pandemia

Coronavírus: Primeiros respiradores apreendidos pela Justiça chegam a Pernambuco

A empresa que vendeu os aparelhos alegou não poder entregá-los. Após determinação da Justiça, dos 35 aparelhos apreendidos, 13 chegaram no Estado neste domingo

Alice Albuquerque
Cadastrado por
Alice Albuquerque
Publicado em 26/04/2020 às 17:03 | Atualizado em 26/04/2020 às 17:40
BRENDA ALCÂNTARA/JC IMAGEM
Respiradores são fundamentais para o tratamento de casos graves de coronavírus - FOTO: BRENDA ALCÂNTARA/JC IMAGEM

Para ajudar os pacientes em estado grave de coronavírus, o governo de Pernambuco comprou 35 aparelhos de respiração em março deste ano a empresa Intermed. No entanto, a empresa alegou que não poderia fazer a entrega porque o material teria sido solicitado pelo governo federal. Após determinação com pedido de urgência do Tribunal da Justiça de Pernambuco (TJPE), neste domingo (26), 13 aparelhos chegaram no Estado. 

O governador Paulo Câmara (PSB) fez um anúncio por vídeo e divulgou nas redes sociais que a previsão para a chegada dos outros 22 aparelhos é na próxima terça-feira (28). 

>> Justiça determina que respiradores comprados por Pernambuco sejam entregues com urgência

Os aparelhos estavam apreendidos na empresa Intermed Equipamento Médico Hospitalar, em São Paulo, desde o dia 20 de março. A empresa alegou que não podia entregar porque o material já havia sido solicitado pelo governo federal. Através de ofício, o Ministério da Saúde respondeu que os aparelhos não foram objetos de requisição administrativa feita pela União.

>> Justiça determina que Pernambuco forneça EPIs para profissionais de saúde, que prometem parar se não tiverem equipamentos

As máquinas foram apreendidas pela Comarca da cidade de Cotia na sexta-feira (24). A expectativa é que até a próxima terça-feira, os outros 22 respiradores também já estejam desembarcando em Pernambuco. A busca e apreensão dos equipamentos foi determinada pelo juiz Teodomiro Noronha Cardoso, da 3ª Vara da Fazenda Pública do Recife, atendendo a uma ação impetrada pela procuradoria geral do Estado.

>> Recife aguarda respiradores e profissionais para que leitos construídos em hospital provisório sejam abertos

No vídeo do pronunciamento, o governador Paulo Câmara comemorou a chegada dos aparelhos. "Esses 13 primeiros já vão começar a salvar vidas nesta segunda-feira (27), amanhã. Nosso esforço continua. Chegamos hoje a 712 novos leitos na rede estadual, sendo 333 de UTI e 379 enfermaria. Essa é uma luta diária contra o novo coronavírus e abrir novos leitos envolve, além do espaço físico e dos respiradores, os recursos humanos, insumos e outros detalhes importantes para atender aos pacientes de maneira adequada. Por isso, precisamos segurar a disseminação do vírus, quanto menos contato com outras pessoas você tiver, menor é a chance de pegar a covid-19", alertou, e chamou atenção para a importância do isolamento social.

Comentários

Últimas notícias