Como tentativa de impedir maior difusão do coronavírus, a cidade universitária de Lund, no sul da Suécia, resolveu utilizar esterco de galinha durante uma festividade anual que acontece nesta quinta-feira (30).
>> Mais de 230 mil pessoas já morreram de coronavírus no mundo
A cidade espalhou o produto exótico no parque central para afastar os foliões que costumavam aparecer todo 30 de abril para celebrar a Noite de Walpurgis.
A festividade é para comemorar o marco da mudança do inverno para a primavera e o verão, que geralmente é comemorada com piqueniques, festas, fogueiras e atrai milhares de estudantes em todo o País.
>> Por causa de nova arma de Trump, Rússia ameaça EUA com ataque nuclear
O prefeito da cidade, Philip Sandberg, afirmou à agência de notícias Reuters que não quer que Lund se torne "um epicentro da propagação da doença". "Este é um parque onde geralmente 30 mil pessoas se reúnem, mas com a covid-19, isso agora é impensável".
Em comparação aos outros países, a Suécia teve uma abordagem mais tranquila para impedir a disseminação do coronavírus, não implantaram quarentena e nem ordenaram o isolamento social.
>> Aguardente adulterada mata 21 pessoas no México
Por causa dessa atitude mais leve, o país teve uma taxa de letalidade mais alta que a dos vizinhos escandinavos, por exemplo, que tiveram 20 mortes por 100 mil habitantes.
Também nesta quinta, contrariando a pressão que vem fazendo no governadores do País para a reabertura do comércio, o presidente dos EUA, Donald Trump criticou a política implantada pela Suécia. No Twitter, ele escreveu que "apesar dos relatórios apontarem o contrário, a Suécia está pagando alto pela decisão de não impor um lockdown". "Os Estados Unidos tomaram a decisão correta!".
Despite reports to the contrary, Sweden is paying heavily for its decision not to lockdown. As of today, 2462 people have died there, a much higher number than the neighboring countries of Norway (207), Finland (206) or Denmark (443). The United States made the correct decision!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) April 30, 2020
As festividades da Noite de Walpurgis não foram proibidas pelas autoridades suecas, eles apenas pediram que as pessoas evitassem se reunir. Mas, ainda assim, os oficiais estão receosos que os jovens e principalmente estudantes ainda queiram fazer piqueniques e beber no parque.
Sandberg disse que os estudantes de Lund e outras partes da Suécia respeitam as recomendações. "Mas mesmo assim, um pequeno número de pessoas indo ao parque pode se tornar um grande risco".
Comentários