boa ação

Cufa vai identificar mobilizadores sociais em 500 comunidades

A Cufa também vai identificar influenciadores digitais que se relacionam com as comunidades para ajudar na divulgação

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 17/04/2020 às 16:39
DIVULGAÇÃO
Mobilização social - FOTO: DIVULGAÇÃO

O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, fez uma parceria com a Central Única das Favelas em Pernambuco (Cufa-PE) e a Acolher para levar as medidas de prevenção contra o novo coronavírus (covid-19) às comunidades que enfrentam a vulnerabilidade social. A Cufa também vai identificar influenciadores digitais que se relacionam com a comunidade para "emprestar o seu prestígio em benefício de uma causa que ameaça a todos". 

A Cufa vai identificar um mil mobilizadores sociais moradores de 500 comunidades da Região Metropolitana do Recife (RMR). Os mobilizadores são pessoas com liderança no território, para apoiar a Cufa na distribuição de cartazes em locais estratégicos para disseminação de informações diretas, práticas e em linguagem simples sobre prevenção à covid-19. A instituição também vai usar carros de som, rádios comunitárias e atrair influenciadores digitais


O objetivo é ter dois mobilizadores sociais em cada uma das 500 comunidades da RMR. A participação da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas será com a entrega dos materiais, como os cartazes e os áudios para as parceiras. Cartazes e áudios terão informações práticas sobre a necessidade de se lavar as mãos com cuidado, proteger boca e nariz ao espirrar, manter os ambientes ventilados e nunca compartilhar objetos pessoais, como talheres e copos, por exemplo. O material também vai destacar a necessidade da proteção, com isolamento social e apoio, aqueles que têm mais história na comunidade, os mais velhos.


O secretário Cloves Benevides considera estratégica a parceria firmada com a Cufa. “A Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas participa com os meios e apoio na articulação. A Cufa e seus mobilizadores vão dar capilaridade e identidade social, além de chegar onde o está cidadão que vive em uma área de vulnerabilidade social”.


A Cufa atraiu para a campanha de mobilização a Associação de Rádiodifusão Comunitária em Pernambuco. A Cufa vai oferecer um áudio com informações de prevenção à covid-19 para todas as rádios comunitárias nos territórios envolvidos. Também serão utilizados carros de som que vão circular com áudios dirigidos às comunidades. Os carros vão reproduzir o mesmo áudio com informações para barrar a circulação do novo coronavírus. 

Comentários

Últimas notícias