CORONAVÍRUS

Lockdown tem mais de 600 mil veículos e pessoas abordados

Durante o período, 19 pessoas foram presas por descumprirem as regras

Amanda Rainheri
Cadastrado por
Amanda Rainheri
Publicado em 31/05/2020 às 20:05 | Atualizado em 31/05/2020 às 22:23
ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Políciais militares e guarda municipal fazendo blitz para fiscalização do lockdown e rodízio de veículos pelo combate do novo coronavírus, Covid-19, no Cabanga em Recife, Pernambuco, Brasil. - FOTO: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

Até o último sábado (30), penúltimo dia do lockdown nos municípios de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata, mais de 407 mil pessoas e 257 mil veículos haviam sido abordados e orientados dentro da Operação Quarentena, comandada pela Secretaria de Defesa Social (SDS). Dezenove pessoas foram presas por crimes como desacato e descumprimento de medidas sanitárias. O balanço completo, com os números deste domingo (31), será divulgado nesta segunda-feira (1º).

>> Sem lockdown, Pernambuco estabelece regras para isolamento social; veja as orientações

>> Painel com os números da covid-19 em Pernambuco

>> Novo normal já é realidade. Confira fotos de atrativos turísticos reabertos no Brasil, Europa e Ásia

Com o fim do decreto que previa quarentena mais dura, deixam de funcionar a partir desta segunda os bloqueios nas entradas dos cinco municípios da Região Metropolitana do Recife. Também deixa de ser obrigatória a apresentação de declaração de serviço essencial para transitar pelas ruas. As medidas restritivas, no entanto, continuam em vigor. Permanece obrigatório o uso de máscaras para quem precisa sair de casa e continua vedado o acesso a praia, calçadões e parques e o funcionamento de shoppings, lojas e prestadores de serviço que não se enquadrem como atividades essenciais.

Até sábado, a SDS, em parceria com outras pastas do governo Estadual e com as prefeituras dos cinco municípios, haviam fiscalizado 58.361 estabelecimentos. De acordo com o secretário-executivo de Defesa Social, Humberto Freire, o trabalho continua. "Serão 100 equipes nas ruas da Região Metropolitana do Recife, atuando dentro da Operação Choque de Ordem e levando orientações quanto à obrigatoriedade do uso de máscaras e as demais medidas determinadas pelo novo decreto", afirmou. 

Para ele, apesar da quarentena não ter alcançado os 70% de isolamento recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar a disseminação do novo coronavírus (covid-19), o impacto deve ser positivo. "Os 70% é o máximo que se busca, uma meta mundial de isolamento, mas quando a gente vê a realidade dos diferentes países e dos diferentes Estados vê que Pernambuco teve um resultado extremamente positivo. O Estado e esses cinco municípios estiveram entre os maiores índices de isolamento social do País nesse período, com média de 53%", avalia. 

O Governo de Pernambuco deve apresentar nesta segunda-feira um plano de retomada gradual das atividades, ao longo de 11 semanas. 

Comentários

Últimas notícias