COLETA

Com estoque de sangue baixo, doações podem ser feitas com transporte gratuito no Grande Recife

Até o dia 19 de junho, corridas de ida e volta com destino à sede do Hemope no Recife serão gratuitas para doadores de sangue

Katarina Moraes
Cadastrado por
Katarina Moraes
Publicado em 29/05/2020 às 11:53 | Atualizado em 29/05/2020 às 12:07
DIVULGAÇÃO/HEMOPE
Antes da pandemia, as doações no Hemope eram em torno de 300 bolsas por dia. Com as medidas de isolamento social impostas, cerca de 180 bolsas são recebidas por dia - FOTO: DIVULGAÇÃO/HEMOPE

ARTE/JC
Selo Boa Notícia - ARTE/JC

“Saia de Casa se for para fazer o Bem”. Este foi o lema escolhido pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) para intitular a campanha de doação de sangue durante a quarentena do novo coronavírus, principal fator responsável pelo déficit de 50% no estoque durante o mês de maio. A chamada foi, inclusive, corroborada pelo Governo do Estado, ao permitir que doadores circulem em Pernambuco, desde que respeitem o dia de rodízio de placas de veículos nas cinco cidades em lockdown e portem a comprovação de agendamento em um sete dos centros, localizados na Região Metropolitana do Recife, Agreste e no Sertão.

Atualmente, o Hemope responde por mais de 80% de todo o sangue coletado no Estado e 90% da demanda do SUS. A diretora de Hemoterapia da instituição, Anna Fausta, reforça a falta de todos os oito tipos sanguíneos, e a importância do centro para a saúde pública e privada. “Nós somos o principal hemocentro do Estado, o único público. Por isso, somos responsáveis pela coleta de sangue para atender a todos os hospitais do Sistema Único de Saúde e também aos centros particulares, caso necessitem”. A cada doação, até quatro vidas podem ser salvas.

Antes da pandemia a coleta era em torno de 300 bolsas por dia. Com as medidas de isolamento social impostas, a coleta está em torno de 180 bolsas por dia. A presidente do Hemope, Gessyanne Paulino, informa que o Hemope está dentro das condições de higiene propostas contra o coronavírus. “Tomamos os cuidados de distanciamento recomendados pelo Ministério de Saúde e não coletamos o sangue dos candidatos que estiverem gripados”, pontua a diretora, que ainda ressalta que as pessoas doem sangue de máscara.

Corrida gratuita

O Hemope firmou uma parceria com o aplicativo de transporte Cabify e administradora de cartões de crédito Credicard e, agendando a doação desde o dia 20 de maio até 19 de junho (com exceção dos sábados), serão gratuitas as corridas para ir e voltar da sede no Recife, situada na rua Joaquim Nabuco, 171, no bairro das Graças, Zona Norte da capital pernambucana.

O horário de doação válido para ganhar o desconto é de segunda a sexta-feira de 08h às 18h. Para participar, basta inserir o código DOECREDICARD na aba “Cupom de Desconto” do aplicativo Cabify, disponível na App Store e Play Store. A campanha é válida apenas para a Região Metropolitana do Recife.

Como agendar

Para agendar o atendimento no Recife, basta ligar para o número 0800-081-1535. O agendamento é feito de segunda a sexta-feira entre as 07h e 19h. Segundo a assessoria do Hemope, a partir do agendamento, uma mensagem de texto com a declaração que permite a saída durante o isolamento será enviada para o celular do doador.

Já quem quiser agendar na sede de Caruaru, o número é (81) 3719-9569.

Quem pode doar

Para doar sangue, a pessoa deve ter entre 16 anos e 69 anos e 11 meses (59 anos e 11 meses para a primeira doação). Os menores de 18 anos precisam da presença do responsável legal (pai ou mãe), bem como levar xerox da identidade.

É necessário ter mais de 50 kg, estar alimentado e em boas condições de saúde, além de apresentar um documento original, com foto. São exemplos: identidade, carteira de habilitação ou carteira de trabalho. Crachás não são aceitos, já os intervalos entre as doações de sangue, são de três meses, para homens, e quatro meses, para mulheres. O Hemope funciona das 7h15 às 18h30, de segunda a sábado, inclusive nos feriados.

Horário de funcionamento no interior

 

 

ARTE/JC
Selo Boa Notícia - FOTO:ARTE/JC

Comentários

Últimas notícias