primeiro caso, seguido de óbito, do novo coronavírus

Com 60 anos, a mulher veio a óbito na última segunda-feira (6)

Manuela Figuerêdo
Cadastrado por
Manuela Figuerêdo
Publicado em 10/04/2020 às 17:25 | Atualizado em 10/04/2020 às 17:53
FREEPIK/BANCO DE IMAGENS
País ultrapassou marca de 53 mil mortos - FOTO: FREEPIK/BANCO DE IMAGENS

O Governo Municipal de Sertânia divulgou na manhã desta sexta-feira (10), o primeiro caso confirmado do novo coronavírus no município, localizado no Sertão de Pernambuco. De acordo com a Secretaria de Saúde, trata-se de uma mulher de 60 anos que veio a óbito na última segunda-feira (6).

No domingo (5), a senhora deu entrada no Hospital Maria Alice Gomes Lafayette apresentando sintomas sugestivos para a Covid-19. Após a realização da classificação de risco, a paciente foi transferida para o Hospital Regional Ruy de Barros Correia, em Arcoverde, onde veio a falecer na segunda-feira (6).

A senhora foi submetida a teste para diagnóstico do novo coronavírus e o resultado que saiu nesta sexta-feira (10) confirmou a infecção por covid-19. Ela tinha histórico de cardiopatia chagásica, hipertensão e diabetes. A Vigilância Epidemiológica da cidade está monitorando as pessoas que tiveram contato mais próximo com a paciente e a família dela está em isolamento domiciliar.

» Caruaru, Agreste de Pernambuco, registra primeira morte pelo novo coronavírus

» Com 129 novos casos em 24 horas, Pernambuco tem 684 infectados por coronavírus; mortes chegam a 65

» Por conta do coronavírus, Paulo Câmara pede para pernambucanos não viajarem no feriadão da Semana Santa

Ações da Prefeitura

Para tentar conter o avanço da doença no município, a Prefeitura de Sertânia adotou medidas, como: a criação do Comitê Gestor de Crise, suspensão das aulas da rede municipal e privada, suspensão do atendimento ao público nas repartições do município, proibição de encontros com mais de 10 pessoas, desinfecção de locais públicos, barreira sanitária, aquisição de equipamentos para a saúde, compra de EPIs para profissionais da área, produção de máscaras, cancelamento de todas as festividades custeadas ou patrocinadas pelo poder público municipal, até 30 de junho, destinação de leitos no Hospital Maria Alice Gomes Lafayette para casos suspeitos de covid-19, entre outras providências.

Segundo a prefeitura, a principal atividade consiste na intensa campanha de mobilização e divulgação sobre os cuidados que cada cidadão deve ter para evitar o contágio da covid-19, como: ficar em casa; não ter contato com pessoas que viajaram ou chegaram há pouco tempo de viagem; lavar com frequência as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel, cobrir com o ombro ou braço a boca e nariz ao tossir ou espirrar, evitar aglomerações de pessoas e evitar aperto de mão, beijos e abraços.

 

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

Comentários

Últimas notícias