coronavírus

Gêmeas prematuras recém-nascidas precisam de doação; mãe está internada com coronavírus

A mãe das bebês deu entrada no hospital em estado grave de uma síndrome respiratória

Alice Albuquerque
Cadastrado por
Alice Albuquerque
Publicado em 24/05/2020 às 17:14 | Atualizado em 24/05/2020 às 17:47
Fotos Públicas
A equipe de pediatria da teria constatado que o bebê, do sexo masculino, tem entre 3 e 5 dias de nascido. - FOTO: Fotos Públicas

Em meio às turbulências de uma pandemia e uma gravidez de gêmeas com 32 semanas, Daniela Ferreira da Silva deu entrada no Hospital Agamenon Magalhães, no Recife, na última quinta-feira (21), em estado grave de uma síndrome respiratória (Srag) devido ao coronavírus.

Por complicações, os obstetras do hospital decidiram fazer uma cesariana. Poucas horas após o parto, mãe e filhas foram separadas. A mãe segue internada no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP). Devido às complicações e ao parto prematuro, a família necessita de ajuda com doação de fraldas, roupas, materiais de higiene para as gêmeas recém-nascidas. 

>> Em última semana da quarentena, Governo de Pernambuco vai aumentar bloqueios para fiscalização de rodízio

De acordo com a diretora do Hospital Agamenon Magalhães, Cláudia Miranda, a paciente Daniela Ferreira da Silva de 30 anos, grávida de gêmeas e com 32 semanas de gestação deu entrada no hospital com um quadro grave de "uma síndrome respiratória e de imediato foi para um leito de terapia intensiva".

>> Manifesto da Academia Pernambucana de Medicina pede compromisso com o isolamento social

"Cerca de uma hora depois, a equipe obstétrica optou pela cesariana. O Agamenon é referência para covid-19 em algumas áreas, mas não maternidade. Quando essas situações chegam, geralmente encaminhamos ao IMIP, mas lá não tinha vaga na UTI naquela hora. A recebemos, assistimos e fizemos a cesariana", afirmou.

Cláudia informou que as gêmeas nascidas de sete meses, com 1420kg e 1860kg, foram colocadas em uma área do hospital "à parte para essas situações que não conseguimos transferência".

Procurada pela reportagem do JC, a Secretaria de Saúde do Estado informou que as recém-nascidas seguem no Hospital Agamenon Magalhães sem previsão de alta hospitalar, com quadro de saúde estável, dieta por sonda e sem necessidade de oxigenioterapia. Também foi comunicado que a coleta de amostras das bebês para a testagem do coronavírus já foram feitas.

De acordo com o pai de Daniela, José Willams, ela tem mais dois filhos, uma de 10 e outro de quatro anos. E o que mais estão precisando no momento é fralda e material de higiene, "mas o que vier, é bem-vindo", ressaltou.

Sobre o estado de saúde de Daniela, ele também informou que ela teve uma "pequena melhora, mas o estado de saúde continua crítico, ela está intubada e sedada na UTI 3 do IMIP".

Para a doação de fralda, roupas, leite, o ponto de arrecadação é na casa da família, localizada na rua Carlos Alberto Barbosa, número 41, no Bairro do Arruda (próximo ao estádio do Santa Cruz). Podendo procurar por Bianca, mãe de Daniela; ou José Willams, pai. O contato pode ser através dos respectivos telefones: (81) 9.8316-2087 (mãe), ou (81) 9.8817-3501 (pai).

Comentários

Últimas notícias