cuidado

Lixo é rota de transmissão para o coronavírus; saiba como proteger garis e catadores de recicláveis

Novos estudos têm indicado que o tempo de sobrevivência em materiais inertes é maior que inicialmente pensado

Maria Lígia Barros
Cadastrado por
Maria Lígia Barros
Publicado em 30/04/2020 às 17:58 | Atualizado em 30/04/2020 às 18:32
Filipe Jordão/JC Imagem
Os catadores de materiais recicláveis descooperativizados são população mais vulnerável - FOTO: Filipe Jordão/JC Imagem

Em meio à pandemia da covid-19, muito já se fala da importância de, ao fazer compras, higienizar itens antes utilizá-los. No entanto, esquece-se de comentar sobre o que fazer com o material na hora de descartá-lo. O momento pede um cuidado redobrado com a forma que se trata o lixo, porque ele é mais um meio de contágio do novo coronavírus, de acordo com a bióloga e professora de Gestão Ambiental da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Soraya El-Deir. Sobretudo no caso dos rejeitos produzidos por quem está doente e em isolamento domiciliar. E a população mais vulnerável a essa forma de contaminação são os trabalhadores da limpeza urbana, serviço considerado essencial e ao mesmo tempo invisível para muitos.

A pesquisadora falou ao JC que é possível afirmar que as pessoas já estão se infectando dessa forma. Isso porque já se sabe da capacidade do vírus de sobreviver por horas ou dias em certas substâncias. “Na hora que eu descarto um material que tem resquícios de coronavírus, ou por contato dentro da casa ou de fora, ele vai continuar com um potencial de gerar o contágio para terceiros”, advertiu.

Novos estudos têm indicado que esse tempo é ainda maior que inicialmente pensado. “No cobre ele passa 4 horas, no papelão pode chegar a 5 dias, plástico até 3 dias, aço até 3 dias, madeira 4 dias. vidro 5 dias. A pesquisa diz que, a depender das características de umidade e temperatura, alguns podem chegar até 9 dias”, alertou El-Deir.

Como ela foi produzido em lugares de temperatura e umidade mais baixas que no Recife, por isso, ainda não se tem clareza do impacto da temperatura tropical no coronavírus. “Achava-se que acima de 26º, 27º C ele não iria sobreviver. E, pelo que gente está assistindo em Manaus, onde temperatura média e umidade relativa do ar são extremamente elevados, o que está parecendo é que esses dois fatores estão favorecendo a adaptação do vírus”, levantou.

» Acompanhe as notícias sobre o novo coronavírus

» Brasil registra 7.218 casos confirmados do coronavírus nas últimas 24 horas, e total de infectados chega a 85.380

» Com 682 novos casos, Pernambuco tem maior registro diário de coronavírus

O perigo é grande especialmente para os catadores de recicláveis informais. “Eles já têm potencial de comorbidades, porque trabalham em alto nível de insalubridade, e em sua maioria moram em habitações subnormais onde convivem em realidade de aglomeramento diário e não há oportunidade de afastamento social”, explicou.

“Eles são uma classe considerada ‘transparentes sociais’. Os que estão dentro de uma associação ou cooperativa correspondem a cerca de 10 a 15%. Os demais estão num processo de extrema vulnerabilidade. O governo não os enxerga”, apontou El-Deir. Por isso, é provável que estejam trabalhando sem equipamento de proteção individual (EPI).

A especialista diz que há cerca de 3 mil catadores não cadastrados no Grande Recife. “Esses que estão na rua pegando nas ruas aleatoriamente terão contato com esse resíduo e sofrerão o contágio. Essa é uma rota que está muito clara”, advertiu.

Ainda que expostos, os catadores associados têm um pouco mais de estrutura. A presidente da cooperativa Coocecipe, Edileide Amaral, 56, contou que eles têm tomado algumas medidas para evitar a disseminação. “Nos protegemos com luva, máscara. A gente orienta para os cooperados se alimentarem melhor, compra fruta. Quando chega material, a gente tem que deixar uma semana isolado num canto coberto antes de separá-lo”, citou.

