Saúde

Hospital de Referência para combate ao coronavírus é inaugurado em Goiana

A prefeitura também vai inaugurar, até o final do mês, uma unidade construída com recursos próprios

Douglas Hacknen
Cadastrado por
Douglas Hacknen
Publicado em 20/05/2020 às 20:22 | Atualizado em 20/05/2020 às 21:38
Clara Gouvêa/FCA
Novo hospital em Goiana construído em parceria com a GEEP - FOTO: Clara Gouvêa/FCA

Começou a funcionar nesta quarta-feira (20), na cidade de Goiana, Zona da Mata Norte do Estado, um Hospital de Referência à covid-19. Com capacidade para 30 leitos dedicados exclusivamente aos pacientes suspeitos e confirmados da doença, a Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) foi construída e equipada pelo Grupo Fiat-Chrysler Automobiles (FCA), que conta com uma fábrica instalada na cidade. A iniciativa é uma parceria com o Governo de Pernambuco que ficará responsável pela administração. O grupo FCA não divulgou quanto está investindo nas ações de combate ao coronavírus.

>> Jeep vai construir hospital com 100 leitos em Goiana para ajudar no tratamento do coronavírus

Por se tratar de um equipamento novo, os leitos estão sendo implantados de forma gradativa. Quando todos os leitos estiverem funcionando, a unidade vai abrigar um total de 100 pacientes, sendo 10 exclusivamente em UTIs. O local ainda vai contar com a realização de exames de raio-X e laboratoriais. 

A cidade de Goiana registrou um total de 169 pessoas infectadas, sendo 37 entre servidores municipais; 22 vidas foram perdidas e 20 pessoas estão recuperadas. Do total, 38 casos ainda aguardam o resultado dos exames laboratoriais.

A secretária executiva de Atenção à Saúde do Estado, Cristina Mota, destacou que o Pernambuco precisa "estar preparados e apresentar respostas contra a covid-19 em diversas regiões. Estamos vivenciando um momento de crescimento do número de casos em Pernambuco, demandando estratégias rápidas e precisas de vigilância e assistência à saúde", afirmou.

Hospital municipal

DIVULGAÇÃO
Obra em hospital de Campanha na cidade de Goiana - DIVULGAÇÃO

Na cidade também estão sendo tomadas medidas, pela Prefeitura, com o intuito de ampliar a oferta de leitos. Uma 'Upinha' está sendo reformada para que o local seja utilizado como hospital de campanha. Com valor inicial estimado de R$ 750 mil, a previsão já foi elevada para R$ 900 mil, segundo informações do município.

Iniciada em meados do mês de abril, a expectativa da Secretaria de Obras é que o novo hospital seja entregue até o final de maio. Segundo a prefeitura, todos os recursos utilizados na reforma são do município, mas uma Parceria Público Privada (PPP), com duas empresas da localidade, vai proporcionar a aquisição de 5 a 10 respiradores para a montagem de leitos de UTI.

A secretária de Obras Isabela Soares destacou que "já estamos na fase dos acabamentos. Queremos finalizar tudo o mais rápido possível e fazer com esse hospital salve vidas".

 

DIVULGAÇÃO
Obra em hospital de Campanha na cidade de Goiana - FOTO:DIVULGAÇÃO

Comentários

Últimas notícias