irresponsabilidade

Grupo fura isolamento contra o coronavírus e faz ato em frente ao Hospital da Restauração, no Recife

Alguns recifenses decidiram contrariar as recomendações das autoridades de Saúde e se reuniram em manifestação neste domingo de Páscoa; carreata também foi registrada em outros bairros

Alice Albuquerque
Cadastrado por
Alice Albuquerque
Publicado em 12/04/2020 às 18:00 | Atualizado em 12/04/2020 às 18:32
REPRODUÇÃO
Um carro com um cartaz escrito "Ele ressuscitou" na manifestação que aconteceu neste domingo de Páscoa em frente ao HR - FOTO: REPRODUÇÃO

Contrariando as recomendações das autoridades de saúde e a decretação de isolamento social municipal e estadual em combate à pandemia do novo coronavírus (covid-19), alguns grupos fizeram carreatas neste domingo de Páscoa (12) no Recife. Em frente ao Hospital da Restauração (HR), a área central da cidade, as pessoas chegaram a descer dos carros em aglomeração e cantaram músicas religiosas.

» Sigam as orientações dos governadores, reforça Mandetta sobre coronavírus

Um internauta publicou um vídeo que mostra alguns manifestantes em frente ao HR. Nele, os manifestantes aglomerados, próximos um dos outros, cantam músicas religiosas com os braços para cima, em direção ao hospital. As imagens ainda mostram um cartaz escrito "Ele ressuscitou", em referência ao domingo de Páscoa e à ressurreição de Jesus Cristo.

Procurada pelo JC, a Secretaria de Defesa Social (SDS) informou que logo após o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) tomar conhecimento da movimentação, foram enviadas guarnições que dispersaram a aglomeração de pessoas em frente à unidade de saúde. 

Nas redes sociais, uma carreata na avenida Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, também foi registrada. Em publicações, a Prefeitura do Recife chegou a ser indagada sobre a legalidade do ato, tendo em vista as recomendações de isolamento também da Prefeitura da cidade e do Governo do Estado.

Descumprimento das orientações

O presidente Jair Bolsonaro faz questão de se posicionar contrário ao isolamento social, quebrando também a quarentena. A sua última "saidinha" foi nesse sábado (11), em visita ao hospital de campanha em Águas Lindas de Goiás, em Goiás, quando ele promoveu uma imensa aglomeração de pessoas em frente ao hospital. No entanto, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que também acompanhou a vistoria, ressaltou que a orientação de distanciamento social vale para todos os brasileiros, e disse que as pessoas que descumprem o isolamento serão as mesmas que se lamentarão pelo coronavírus.

» Mandetta: pessoas que descumprem isolamento serão as mesmas que vão se lamentar

» Bolsonaro visita obra de hospital e provoca novas aglomerações


Neste domingo de Páscoa, o presidente - que é declaradamente católico - foi às redes sociais apenas para criticar, mais uma vez, o isolamento como medida de combate à covid-19, que já infectou 22.169 e matou 1.223 pessoas no Brasil. "Além do vírus, agora também temos o desemprego, fruto do "fecha tudo" e "fica em casa", ou ainda o "TE PRENDO". Para toda ação desproporcional a reação também é forte. O Governo Federal busca o diálogo e solução para todos os problemas, e não apenas um", postou no Twitter.

Comentários

Últimas notícias