Saúde

Após acordo judicial, respiradores comprados pela Prefeitura do Recife só devem ser entregues em junho

Gestão havia conseguido uma liminar favorável no último dia 4 de maio, obrigando que os equipamentos fossem entregues ainda este mês

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 20/05/2020 às 12:27 | Atualizado em 20/05/2020 às 12:50
JAILTON JR./JC IMAGEM
O Recife foi alvo de operações da Polícia Federal por conta de aquisições em meio à pandemia - FOTO: JAILTON JR./JC IMAGEM

Após cumprimento de mandado de busca e apreensão pela Justiça, na empresa fornecedora, no último sábado (16), o novo prazo para o recebimento de 36 ventiladores pulmonares adquiridos pela Prefeitura do Recife em março é, agora, dia 11 de junho. A gestão havia conseguido uma liminar favorável no último dia 4 de maio, obrigando que os equipamentos fossem entregues ainda este mês, porém, em um acordo judicial entre a Prefeitura e empresa, a nova data estabelecida ficou para junho. A informação foi divulgada pelo prefeito Geraldo Julio, na manhã desta quarta-feira (20), em coletiva de imprensa online.

"O mandado foi cumprido no último sábado. A empresa não tinha respiradores em estoque. O juiz marcou uma audiência e foi firmado um acordo com a empresa, um acordo homologado pelo juiz, para que a empresa entregue os 36 respiradores, que está importando da China. A gente está na expectativa de que a empresa cumpra o acordo judicial realizado", disse Geraldo Julio. A Prefeitura do Recife havia obtido decisão favorável à garantia da entrega dos equipamentos junto à empresa Lifemed Industrial de Equipamentos e Artigos Médicos S/A. A compra foi feita em março, mas a empresa fornecedora pedia revisão de preços alegando reequilíbrio econômico financeiro do contrato.

Segundo o prefeito, atualmente a capital pernambucana tem cerca de 700 leitos abertos para atender pacientes com o novo coronavírus e, para que novos leitos passem a funcionar nos hospitais de campanha, a prefeitura aguarda a chegada de novos respiradores. "A prefeitura já tem seis contratos assinados com diversos fornecedores e estamos aguardando a entrega desses respiradores pelo fornecedores", comentou.

De acordo com as informações divulgadas pela gestão municipal, a cidade adquiriu 500 ventiladores, dos quais 122 foram entregues e distribuídos para os leitos dos sete hospitais de campanha. Os equipamentos são essenciais para os casos mais graves da covid-19. A expectativa é de que sejam abertas 370 vagas de UTI, ao todo. Segundo o prefeito, mais de 700 pessoas que estavam internadas em leitos dos hospitais de campanha já receberam alta. Ao todo, oito mil pacientes foram atendidos nas unidades e dois mil foram internados.

Unidades básicas de saúde

Durante a coletiva, que contou com a participação do secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, também foi divulgada a reestruturação das unidades básicas de saúde, para receber pacientes com sintomas moderados de gripe ou covid-19. Ao todo, são 20 locais, entre unidades de saúde da família, upinhas e unidades básicas tradicionais do Recife que passaram a atender, exclusiva ou parcialmente, estes pacientes. De acordo com Jailson, desde o 4 de maio, oito unidades já tinham passado por essa mudança e o número foi ampliado para 20. A lista pode ser consultada no site da Prefeitura.

"As outra 130 unidades de saúde da atenção primária do Recife continuam abertas, e elas precisam estar abertas para fazer os atendimentos essenciais, a exemplo da vacina, tratamento de tuberculose, hanseníase, diabetes, hipertensão e realização de pre-natal", comenta o secretário. Ele explica que o objetivo da reestruturação e de designar as unidades de referência é separar o fluxo de pessoas com suspeita do novo coronavírus e os que não têm.

"A gente viu notícias do mundo inteiro que muitas das contaminações aconteciam nas filas de espera das unidades de saúde. O Recife separou o atendimento de casos suspeitos, mesmo na atenção primária, deixando essas 20 unidades, que já fazem atendimento. Hoje já somam mais de 5700 atendimentos feitos nessas unidades", acrescenta.

Nas unidades, que têm atendimento das 7h às 18h, os profissionais usam um sistema eletrônico para organizar o fluxo, classificando o risco de acordo com a gravidade. Após a consulta com o profissional de saúde, o paciente pode ser encaminhado para isolamento domiciliar ou encaminhamento para internação em leito de enfermaria ou UTI.

Uso da cloroquina

Questionado na coletiva, o secretário Jailson Correia também falou que o Recife vai seguir o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde sobre o uso da cloroquina no tratamento dos pacientes com covid-19. Sobre a queda no isolamento social no Recife após o decreto que instituiu regras mais rígidas desde o último sábado (16), o secretário disse que era preciso comparar dia a dia e que não é adequado fazer a comparação entre um dia de semana e um no fim de semana.

Comentários

Últimas notícias