VIOLÊNCIA

Março tem aumento de 14,2% no número de homicídios em relação a 2019

Apesar do isolamento social, o mês de março registrou novo aumento dos índices de violência no Estado

Amanda Rainheri
Cadastrado por
Amanda Rainheri
Publicado em 15/04/2020 às 19:44 | Atualizado em 15/04/2020 às 21:04
Arquivo/JC Imagem
Crime (Imagem ilustrativa) - FOTO: Arquivo/JC Imagem

Atualizada às 21h04 do dia 15/04/2020

Apesar do isolamento social, decretado após a chegada da pandemia do novo coronavírus (covid-19) em Pernambuco, o Estado registrou o terceiro mês de aumento no número de homicídios. Em março Pernambuco teve 361 assassinatos, contra 316 no mesmo período do ano passado, um aumento de 14,2%. Os números foram divulgados nesta quarta-feira (15) pela Secretaria de Defesa Social (SDS). Somente em 2020, o Estado tem 990 vítimas de homicídios. 

>> Com isolamento do coronavírus, roubos em Pernambuco diminuem 46% entre março e abril

>>Pernambuco perde, vítima de coronavírus, o empresário Elpídio Martins, da Engefrio e Autoline Honda

>> Remédio com '94% de eficácia contra o coronavírus' será testado em pacientes pelo Governo

O balanço das mortes no primeiro trimestre aponta meses mais violentos do que em 2019. Nos três primeiros meses daquele ano, Pernambuco teve 897 assassinatos, um percentual 10,4% menor. Em janeiro deste ano, o Estado registrou 335 assassinatos. Em fevereiro, o número de mortes foi de 294. Somados aos 361 de março, são 990 homicídios este ano. 

Para a coordenadora-executiva do Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (Gajop), Edna Jatobá, o aumento dos homicídios no mês de março foi uma surpresa. Para ela, uma possível motivação seria a mudança de foco do poder público, em decorrência da covid-19. "Estamos vivendo um contexto de pandemia, em que as forças policiais estão com outro foco, na dispersão de multidões e patrulhamento de ruas para evitar que pessoas saiam do isolamento social. Esse tipo de crime, o homicídio, é oportunista, geralmente planejado e motivado muitas vezes por acerto de contas. Com o foco do poder Executivo no combate à covid-19, penso eu que existam oportunidades maiores para que os acertos de contas aconteçam. Em outros Estados, observamos tendência de queda, foi uma surpresa Pernambuco", afirma. 

A socióloga defende ainda que haja transparência da Secretaria de Defesa Social na divulgação das vítimas, a exemplo do que vem sendo feito pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) no combate ao novo coronavírus. "Se houvesse o mesmo comportamento de divulgação de informações de idade das vítimas e localidade dos crimes, seria mais fácil trabalhar a prevenção", argumentou.

Segundo dados da plataforma Fogo Cruzado, 138 tiroteios ou disparos de arma de fogo foram registrados na Região Metropolitana do Recife em março de 2020, 6 a mais do que no mesmo período de 2019 (132). O número de pessoas baleadas aumentou 19% em comparação com o mesmo período do ano passado: foram 159 baleados (sendo 100 deles mortos) neste ano, e 134 baleados (sendo 85 mortos) em março de 2019. 

O aumento do número de homicídios vai de encontro à diminuição do número de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) registrados durante o mês de março. Segundo a SDS, os roubos diminuíram 46% durante o primeiro mês de casos confirmados da covid-19, ou seja, até o dia 12 de abril, saindo de 7.754 ocorrências para 4.188. 

Secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antonio de Pádua afirma que esforços estão sendo feitos.  “Somente em março, as forças de segurança pública prenderam em flagrante 73 acusados de homicídios, além de outros 88 por mandado de prisão, totalizando 161 presos em apenas um mês. Em todo o primeiro trimestre, já tivemos sucesso em deter 436 acusados de crimes contra a vida. Retirar essas pessoas de circulação é uma das medidas que vão nos permitir voltar a achatar os índices de CVLI e consolidar em todo o Estado os avanços que já verificamos em diversas Áreas Integradas de Segurança."

Na comparação entre março de 2019 e março de 2020, a capital pernambucana manteve uma pequena redução no quantitativo de mortes. Passou de 43 para 41 vítimas. O Agreste é a outra região com recuo, tendo baixado de 92 para 89 casos de CVLI (-3,26%). Em contrapartida, a Zona da Mata apresentou crescimento, saindo de 51 para 78 (52,94%), enquanto a Região Metropolitana (sem contar com a capital) aumentou 20,2%, passando de 99 para 119 vítimas. No Sertão, a alta de 31 para 34 homicídios corresponde a uma diferença de 9,68%.

Os 86 municípios sem assassinato em março de 2020 (inclui Fernando de Noronha):

Afogados da Ingazeira, Afrânio, Agrestina, Águas Belas, Belém de São Francisco, Betânia, Bodocó, Brejão, Brejinho, Buenos Aires, Cabrobó, Calumbi, Camutanga, Canhotinho, Carnaíba, Carnaubeira da Penha, Casinhas, Cedro, Chã Grande, Correntes, Cumaru, Custódia, Dormentes, Exu, Feira Nova, Fernando de Noronha, Floresta, Frei Miguelinho, Glória do Goitá, Granito, Iati, Iguaraci, Inajá, Ingazeira, Ipubi, Itacuruba, Jaqueira, Jataúba, Jatobá, Joaquim Nabuco, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lagoa dos Gatos, Lagoa Grande, Macaparana, Machados, Maraial, Moreilândia, orobó, Palmeirina, Parnamirim, Paudalho, Pedra, Petrolândia, Poção, Primavera, Quipapá, Quixaba, Riacho das almas, Salgueiro, Saloá, Sanharó, Santa Cruz, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Filomena, Santa Terezinha, São Benedito do Sul, São Bento do Una, São José do Belmonte, São José do Egito, São Vicente Férrer, Serrita, Solidão, Tamandaré, Terezinha, Terra Nova, Tracunhaém, Trindade, Triunfo, Tupanatinga, Tuparetama, Verdejante, Vertente do Lério e Vertentes.

 

Comentários

Últimas notícias