Assassinato

'Vai fazer lindamente parte do coral dos anjos do céu', diz Carlinhos Brown sobre morte de Tuca Almeida, ex-participante do The Voice Kids

O cantor prestou homenagem ao adolescente por meio de uma rede social

Mayra Cavalcanti
Cadastrado por
Mayra Cavalcanti
Publicado em 01/05/2020 às 15:18 | Atualizado em 01/05/2020 às 15:25
FABIO ROCHA/TV GLOBO
Tuca Almeida participou do The Voice Kids em 2018. Ele foi assassinado em abril de 2020, mas o crime continua sem solução - FOTO: FABIO ROCHA/TV GLOBO

A última vez que a fonoaudióloga Sandra Carmo falou com Artur Almeida foi na segunda-feira, por meio de uma videochamada, em que o adolescente mostrou, com felicidade e entusiasmo, o novo ukulele elétrico que tinha comprado. Amiga e uma das pessoas que cuidava da voz do artista há mais de dois anos, ela conta que ele se preparava para entrar no Conservatório Pernambucano de Música.

Era justamente acompanhado do instrumento que ele sempre chegava para as sessões no espaço onde ela o atendia. "Não é porque está ausente. Ele era realmente talentoso, um futuro brilhante. Essa morte abrupta, cruel, é muito difícil", diz a profissional. O ex-participante do The Voice Kids, da TV Globo, foi morto a tiros em Jaboatão dos Guararapes, nessa quinta-feira (30). O enterro do adolescente acontece nesta sexta-feira (1º), no Cemitério Morada da Paz, em Paulista.

Sandra comenta que foi procurada pela mãe de Artur antes mesmo da apresentação dele no programa, para fazer a preparação vocal. "Ele chegou para a gente bem pequeno, tinha 12 anos. Sempre muito alegre, nossa criança de ouro. Todo cliente do espaço que chegava, ele conversava, cantava, brincava. Ele amava artes, tanto a parte de atuação, de musicais, como canto também", relata a fonoaudióloga. Ela conta que sempre estava presente nas apresentações de Artur e que considerava ele uma pessoa da família. Sandra estava trabalhando quando recebeu uma ligação da professora de canto de Artur sobre a morte do adolescente.

"Depois que soube, comecei a pesquisar, não conseguia raciocinar. O que se pode levar de exemplo de Artur é que ele persistiu em seu sonho. Ele foi muito feliz nas suas conquistas, muito querido. Eu sempre vou lembrar dele sorrindo e cantando, era a coisa que ele mais amava fazer", afirma. Um dos jurados do programa The Voice Kids, Carlinhos Brown, também prestou homenagem a Artur Almeida por meio de uma rede social.

"Com muita tristeza recebemos essa notícia sobre esse acontecimento brutal com um menino de muito talento, que tinha tudo pela frente e a vida é interrompida por uma violência que insiste em nos cercar. A cada dia se aproxima mais dos nossos", disse o cantor e percussionista, em uma foto em que ele aparece ao lado de Artur. "Vai fazer lindamente parte do coral dos anjos do céu", completou, ainda, na mensagem.

Um tio de Artur, que preferiu não ter a identidade revelada, compareceu na manhã desta sexta-feira (1º) ao Instituto de Medicina Legal (IML), no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife. Ele declarou que a família está "destruída, despedaçada, em pedaços e à base de medicamentos".

De acordo com ele, o adolescente estava em uma clínica de estética no bairro de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, acompanhado da sua irmã no momento do crime. Os pais de Artur estavam na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco, a trabalho.

Tio diz não conhecer cunhado de Artur que seria alvo dos disparos

O tio de Artur revela que foi ao local assim que soube do crime, e que lá encontrou a irmã de Artur, que estava "desesperada", nas palavras dele. "Pelas pessoas que estavam lá, me disseram que a pessoa que era o alvo tinha algum envolvimento com crime, não sei dizer o que ao certo. Inclusive, eu nem o conheço, mas a informação que recebi é que foram atrás de matar uma pessoa e acabaram matando meu sobrinho".

Segundo ele, Artur estaria na clínica de estética porque o local pertencia à mãe de um amigo do adolescente. "Artur foi passar o dia com o amigo, porque os pais de Artur estavam no interior de Santa Cruz, trabalhando, porque fabricam máscaras atualmente", afirmou.

A Polícia Civil falou sobre o caso por meio de uma nota. De acordo com o órgão, o alvo dos disparos seria o cunhado do cantor. O assassinato de Tuca Almeida, como era conhecido, ocorreu por volta das 17h. Um grupo formado por seis homens encapuzados entrou no local já efetuando disparos de arma de fogo. "Procuravam, supostamente, pelo cunhado da vítima, que estava no local acompanhando o jovem, e conseguiu fugir. Esse cunhado, pelas investigações iniciais, é um presidiário que se encontra em regime aberto por recente progressão do regime", informou a polícia.

Veja íntegra da nota:

A Polícia Civil de Pernambuco, por meio de equipe da Força Tarefa de Homicídios Metropolitana Sul - sob coordenação do delegado Fábio Lacerda, registrou o homicídio de um jovem, de 15 anos de idade, ocorrido nesta quinta-feira (30), por volta das 17h, no bairro de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes. De acordo com informações preliminares, um grupo formado por seis homens encapuzados adentrou em um estabelecimento comercial, efetuando disparos de arma de fogo. Procuravam, supostamente, pelo cunhado da vitima, que estava no local acompanhando o jovem, e conseguiu fugir. Esse cunhado, pelas investigações iniciais, é um presidiário que se encontra no regime aberto por recente progressão de regime. O caso seguirá sob responsabilidade da 12a DPH, que tem o delegado Ícaro Schneider como titular. A PCPE só se pronunciará ao término da investigação, cujas diligências não cessarão até a devida elucidação e captura dos responsáveis.

Colégio onde jovem estudava lamentou morte

O Colégio Madre de Deus, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, onde o adolescente cursava o 1º ano do ensino médio, divulgou nota lamentando a perda.

É com extremo pesar que o Madre de Deus comunica o falecimento do nosso querido aluno Arthur Almeida, que cursava o 1° ano do Ensino Médio.

A família Madre de Deus se compadece com a dor da família. Tuca, como era conhecido, era um menino de ouro e muita luz, que só fazia o bem, além de um excelente aluno.

O colégio, por meio de sua administração, professores, funcionários, colegas e comunidade, lamenta profundamente essa tragédia e neste momento de dor e perda, transmite os seus sentimentos aos familiares e amigos.

Estamos de luto.

Participação de Tuca Almeida no The Voice Kids

Tuca Almeida participou das audição às cegas do reality em janeiro de 2018, cantando o hit Price Tag, da cantora Jessie J. No entanto, o nervosismo do garoto refletiu na performance da música, considerada difícil, e nenhuma cadeira virou. A cantora Claudia Leitte chegou a ficar com as mãos no botão para girar sua cadeira, mas acabou não vendo oportunidade para aprová-lo.

"A história de virar a cadeira é do jogo, da brincadeira, é do programa", tentou justificar Claudia para o menino. "Isso aqui não determina nada na sua vida, nenhum movimento, não muda nada", disse a cantora.

"Eu tô muito feliz de estar aqui porque eu estava muito ansioso", afirmou Tuca, que agradeceu a oportunidade.

Lembre a entrevista de Tuca Almeida na TV JC:

Comentários

Últimas notícias