Cidade do Porto, no norte de Portugal, instalará semáforos para indicar nível de ocupação da praia - FOTO: SMARTCITY/DIVULGAÇÃO
Conteúdo atualizado no dia 1 de junho, às 13h
Praia com hora marcada, controle de acesso via aplicativo e contador de banhistas. Atrativos turísticos abertos até a noite para distribuir melhor os visitantes. Capacidade de bares, restaurantes e cafés reduzida em até 50%. Check in online, menu por QR code e cada vez mais processos digitalizados. Distanciamento de pelo menos dois metros nos aeroportos e nada de serviço de bordo. Trabalhadores e clientes sempre de máscara e álcool em gel para todo lado. A retomada gradual das atividades turísticas na Europa e na Ásia, assim como em cidades do Brasil como Gramadoe Foz do Iguaçu, já dão um gostinho, nem sempre doce, de como será o novo normal no setor (veja no fim da matéria os locais já reabertos ou próximos de voltar a funcionar).
Por um bom tempo, os deslocamentos em longas distâncias sofrerão restrições e os viajantes habituados a desbravar a “grande aldeia global” ficarão restritos às chamadas “bolhas de viagens”. O conceito, já em uso na Lituânia, Letônia e Estônia, no Leste Europeu, prevê a circulação de pessoas apenas em regiões com curvas semelhantes de controle do contágio. Alemanha, Áustria, Suíça, Austrália e Nova Zelândia planejam adotar o mesmo modelo.
O Miradouro de Nossa Senhora do Monte, também conhecido como um dos miradouros da Graça, em Lisboa, aos poucos volta a ser ocupado por moradores e turistas - CARLOS DIOGO SANTOS/CORTESIA
Parque da Serra Bondinhos Aéreos já abre de sexta a domingo em Canela (RS) - DIVULGAÇÃO
Gondoleiros e casais românticos agora de máscara no novo normal do turismo em Veneza - ANDREA PATTARO/AFP
Até crianças devem usar máscaras na Itália, como o garotinho que passeia na Piazza Navona - DIVULGAÇÃO
Na Basílica de São Pedro, no Vaticano, visitantes usam máscaras em frente à Pietà, de Michelângelo - VICENZO PINTO/AFP
Muralha da China teve alguns trechos reabertos - HANSON LU/UNSPLASH
Adesivo indica necessidade de distanciamento social em frente do Partenon, na Acrópole de Atenas, na Grécia - ARIS MESSINIS/AFP
Gramado Zoo é um dos atrativos que já podem ser visitados na cidade da Serra Gaúcha - DIVULGAÇÃO
Drive-in em Les Herbiers recupera antiga forma de ir ao cinema - LOIC VENANCE/AFP
Parque Nacional do Iguaçu, onde ficam as Cataratas, tem previsão de reabertura em 10 de junho - MONA LISA DOURADO/JC
Disney de Xangai foi primeiro parque da empresa no mundo a retomar atividades - DIVULGAÇÃO
Em La Grande Motte, na França, praia foi segmentada em áreas delimitadas - CLEMENTE MAHOUDEAU/AFP
Tradicional Teatro Berliner Ensemble, na Alemanha, mantém apenas 200, das suas 700 poltronas - DIVULGAÇÃO
Em sorveteria na Alemanha, funcionários e clientes usam máscaras - DIVULGAÇÃO
Restaurante parisiense usa capsula de plástico parecida com um abajur pendurado no teto para garantir distanciamento social à mesa - ALAIN JOCARD/AFP
Das práticas já em curso em alguns dos destinos preferidos pelos brasileiros, a exemplo de Portugal, Espanha e Itália, o desconfinamento em fases tem se mostrado a mais replicável no momento. O objetivo é evitar um novo ciclo de contaminação pelo coronavírus. Neste caso, o afrouxamento das medidas ocorre de acordo com a queda no número de casos e de mortes por covid-19.
