Prejuízos

Sem finalização de obras do Canal do Fragoso, população de Olinda teme chegada das chuvas

Neste sábado (23), diversos trechos do canal transbordaram

Vanessa Moura
Cadastrado por
Vanessa Moura
Publicado em 23/05/2020 às 18:04 | Atualizado em 23/05/2020 às 23:29
Cortesia
Trechos de alagamento do Canal do Fragoso neste sábado (23) - FOTO: Cortesia

Basta chover um pouco além do normal e a população dos bairros de Jardim Fragoso e Jardim Atlântico, em Olinda, no Grande Recife, já começa a ficar apreensiva. Foi assim, mais uma vez, na manhã deste sábado (23), quando a região ficou entre os principais pontos de concentração de chuva do Estado, com 86,38 mm de precipitação só nas últimas 12h, de acordo com monitoramento da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). Desta vez, a chuva deu uma trégua antes que a maré chegasse no ponto mais alto, previsto para 16h. Mas, mesmo assim, o Canal do Fragoso transbordou em diversos trechos, como mostram as imagens, captadas e editadas pelo celular por Bruno Campos, da JC Imagem:

O Canal do Fragoso é o trecho principal do pacote de obras Via Metropolitana Norte iniciada em 2013, que deveria ter sido entregue em 2016, mas teve seu calendário de conclusão esticado para 2022. Tal obra, que representava uma promessa aos moradores da localidade de que as enchentes, que anualmente causam transtornos, seriam extintas, têm sido contraditoriamente o grande pesadelo da população que mora nos entornos, já que desde o seu início, a situação que já era ruim, piorou. Moradores da região acreditam que o aumento e intensidade dos alagamentos no período de inverno estão relacionados com a obra inacabada.

» Penúltimo final de semana de lockdown no Grande Recife começa com chuva forte e alerta da Apac

Desde que viu pela primeira vez a água da chuva invadir sua casa há quatro anos, o professor e geógrafo Mário Melo não consegue mais dormir tranquilo quando a Apac emite um alerta de chuva forte. Morador de Jardim Atlântico há quase 20 anos, ele não tem dúvidas de que o fato da obra não ter sido concluída aumenta o risco de alagamento. "Antes da obra começar, nunca tinha alagado tão próximo da minha casa. E, desde então, a ameaça a cada inverno é constante". Após inauguração das pontes da Avenida Fagundes Varela e da Rua Aluísio de Azevedo, pouco antes da pandemia do novo coronavírus chegar na cidade, as obras praticamente pararam, segundo ele. "Após o trecho que foi alargado, o leito do rio volta ao traçado original, bastante estreito, que ainda não foi contemplado pelas obras e, por isso, representa um grande problema porque reduz consideravelmente a vazão do canal", relatou Mário.

Cortesia
Trechos de alagamento do Canal do Fragoso neste sábado (23) - Cortesia
Cortesia
Trechos de alagamento do Canal do Fragoso neste sábado (23) - Cortesia
Cortesia
Trechos de alagamento do Canal do Fragoso neste sábado (23) - Cortesia
Cortesia
Trechos de alagamento do Canal do Fragoso neste sábado (23) - Cortesia
Cortesia
Trechos de alagamento do Canal do Fragoso neste sábado (23) - Cortesia
Cortesia
Trechos de alagamento do Canal do Fragoso neste sábado (23) - Cortesia


Segundo a Secretaria Executiva de Serviços Públicos de Olinda, ações de limpeza do canal estão sendo realizadas desde a primeira quinzena de abril para evitar alagamentos e prejuízos aos moradores, mas o órgão diz que aguarda atuação da Companhia Estadual de Habitação do Estado (Cehab-PE), responsável pela obra. Veja nota enviada pelo assessoria de imprensa da prefeitura:

"A Secretaria Executiva de Serviços Públicos de Olinda informa que já está fazendo a limpeza do canal. E que ainda, haverá um trabalho conjunto entre a Prefeitura e a CEHAB, no canal. A prefeitura aguarda apenas a confirmação do início por parte da CEHAB."

Logo após a inauguração da nova ponte da Avenida Fagundes Varela, no dia 17 de fevereiro, o que se observa é uma diminuição considerável de trabalhadores na obra, que coincide com o isolamento social imposto pela pandemia. O projeto compreende três fases, mas apenas a primeira etapa, foi finalizada.  

Etapas do projeto: 

1ª etapa: alargamento do Canal do Fragoso para 45 metros de largura, entre a PE-15 e o Maxxi Atacado, revestimento de 2,3 km do canal e a construção de oito pontes. Cerca de R$ 165 milhões investidos. 

2ª etapa: construção de 600 metros da Via Metropolitana Norte com ciclovias e rede de drenagem, entre a PE-15 e Jardim Atlântico.

3ª etapa: construção das alças de entroncamento da PE-15, que ligará a rodovia estadual à Via Metropolitana Norte.

A reportagem do JC questionou a Cehab sobre o andamento das obras, que enviou os seguintes esclarecimentos:

"A Companhia Estadual de Habitação e Obras informa que acompanhou as chuvas neste sábado (23) e monitorou o nível de água do Canal do Fragoso, em Olinda. Em toda a extensão do canal foi possível avaliar que a água não transbordou no trecho concluído pela Cehab e entregue em março a prefeitura de Olinda. Nessa fase foram revestidos 2,3 km de canal e construídas oito pontes. A companhia vem trabalhando agora na segunda fase que consiste na pavimentação de duas faixas de rolamento que vão da altura da Avenida Coronel João de Melo Morais a rua Bom Jardim. Além da pandemia, o período de chuva também ocasionou na redução dos serviços, mas não houve paralisação total.

A companhia esclarece ainda que a drenagem das ruas e a limpeza de todo o canal do Fragoso, além dos afluentes são de responsabilidade do município.

Comentários

Últimas notícias