DICAS

Saiba como higienizar os alimentos antes de guardá-los na cozinha

A UFPE elaborou uma cartilha com orientações para o processo de higienização de alimentos e produtos

Carolina Fonsêca
Cadastrado por
Carolina Fonsêca
Publicado em 14/04/2020 às 19:38 | Atualizado em 14/04/2020 às 19:38
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Por causa da pandemia do novo coronavírus, as pessoas estão criando o hábito de higienizar os alimentos após as compras - FOTO: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

A pandemia do novo coronavírus mexeu com os hábitos de higiene de todo o mundo. Foi preciso reaprender a lavar as mãos e fazer isso com mais frequência. Uma rotina mais intensa de higienização de alimentos e produtos também passou a ser adotada por muita gente que até meses atrás provavelmente não tinha. Afinal de contas, quantas vezes alguém imaginou que seria preciso limpar o pacote de feijão antes de guardá-lo no armário?

Diante desse novo cenário, a Universidade Federal de Pernambuco publicou uma cartilha com orientações para a cozinha, compras e alimentação durante a pandemia.

O material foi elaborado pela Diretoria de Alimentação e Nutrição (DAN) da Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (Proaes) da UFPE. A cartilha usa linguagem simples, evitando termos técnicos, para alcançar o público geral e está disponível no site da Universidade.

O que fazer quando chegar das compras?

Antes de cuidar dos alimentos e produtos, é necessário cuidar de si. A cartilha orienta que, ao chegar em casa, é preciso tirar os sapatos e trocar de roupas. Não transitar em casa com a mesma roupa usada na rua. Em seguida, deve-se lavar mãos e os braços até a altura do cotovelo.

As sacolas plásticas e outras embalagens vindas de fora devem ser descartadas imediatamente. Depois disso, é hora de repetir o processo de lavar as mãos com água e sabão ou passar álcool 70%.

Os alimentos embalados devem se desinfetados com álcool 70% ou lavados com água e sabão - no caso das embalagens que aguentam exposição à essas substâncias. Já os alimentos in natura, como frutas e verduras, devem ser lavados em água corrente e depois mergulhados em solução clorada, que deve ser feita com uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água. Em seguida, enxágue.

Quanto a garrafas de vidro ou plásticas, a cartilha recomenda que sejam higienizadas em água corrente e sabão e depois secas com papel toalha.

Se você fez compras por aplicativo, prera realizar o pagamento online. Ao receber o pedido, verique se a embalagem está bem vedada.

Comentários

Últimas notícias