boa ação

Costureiras se juntam à Prefeitura de Jaboatão para produzirem e doarem máscaras durante pandemia de coronavírus

Máscaras serão doadas inicialmente aos comerciantes de mercados públicos do município, taxistas, motoristas e cobradores de ônibus

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 13/04/2020 às 14:28 | Atualizado em 13/04/2020 às 16:32
CHICO BEZERRA / DIVULGAÇÃO
Prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, com as costureiras que, por meio do voluntariado, produzirão máscaras para doação - FOTO: CHICO BEZERRA / DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO
SELO PATROCINADO UNINASSAU - DIVULGAÇÃO

Com o objetivo de produzir e doar máscaras de tecido para profissionais essenciais de Jaboatão dos Guararapes durante a pandemia de coronavírus, a prefeitura firmou parceria com costureiras do município, localizado no Grande Recife. Elas produzirão o objeto de proteção pessoal que, inicialmente, será doado aos comerciantes de mercados públicos do município, taxistas, motoristas e cobradores de ônibus.

» Sobe para 102 o número de mortos e 1.154 infectados por coronavírus em Pernambuco; Estado tem novo recorde diário de casos e óbitos

» Bordadeiras de Passira, no Agreste de Pernambuco, produzem máscaras durante pandemia do coronavírus

» Coronavírus: 74% dos leitos UTI no Recife já estão ocupados, diz secretário

>> Recife aumenta restrições de acesso a supermercados por causa do coronavírus; lotéricas e bancos terão que ordenar filas

A prefeitura irá participar com maquinário, instalações do Espaço Mulher Empreendedora e material e as 21 costureiras voluntárias entrarão com a mão de obra. A distribuição das máscaras será realizada pela prefeitura e a expectativa é de que sejam produzidas cerca de cinco mil unidades por mês.

A maioria das profissionais farão esse trabalho de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, no Espaço Mulher Empreendedora, revezando os horários para evitar aglomeração. Aquelas que precisam cumprir o isolamento social trabalharão em casa. 

Proteção para quem precisa trabalhar

Nesta segunda-feira (13), o prefeito Anderson Ferreira agradeceu a participação das costureiras. “Todas compreenderam a situação que estamos vivendo. Estão aqui para doar parte do seu tempo e prestar solidariedade às demais pessoas. Essa é mais uma iniciativa da nossa gestão no sentido de proteger a população. Nosso objetivo é um só: salvar vidas”, ressaltou.

Luciana Maria da Silva é cozinheira e concluiu, no mês de fevereiro, o curso de Corte e Costura gratuito, promovido pelo Espaço Mulher Empreendedora. Agora, é voluntária na produção das máscaras. “Cheguei aqui sem saber costurar. Quero agora poder retribuir o que aprendi. Estou fazendo essas máscaras que serão importantes para proteger quem tem que sair de casa para trabalhar”, disse.

Comerciante no Mercado da Mangueiras, José Nilton já recebeu uma máscara produzida pela parceria e classificou a iniciativa como importante. “A gente trabalha todo dia aqui no mercado e convive com muita gente. Por isso, precisamos dessa proteção. Essa doação de máscaras chega em boa hora, até porque a renda diminuiu e ficou difícil comprar”, explicou o feirante.

Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus

Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

DIVULGAÇÃO
SELO PATROCINADO UNINASSAU - FOTO:DIVULGAÇÃO

Comentários

Últimas notícias