COLUNA GRANDE RECIFE

Máscaras para 32 mil detentos do sistema prisional

Equipamentos foram entregues na manhã desta segunda-feira

Felipe Vieira
Cadastrado por
Felipe Vieira
Publicado em 04/05/2020 às 14:53 | Atualizado em 04/05/2020 às 14:53
Seres
Detentos recebem máscaras para ajudar na prevenção ao coronavírus - FOTO: Seres

Existe uma grande - e óbvia - preocupação com as consequências de uma eventual invasão da pandemia de coronavírus dentro do sistema prisional. 

Para além da possível perda de vidas e do aumento de doentes pressionando ainda mais o já estrangulado sistema de saúde no Estado, há a preocupação sobre como proceder no caso de uma infecção em massa nas unidades prisionais.

Como tratar os presos com sintomas leves? Liberando para prisão domiciliar? Haveria monitoramento eletrônico para todos? 

A polêmica Resolução 62 do Conselho Nacional de Justiça prevê a liberação de detentos que se enquadrem nos grupos de risco para contrair a doença. Já houve casos de presos sendo recapturados após não respeitarem o monitoramento e, recentemente, a informação de que o cunhado do cantor Tuca Almeida (ex-The Voice Kids), 15 anos, morto na última sexta-feira (1), em Jaboatão dos Guararapes, Grande Recife, seria um um detento liberado dentro dessas condições.

Até agora o sistema tem segurando bem a onda. Há um clima de relativa tranquilidade com relação a possíveis infecções.

Neste segunda-feira (4), a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) distribuiu máscaras de tecido para todo o sistema prisional de Pernambuco. Para cada um dos 32 mil detentos foram duas unidades.

"É mais uma iniciativa de prevenção do novo coronavírus nas unidades prisionais. Desta vez, com o apoio do presidente do Conselho do Instituto Ação pela Paz, Jayme Brasil Garfinkel, que doou 65 mil máscaras à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos. Os profissionais das unidades também são contemplados com a doação", diz a Seres.

A secretaria explica que, desde o início da pandemia, vem adotando medidas para prevenir a disseminação do vírus entre servidores, familiares e presos. "Já houve suspensão das visitas familiares, disponibilização de EPIs para servidores, desinfecção de ambientes prisionais, capacitação das equipes de saúde e policiais penais para o adequado acolhimento, reconhecimento precoce e controle dos casos suspeitos da Covid-19 - essa ação em parceria com a Secretaria de Saúde de Pernambuco - além de doações, através de parceiros, de materiais de higiene pessoal aos presos".

 

Comentários

Últimas notícias