“Saia de Casa se for para fazer o Bem”. Este foi o lema escolhido pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) para intitular a campanha de doação de sangue durante a quarentena do novo coronavírus, principal fator responsável pelo déficit de 50% no estoque durante o mês de maio. A chamada foi, inclusive, corroborada pelo Governo do Estado, ao permitir que doadores circulem em Pernambuco, desde que respeitem o dia de rodízio de placas de veículos nas cinco cidades em lockdown e portem a comprovação de agendamento em um sete dos centros, localizados na Região Metropolitana do Recife, Agreste e no Sertão.
Atualmente, o Hemope responde por mais de 80% de todo o sangue coletado no Estado e 90% da demanda do SUS. A diretora de Hemoterapia da instituição, Anna Fausta, reforça a falta de todos os oito tipos sanguíneos, e a importância do centro para a saúde pública e privada. “Nós somos o principal hemocentro do Estado, o único público. Por isso, somos responsáveis pela coleta de sangue para atender a todos os hospitais do Sistema Único de Saúde e também aos centros particulares, caso necessitem”. A cada doação, até quatro vidas podem ser salvas.
Antes da pandemia a coleta era em torno de 300 bolsas por dia. Com as medidas de isolamento social impostas, a coleta está em torno de 180 bolsas por dia. A presidente do Hemope, Gessyanne Paulino, informa que o Hemope está dentro das condições de higiene propostas contra o coronavírus. “Tomamos os cuidados de distanciamento recomendados pelo Ministério de Saúde e não coletamos o sangue dos candidatos que estiverem gripados”, pontua a diretora, que ainda ressalta que as pessoas doem sangue de máscara.
Corrida gratuita
O Hemope firmou uma parceria com o aplicativo de transporte Cabify e administradora de cartões de crédito Credicard e, agendando a doação desde o dia 20 de maio até 19 de junho (com exceção dos sábados), serão gratuitas as corridas para ir e voltar da sede no Recife, situada na rua Joaquim Nabuco, 171, no bairro das Graças, Zona Norte da capital pernambucana.
O horário de doação válido para ganhar o desconto é de segunda a sexta-feira de 08h às 18h. Para participar, basta inserir o código DOECREDICARD na aba “Cupom de Desconto” do aplicativo Cabify, disponível na App Store e Play Store. A campanha é válida apenas para a Região Metropolitana do Recife.
Como agendar
Para agendar o atendimento no Recife, basta ligar para o número 0800-081-1535. O agendamento é feito de segunda a sexta-feira entre as 07h e 19h. Segundo a assessoria do Hemope, a partir do agendamento, uma mensagem de texto com a declaração que permite a saída durante o isolamento será enviada para o celular do doador.
Já quem quiser agendar na sede de Caruaru, o número é (81) 3719-9569.
Quem pode doar
Para doar sangue, a pessoa deve ter entre 16 anos e 69 anos e 11 meses (59 anos e 11 meses para a primeira doação). Os menores de 18 anos precisam da presença do responsável legal (pai ou mãe), bem como levar xerox da identidade.
É necessário ter mais de 50 kg, estar alimentado e em boas condições de saúde, além de apresentar um documento original, com foto. São exemplos: identidade, carteira de habilitação ou carteira de trabalho. Crachás não são aceitos, já os intervalos entre as doações de sangue, são de três meses, para homens, e quatro meses, para mulheres. O Hemope funciona das 7h15 às 18h30, de segunda a sábado, inclusive nos feriados.
Horário de funcionamento no interior
Comentários