Resolução que foi tomada por conta própria. “Isso a gente viu na televisão mesmo. Começou pelo papelão, que a gente viu que, assim que chegar, tem que deixar na quarentena”, revelou. “A gente está fazendo isso, mas com um sacrifício muito grande. Não estamos conseguindo vender nada”, lamentou.

A limpeza urbana é considerada um serviço essencial pelo decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, mas a recomendação da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) foi de suspender a coleta seletiva por quanto durar a pandemia. A nota da Abes defende que os coletores de resíduo reciclável sejam contemplados pelo auxílio emergencial do Governo Federal.

No entanto, paralisar as atividades não está sendo viável. “A gente vai viver de quê? Esses R$ 600 reais nem todo mundo consegue. Eu mesma fui excluída. Entendo porque sou presidente, mas muitos poucos conseguiram pegar”, disse. Soraya El-Deir também discorda do posicionamento da Abes. “Estamos falando de milhares de catadores que vivem exclusivamente disso, e que estão fora de qualquer rede de segurança social”, declarou.

Parte dos cooperados está em casa por conta da covid-19, e outro grupo de cerca de 10 pessoas continua trabalhando. Mesmo com medo. “A gente tem a responsabilidade de catar em alguns lugar, onde não tem como acumular. Se transbordar é pior. Condomínios, algumas fábricas pequenas. A gente tem obrigação de ir lá recolher.” Ao todo, aproximadamente 40 profissionais estão inscritos na entidade.

A Coocencipe tem uma campanha online de arrecadação de doações para os trabalhadores. Saiba como ajudar.

Os garis têm uma situação diferenciada, acredita a pesquisadora. Pela própria natureza do trabalho, ele não precisa abrir as sacolas de lixo para ver o que tem dentro. “Mas sem dúvida há potencial de contágio. Porque se eu estiver positivada, sem sintoma, e amarrei um saco de lixo antes de jogar fora, há um perigo real para o gari”, afirmou. Por isso, ela preconiza o uso de EPI por parte deles.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Limpeza Urbana do Estado de Pernambuco (Sindilimp-PE), Antônio Lira, contou que a entidade têm pressionado as empresas a garantirem a proteção adequada. “Através da fiscalização do sindicato no dia a dia, as empresas estão dando o EPI necessário.” No dia 8 de abril, eles fizeram uma paralisação de 24 horas em Caruaru por conta, também, da falta de equipamento.

» Desigualdade digital dificulta ainda mais acesso ao auxílio emergencial

» Mais de 230 mil pessoas já morreram de coronavírus no mundo

» Esterco de galinha é usado para impedir propagação de coronavírus em cidade sueca

“O risco é grande, o pessoal tem medo”, revelou o presidente. Mesmo que eles venham à frente para pedir que a população descarte o lixo da maneira certa, para poupar a saúde dos trabalhadores, Lira mencionou que pouco mudou. “A maioria das vezes é a mesma coisa. São poucas as pessoas que têm consciência ainda.”

Na capital pernambucana, os garis já utilizam “EPIs, luvas e calçados adequados”, informou a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). "A Emlurb está capacitando e orientando os seus funcionários e as empresas terceirizadas prestadoras dos serviços de limpeza para que mantenham a distância mínima entre si, além de manter o rigor na higiene pessoal, com o fornecimento de água e sabão para os veículos da coleta, para evitar que o novo coronavírus se propague", informou em nota. Os catadores de recicláveis que estão cadastrados junto à Prefeitura do Recife também receberam EPIs, orientações e material de limpeza e higiene.

Já em Olinda, a empresa prestadora de serviço Locar explicou que os garis que trabalham com a coleta domiciliar não estão usando máscara. Segundo o grupo, a orientação é do Ministério do Trabalho. "Como eles suam mais, a atividade é muito corrida, a máscara fica caindo e acaba sendo pior", salientou por meio da assessoria de imprensa. Atividades em que há maior aproximação entre os funcionários, como varrição e capinação, as máscaras são fornecidas.

Como descartar o lixo de maneira adequada?