Caso siga o exemplo do vizinho Ceará, a volta integral do turismo e dos eventos ficará para o fim do processo, lá marcado para 20 de julho, data de início da quarta e última etapa. Aqui, os protocolos de higienização para o setor, já discutidos com o trade, estão em fase de análise pela Vigilância Sanitária e ainda não se sabe quando serão publicados. A informação é da Secretaria Estadual de Turismo e Lazer, que também prepara um selo para certificar os estabelecimentos.
A agilidade em implantar padrões que garantam segurança sanitária definirá quem sairá na frente na conquista da confiança do turista e na consequente recuperação econômica do setor.
Por enquanto, a corrida é liderada por Cancún (México), Portugal, Barcelona e Sevilha (Espanha), além de Arábia Saudita, primeiros locais a receberem o Safe Travels, chancela do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, na siga em inglês) que reconhece governos e empresas em todo o mundo pela adoção de protocolos padronizados globais de saúde e higiene.
Em sorveteria na Alemanha, funcionários e clientes usam máscaras - DIVULGAÇÃO
No Brasil, o Ministério do Turismo prevê para amanhã (1º) o lançamento do portal do selo Turista Protegido, para identificar equipamentos turísticos com boas práticas em questões sanitárias. A certificação, no entanto, é obtida por autodeclaração. Basta o prestador de serviço aceitar o termo de cumprimento das obrigações relativas a cada segmento e imprimir o documento. Em contrapartida, os empreendimentos poderão ser avaliados pelos consumidores, a partir de um QR code associado ao certificado.
No novo normal do turismo, cuidado com a saúde agora é o item mais relevante da experiência.
Confira alguns dos atrativos que já reabriram ou estão próximos de voltar a funcionar.
BRASIL
Em Gramado (RS), Mini Mundo, Museu de Cera, Museu do Automóvel e GramadoZoo estão funcionando com 50% da capacidade e horário reduzidos. Snowland, Mundo do Chocolate e Aldeia do Papai Noel estão previstas para voltar a operar entre 1 e 5 de junho. A comercialização dos ingressos deve ser feita preferencialmente pela internet e por aplicativos. Na vizinha Canela (RS), o Parque Estadual do Caracol, o Alpen Park e o Parque da Serra Bondinhos Aéreos também retomaram as atividades. Mundo a Vapor volta no dia 5.
Parque da Serra Bondinhos Aéreos já abre de sexta a domingo em Canela (RS) - DIVULGAÇÃO
Parque Nacional do Iguaçu, onde ficam as Cataratas, tem previsão de reabertura em 10 de junho - MONA LISA DOURADO/JC
EUROPA
Em Portugal, cafés, restaurantes e museus reabriram, todos com 50% de capacidade. Na charmosa Sintra, próxima a Lisboa, atrações como o Palácio da Pena e o Castelo dos Mouros, já recebem visitantes. As praias estão liberadas de Norte a Sul, mas com regras e limitações. Elas incluem distância de pelo menos 1,5 metro na areia e a proibição da prática de esportes por grupos a partir de duas pessoas. Um semáforo instalado nos principais acessos indicará a ocupação dos balneários. Sinal verde indica ocupação baixa, de até um terço da capacidade. O amarelo chama a atenção para a quantidade elevada de banhistas, de até dois terços do permitido. Vermelho significa que a praia está plena, ou seja, chegou ao limite estabelecido. Antes de sair de casa, os veranistas também são orientados a verificar o aplicativo InfoPraias, que atualiza os dados em tempo real. Por outro lado, os famosos festivais de verão, que atraem milhares de pessoas nesta época do ano, foram adiados para 2021 e todos os shows foram proibidos oficialmente pelo menos até 30 de setembro.
O Miradouro de Nossa Senhora do Monte, também conhecido como um dos miradouros da Graça, em Lisboa, aos poucos volta a ser ocupado por moradores e turistas - CARLOS DIOGO SANTOS/CORTESIA
Na Espanha, estão abertos os museus, como o Picasso de Barcelona e o Prado, em Madri, mas apenas com um terço de sua máxima capacidade. As praias só serão liberadas na metade de junho. Estão em estudo controle de acesso para evitar aglomerações e divisórias transparentes entre espreguiçadeiras.
