BALANÇO

Com isolamento do coronavírus, roubos em Pernambuco diminuem 46% entre março e abril

Foram registrados 4.188 roubos entre os dias 12 de março de 2020, quando foi divulgado o primeiro caso confirmado da covid-19 no Estado, e 12 de abril

Rute Arruda
Cadastrado por
Rute Arruda
Publicado em 14/04/2020 às 13:44 | Atualizado em 14/04/2020 às 19:39
Foto Ilustrativa: Pixabay
Capital pernambucana notificou o menor índice de roubos para um mês de julho de toda a série histórica, iniciada há 15 anos - FOTO: Foto Ilustrativa: Pixabay

Atualizada às 19h39

Desde que o primeiro caso do novo coronavírus foi confirmado em Pernambuco, no dia 12 de março de 2020, o Estado vem adotando uma série de medidas para impedir a proliferação da doença. Tais medidas incluem o fechamento de shoppings, bares, restaurante, comércio de praia, salões de beleza e correlatos, clubes sociais, suspensão das aulas e também o fechamento das praias e parques. O balanço mais recente do governo estadual aponta que há 1.284 pessoas infectadas e 115 óbitos. Mas além disso, um outro número chama a atenção: os roubos diminuíram 46% durante o primeiro mês de casos confirmados da covid-19, ou seja, até o dia 12 de abril, saindo de 7.754 ocorrências para 4.188. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (14) pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE). 

>> Governo de Pernambuco vai fechar shoppings, bares, restaurantes e comércio de praia por conta do coronavírus

>> Coronavírus: Pernambuco vai fechar todo o comércio, serviços e construção civil a partir do próximo domingo (22)

>> Pernambuco vai prorrogar o fechamento de praias e parques por conta do coronavírus, diz procurador-geral

Além da diminuição dos Crimes de Violência contra o Patrimônio (CVPs), houve também uma redução nos furtos e arrombamentos durante o primeiro mês de epidemia. Na avaliação do secretário estadual de Defesa Social, Antônio de Pádua, a diminuição dos crimes pode ser explicada pela redução das pessoas nas ruas e também pelo trabalho da polícia. "São as duas coisas. De fato, com menos pessoas nas ruas, existe uma tendência na diminuição da possibilidade de ter vítimas transitando pelas ruas. Mas ao mesmo tempo, outros tipos de crimes podem surgir, como os arrombamentos, os furtos noturnos, como o próprio estelionato que nesse momento de muita apreensão as pessoas mal intencionadas acabam querendo passar golpes ou praticar golpes, mas isso a gente não observa. Eu acho que é uma conjunção das duas coisas. Eu acho que é o trabalho policial que também está sendo feito e otimizado nas ruas e essa diminuição de pessoas transitando, sem dúvidas", comentou. 

Segundo o balanço da SDS, a incidência de furtos contra estabelecimentos caiu 60%, levando em conta o primeiro mês da confirmação de casos, saindo de 50 para 20. Os furtos a residências também caíram, de 2.322 para 1.080.

>> Recife aumenta restrições de acesso a supermercados por causa do coronavírus; lotéricas e bancos terão que ordenar filas

O secretário Antônio de Pádua explicou que, atualmente, a Polícia Militar cumpre dois papeis: o de fiscalização das medidas sanitárias e o policiamento nas ruas. "Isso não significa que o policiamento dedicado à fiscalização não possa fazer o policiamento ordinário. Eles se complementam", explicou. Segundo ele, há aproximadamente 18.500 policiais na ativa e que apenas uma pequena parte está afastada por ser do grupo de risco da covid-19. A SDS informou que há dois casos confirmados da doença em PMs. Por conta disso, esses profissionais e suas equipes também precisaram ser afastados. 

Pádua ainda disse que, na Operação Praia, que visa fiscalizar o cumprimento da população nas praias, cerca de 500 policiais e guardas municipais foram designados para os locais. Segundo o secretário, quem descumpre as medidas nos locais de proibição, é convidado a sair, mas caso ocorra resistência o cidadão é levado para a delegacia. Desde a implantação das medidas restritivas, a SDS-PE já recebeu mais de 30 mil denúncias de aglomerações e aproximadamente 150 pessoas foram autuadas por descumprimento de medida sanitária imposta pelo Poder Público. A pena prevista para esse tipo de crime varia de 1 mês a 1 ano e multa, que será determinada pela Justiça.

Decretos

O governo de Pernambuco adotou medidas restritivas por causa do coronavírus no dia 21 de março de 2020, quando mandou fechar shoppings, salões de beleza e correlatos, clubes sociais, bares, restaurantes, lanchonetes e comércio de praia. Logo em seguida, no dia 22 do mesmo mês, foram fechados todo o comércio, serviços e construção civil. As praias e parques do Estado, fechados desde o dia 4 de abril, permanecerão com acesso proibido até o dia 20 de abril. A medida seria válida até essa segunda-feira (13), mas foi estendida por determinação do Governo de Pernambuco. 

Estão liberados apenas os serviços essenciais, como hospital, abastecimento de água, gás, energia e internet, e também supermercados, padarias, mercadinhos, farmácias, postos de gasolina, casas de ração animal, depósitos de água mineral e gás.

Redução de crimes durante o primeiro trimestre

Além da diminuição de crimes durante o primeiro mês de casos confirmados em Pernambuco, o Estado também registrou queda nos três primeiros meses de 2020. Em janeiro, a SDS contabilizou 6.198 CVPs, 5.823 em fevereiro e 4.869 em março. No último mês, o Estado registrou o índice mensal mais baixo desde fevereiro de 2014, quando houve 4.659 casos. No comparativo do mesmo período em 2019, foram -3.566 casos, uma redução de 46%.

Os roubos de celulares também caíram em março de 2020, saindo de 3.324 para 2.124. Seguindo a mesma linha, 6 investidas consumadas contra bancos e agências bancárias foram registradas no terceiro mês de 2020, contra 10 em 2019. O total de queixas de roubo de veículos em março saiu de 1.049, em 2019, para 923 neste ano. Em relação ao primeiro trimestre, foram 3.082 em 2019 e 2.920 em 2020.

Comentários

Últimas notícias