O jeito de acabar com a rota de contaminação do lixo, disse a bióloga, é quebrando o primeiro elo, dentro de casa. Existe uma forma adequada para lidar com os detritos e, assim, preservar essa população. O cuidado é uma demonstração de solidariedade com quem têm exposto a saúde e a vida para garantir a limpeza das cidades. El-Deir opina que se trata de uma questão de responsabilidade social ou civil. “Nós que temos que dar esse passo e auxiliá-los. tanto em tomar cuidado, mas de fazer doação de equipamento também”.

Para entender a melhor forma de cuidar dos resíduos (aqueles que são recicláveis) e os rejeitos (impossíveis de ser reaproveitados), deve-se separar o descarte em duas condições: quando há pessoas doentes dentro de cada, e quando todos os indivíduos estão saudáveis. De toda forma, sabe-se que o número de casos da doença é subnotificado, especialmente considerando que muitos são assintomáticos. Portanto, todo cuidado é pouco.

Materiais recicláveis

Antes de serem jogados fora, os resíduos que normalmente seriam destinados à coleta seletiva precisam passar por cuidados específicos.

“Limpar todos os vasilhames e envoltórios e deixar ao sol direto por no mínimo 30 minutos. O sol tem capacidade de dificultar a persistência do vírus em materiais inertes. É um processo muito simples”, detalhou.


Rejeitos de pessoas infectadas

Se há tem uma pessoa que testou positiva em casa, em isolamento domiciliar, a cautela é triplicada. Os resíduos devem passar pelo mesmo procedimento, mas os rejeitos devem ter atenção especial.

Os rejeito de banheiro (papel higiênico, lenço de limpar o nariz, algodão, gaze) são considerados rejeitos infectantes.

“Foi encontrado em fezes vírus ativos. No papel, ele pode sobreviver até cinco dias. Imagina o papel higiênico com as fezes de alguém positivado”, indagou.

Qual rotina deve ser seguida? “No banheiro deve existir um cesto com tampa, e de preferência com saco plástico duplo, que deverá ser recolhidos diariamente”, falou. O primeiro saco deverá ser amarrado, o segundo lacrado com fita adesiva. Se possível depositá-los em uma terceira sacola, no sentido invertido. Por fim, etiquetá-la com “LIXO INFECTANTE” ou “PERIGOSO”.
‘Esse lixo vai seguir para coleta da prefeitura. Os dois sacos plásticos vão evitar o rompimento e um possível despejo, e a etiqueta é para que o catador não mexa naquele resíduo”, explicou.

Os rejeitos de saúde também merecem atenção. “Frascos de xarope, cartela de medicamentos etc devem ser encaminhados para uma farmácia que faz coleta.”

Em casa, a especialista ainda recomenda que todos os utensílios usados pelo paciente sejam esterilizados (limpados com água fervente) e lavados com uma bucha exclusiva para essa finalidade. Roupas e toalhas também devem ser lavados separadamente.

Soraya El-Deir conduz uma linha de pesquisa em conjunto com a engenheira química Natalia Santana de Menezes na UFRPE sobre resíduos de saúde em ambientes hospitalares e domésticos. No momento, a cientista está lançando um levantamento online para identificar fatores que facilitam o contágio do coronavírus pelo lixo no Brasil. Participe aqui.

Com 682 novos casos, Pernambuco tem maior registro diário de coronavírus

O boletim divulgado nesta quinta-feira (30) pela Secretaria de Saúde Pernambuco (SES-PE) aponta recorde diário de novos casos de coronavírus em 24 horas no Estado: 682 pessoas pessoas testaram positivo para a covid-19. Com essa nova atualização, o número total de infectados pela doença em Pernambuco é 6.876.

Já sobre os registros sobre a quantidade de óbitos pela covid-19, o boletim aponta que 27 pessoas morreram dessa quarta (29) para esta quinta-feira, totalizando 565 mortes no Estado. Além disso, foram confirmados mais 121 pacientes recuperados da doença, totalizando 1.074 curas.

O que é coronavírus?

Coronaavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Veja a evolução da pandemia em Pernambuco

Comentários

Últimas notícias