equipamentos

FIEPE realiza segunda doação de EPIs para hospitais do Recife

Estão sendo entregues mais 10.450 protetores faciais, além de 28 mil máscaras cirúrgicas triplas e 2 mil capotes

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 05/05/2020 às 11:05 | Atualizado em 05/05/2020 às 11:14
Divulgação
Protetor facial - FOTO: Divulgação

JC
Boa notícia - JC

O Sistema FIEPE iniciou, na última segunda-feira (4), a doação de mais um lote de equipamentos de protetores individuais para atender aos profissionais de saúde que atuam em hospitais públicos e sem fins lucrativos do Estado. Nesta segunda doação, estão sendo entregues mais 10.450 protetores faciais, além de 28 mil máscaras cirúrgicas triplas e 2 mil capotes. Parte dos equipamentos foi direcionada para a Secretaria de Saúde do Estado e a outra parte está sendo entregue em sete hospitais do Recife. A expectativa é que as entregas sejam concluídas nesta terça-feira (5).

Este é o segundo lote de EPIs entregue pelo Sistema FIEPE aos profissionais da saúde do Estado. Na semana passada, a entidade direcionou 6,5 mil face shields a quatro hospitais do Recife, cidade com maior número de casos de coronavírus em Pernambuco. 

» Dia de Doar: organizações filantrópicas se unem para lançar o movimento Todos Juntos Pela Solidariedade

» Profissionais de saúde produzem escudos faciais para recém-nascidos se protegerem contra o coronavírus no Recife

» Máscaras para 32 mil detentos do sistema prisional

As doações estão sendo direcionadas para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz, IMIP, Procape, Hospital Agamenon Magalhães, Hospital de Câncer de Pernambuco, Hospital da Restauração e Hospital Correia Picanço. Além destes, a Secretaria de Saúde do Estado (SES-PE) recebeu 7 mil protetores faciais que serão distribuídos em outras instituições de saúde.

Divulgação
Protetor facial - Divulgação
Divulgação
Caixas com protetores faciais - Divulgação
Divulgação
Entrega no Hospital Agamenon Magalhães - Divulgação
Divulgação
Entrega no Hospital Correia Picanço - Divulgação

As máscaras, os capotes e parte da matéria-prima utilizada na confecção dos face shields foram adquiridos com recursos oriundos da campanha Pelos Heróis da Saúde, liderada pela FIEPE e realizada entre os dias 6 e 20 de abril. No total, a ação arrecadou R$ 521 mil. “A nossa ideia é colaborar para preservar a saúde dos profissionais que estão se dedicando a salvar vidas. O objetivo da nossa campanha foi atingido e esperamos, dentro dos próximos 30 dias, realizar a doação de cerca de 300 mil itens de proteção individual para esses profissionais”, detalha o empresário e coordenador da campanha, Marcelo Tavares de Melo.

Protetores faciais

Além de recursos oriundos da campanha, a produção dos face shields contou, também, com doações feitas por diversas empresas e instituições. “A montagem dos protetores faciais está sendo feita dentro do SENAI, com a participação de profissionais da instituição. A ideia é que nosso trabalho continue ao longo do mês de maio, para que possamos atender a maior quantidade de instituições de saúde possível”, detalha a diretora regional do SENAI Pernambuco, Camila Barreto.


Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus

Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

Comentários

Últimas notícias