Os museus também foram priorizados na Itália e no Vaticano, onde os Musei Vaticani e a Basílica de São Pedro já começaram a receber visitantes, assim como o Coliseu. As praias italianas poderão ser frequentadas, mas com hora marcada, reserva por aplicativo e distância entre guarda-sóis.
Na Basílica de São Pedro, no Vaticano, visitantes usam máscaras em frente à Pietà, de Michelângelo - VICENZO PINTO/AFP
A França anunciou para esta terça-feira (2) a reabertura de restaurantes, cafés, museus, praias e parques, como Buttes Chaumont e Montsouris, em Paris. Como ainda haverá muitas restrições para evitar novos surtos de contaminação, há soluções criativas sendo pensadas em todos os segmentos. Uma das mais inusitadas é a do restaurante parisiense H.A.N.D, que criou uma cápsula de plástico parecida com um abajur pendurado no teto para garantir distanciamento social à mesa.
Cafés, museus, jardins e galerias retomaram a rotina na Alemanha, caso do Museum Barberini, em Potsdam. As fronteiras serão reabertas a cidadãos da União Europeia a partir de 15 de junho.
Adesivo indica necessidade de distanciamento social em frente do Partenon, na Acrópole de Atenas, na Grécia - ARIS MESSINIS/AFP
A Acrópole de Atenas, na Grécia, e outros sítios arqueológicos se somam aos atrativos liberados para visitação na Europa. A partir do próximo dia 15 de junho, o país passará a receber turistas estrangeiros, mas os brasileiros ficaram de fora, embora chineses e sul-coreanos sejam bem-vindos. Restaurantes e shoppings também estão abertos.
ÁSIA
Na China, parte da Grande Muralha já pode ser visitada e o complexo da Disney de Xangai é o primeiro parque da empresa no mundo a retomar suas atividades, com ingressos rapidamente esgotados no dia da reabertura. Disneytown (complexo de lojas, restaurantes e entretenimento), Wishing Star Park (área de recreação) e Shanghai Disney Hotel também tiveram parte das suas atividades restabelecidas.
Muralha da China teve alguns trechos reabertos - HANSON LU/UNSPLASH
Tokyo Tower e o parque de diversões Fuji-Q Highland, aos pés do Monte Fuji, são alguns dos pontos turísticos abertos no Japão. Nesta segunda-feira (1), museus, galerias e outros parques temáticos engrossam a lista, mas apenas as atrações que ofereçam serviços ao ar livre.
Sobre https://www.linkedin.com/in/mona-lisa-dourado/
Localidade:Recife
Áreas de atuação:www.umaporuma.com.br
https://jc.ne10.uol.com.br/blogs/antartida/
https://jconline.ne10.uol.com.br/canal/economia/turismo/noticia/2019/11/24/turismo-no-litoral-de-pernambuco-vive-duas-realidades-393280.php
Telefone:8134136425
Cargo:Editora-assistente de Economia e titular da coluna Turismo de Valor até dezembro de 2020
Cursos:Mestrado em Comunicação Social pela UFPE
MBA Atlântico (Católica Porto Business School, Universidade Católica de Angola e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)
Bacharelado em Comunicação Social pela UFPE
5º Curso sobre Jornalismo e Direitos Humanos - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e Conectas Direitos Humanos
Economia para Jornalistas - Ceplan
Expressão Verbal e Técnicas de Oratória - Instituto de Aperfeiçoamento Pessoal (IAP)
Introducción a la cultura y literatura hispana - Instituto Cervantes (PE)
Mídias Sociais em Ação - PosMidiaDigital
Técnicas Básicas do Jornalismo de Dados - Knight Center for Journalism in the Americas
Videorrepórter PE - A Câmera
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Comentários