Com informações dos repórteres Berg Santos e Lunara Aires, da Rádio Jornal Caruaru
O município de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, teve mais uma morte ocasionada pelo novo coronavírus confirmada na noite dessa quinta-feira (16). A vítima foi um homem, de 77 anos, que estava internado na UTI do Hospital Regional do Agreste (HRA), referência na cidade para o tratamento dos pacientes com covid-19. Ele tinha doença renal. A secretaria de Saúde de Caruaru registrou, ao todo, duas mortes pelo novo coronavírus desde o início da pandemia.
Em Pernambuco, o número de infectados é de 1.683, totalizando 160 óbitos pela covid-19. Até a noite da quinta, Caruaru conta com 13 casos confirmados da doença. Outros 63 estão em investigação, 96 foram descartados e 654 pessoas estão com síndrome gripal. O secretário de Saúde de Caruaru, Francisco Santos, explica que o aumento no número de casos no município já era esperado. "O que acontece, aumentamos nosso potencial de rastreio. Estamos fazendo mais testes. Fazendo mais testes, vamos encontrar mais casos também. Então o que a gente tem que ficar atento é o número de casos graves. É isso que estamos prestando atenção, quais são os números de casos graves que estão acontecendo", afirma.
- De álcool em gel a entrega na portaria, veja as medidas do governo para proteger entregadores do coronavírus em Pernambuco
- Coronavírus: Prefeitura do Recife antecipa homologação de concurso para agilizar contratação de profissionais de saúde
- O desafio de Nelson Teich é testar a população antes de pensar em flexibilizar isolamento
- Mais 3,3 milhões de pessoas recebem nesta sexta auxílio de R$ 600; veja se você tem direito
Segundo ele, o fato de a população ter reduzido o isolamento social e voltando às ruas tem prejudicado na contenção da propagação da doença. "Essa semana tivemos uma queda no índice de isolamento social. Já chegamos a ter números acima de 50%, essa semana caímos de 50% e isso não pode ficar assim. Temos que reforçar com a sociedade que isso é um cuidado com todo mundo. Na verdade, salva a vida de todo mundo e a gente também está preparando nos nossos serviços. Treinamos as equipes e reforçando ainda mais a questão dos equipamentos. Mas isso não adianta nada se a população não colaborar e não fizer sua parte", acrescenta.
Em Caruaru, nesta sexta-feira (17), por meio da Secretaria de Serviços Públicos, a prefeitura começou a fechar praças e parques da cidades, que costumam concentrar grupos praticando atividades físicas. A secretaria está colocando grades de isolamento. Um dos equipamentos a ter a proibição de entrada foi a Praça Chico Porto, que fica no bairro de Maurício de Nassau.
Comentários