NOVO CORONAVÍRUS

Justiça impõe responsabilidade por lockdown em Pernambuco a Paulo Câmara, que evita questionamento

Diante da guerra de notas, governador não se pronunciou sobre o tema. Governo soltou comunicado em que repete discurso adotado há dias

Ciara Carvalho
Cadastrado por
Ciara Carvalho
Publicado em 07/05/2020 às 23:27 | Atualizado em 08/05/2020 às 0:11
YACY RIBEIRO/JC IMAGEM
Filas em frente a agência da Caixa Econômica do bairro da Encruzilhada. - FOTO: YACY RIBEIRO/JC IMAGEM

A possibilidade de decretação de lockdown em Pernambuco virou uma novela, travada nos bastidores políticos, marcada pelo silêncio dos protagonistas e longe de um desfecho que só faz aumentar ainda mais a incerteza da população. Nesta quinta-feira (7), diante da decisão da Justiça negando o pedido feito pelo promotor do Ministério Público Estadual Solon Ivo para a decretação do isolamento total no Estado, um novo e confuso capítulo foi escrito. O imbróglio cresceu depois que o próprio MPPE, não mais na figura do promotor, mas agora na do procurador-geral, Francisco Dirceu Barros, soltou uma nota se posicionando contra a adoção do lockdown.

>> Entenda o que é um lockdown durante a pandemia do coronavírus

Alheio ao posicionamento do chefe institucional e legitimado pela independência funcional do cargo, o promotor anunciou que vai recorrer da decisão. Na prática, a Justiça devolveu ao Executivo um papel que é e sempre foi dele. Caberá ao governador, Paulo Câmara (PSB), ou ao prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), decidir se vai, ou não, assumir o ônus da medida extrema. Tudo isso no dia em que o Estado bate mais um recorde de novos infectados, com 943 casos registrados em apenas 24 horas. As perdas já somam 845 vidas.

Comitê Científico do Consórcio Nordeste recomenda lockdown em estados com ocupação alta de leitos

Pernambuco e mais cinco estados já têm colapso na rede privada de UTIs, diz Confederação Nacional de Saúde

Indecisão de Paulo Câmara sobre lockdown pode estragar trabalho que fez até agora no combate ao coronavírus

Pernambuco tem 287 mortes aguardando resultado do teste para coronavírus

O dia começou movimentado. Era exatamente 1h10 da madrugada quando o juiz Breno Duarte Ribeiro de Oliveira, da 1ª Vara da Fazenda Pública da Capital, inseriu no sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJE) sua decisão, indeferindo o pedido feito pelo promotor. Em síntese, o magistrado baseava seu argumento na justificativa de que não cabe ao Judiciário determinar a aplicação de lockdown. A medida, segundo o juiz, deve ser tomada, se for o caso, pelo Poder Executivo. “Neste momento, portanto, cabe ao representante do Poder Executivo tomar as decisões à vista dos fatos e com base nos elementos científicos presentes nas informações de que dispõe, a partir dos órgãos técnicos”, afirmava um dos trechos da decisão.

A notícia ainda ganhava as manchetes, quando, por volta das 10h30, o procurador-geral do Ministério Público soltou uma nota afirmando, com todas as letras, que a instituição era contra o pedido feito pelo próprio MPPE, só que na caneta do promotor Solon Ivo. “A posição oficial do Ministério Público de Pernambuco, firmada por seu gabinete de crise, é que, no momento, não há nenhum dado científico demonstrando a necessidade de decretação de lockdown no Estado de Pernambuco”.

Diante do questionamento sobre o que levou o chefe da instituição a se posicionar publicamente contrário à ação proposta pelo promotor, Solon Ivo deu a seguinte resposta: “Essa pergunta tem que ser feita a ele. Não vou fazer juízo de valor”. Sobre o pedido em favor de lockdown, o promotor explicou que a motivação fundamenta-se no crescente número de infectados e mortos em Pernambuco. “O Estado até aqui não editou normas para restringir a circulação de pessoas nas ruas. Fez apenas recomendações que, claramente, não estão sendo respeitadas. Basta ver a quantidade de gente nas ruas. É preciso que haja o fechamento dessa circulação com o propósito de salvar vidas”, afirmou. Ele disse que vai entrar com um agravo de instrumento no Tribunal de Justiça de Pernambuco, insistindo na decretação do isolamento total. O recurso será analisado por um dos desembargadores da Câmara de Direito Público, a quem cabe a apreciação do pedido.

"AFRONTA À INDEPENDÊNCIA"

À tarde, colocando ainda mais lenha na fogueira, a Associação do Ministério Público também publicou uma nota criticando as declarações do procurador-geral. Considerou que o posicionamento “afronta claramente a independência funcional conferida pela Carta Magna aos membros do Ministério Público brasileiro, especialmente a do Promotor de Justiça Solon Ivo da Silva Filho, membro do MPPE há 25 anos”. Procurada, a assessoria do Ministério Público informou que o procurador não iria dar entrevistas, ficando restrito à nota publicada pela manhã.

A mesma postura foi adotado pela Prefeitura do Recife e pelo governo do Estado. Ambos optaram por se posicionar apenas através de comunicados enviados à imprensa. E não realizaram entrevistas coletivas durante o dia. “A Prefeitura do Recife informa que desde o início da pandemia tem realizado ações para conter a disseminação do novo coronavírus, sendo, por exemplo, a primeira cidade do País a decretar a suspensão das aulas. Diariamente, todos os cenários são analisados através de dados científicos e epidemiológicos para a tomada de decisão. Medidas mais rígidas ainda não foram descartadas”.

O governo do Estado trilhou o mesmo caminho. “Em relação à possibilidade de decretação de novas medidas restritivas no enfrentamento ao novo coronavírus, o governo de Pernambuco seguirá, como vem fazendo desde o dia 12 de março, realizando a avaliação diária das ações efetivadas. Novas iniciativas não estão descartadas para o reforço do isolamento social, que é o melhor instrumento para o achatamento da curva de disseminação do vírus, conforme orientam as autoridades sanitárias”.

Internamente, tanto no Palácio do Campo das Princesas quanto na sede da Prefeitura do Recife, a avaliação é a de que não será decretado lockdown se não houver um efeito prático concreto dessa medida extrema. Dois exemplos estão sendo considerados. O de São Luís, capital do Maranhão, cuja decretação de bloqueio total, via Justiça, não conseguiu efetivamente retirar as pessoas das ruas. E o de São Paulo, que lidera o número de casos de contaminados e mortos no País, e que tem estudado a possibilidade de retorno dos rodízios de carros como forma de restringir a circulação da população na capital.

Em Pernambuco, após um festival de notas conflitantes e comunicados à imprensa, que só repetem o que já vem sendo dito há dias, a população foi dormir com o mesmo sentimento de indefinição com que acordou. Mas assombrada por números cada vez mais alarmantes.

Comentários

Últimas notícias