olinda

Trecho cedido de ponte das obras do Canal do Fragoso, em Olinda, começa a ser recuperado

Prefeitura de Olinda e a Cehab também têm feito a limpeza do trecho que ainda aguarda por obras

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 26/06/2020 às 12:00 | Atualizado em 26/06/2020 às 12:27
Divulgação
O trecho cedido é a cabeceira da ponte que passa pelo Canal do Fragoso - FOTO: Divulgação

Devido às chuvas de inverno, parte de trecho da última ponte executada na primeira fase das obras do Canal do Fragoso, no bairro de Jardim Atlântico, em Olinda, Grande Recife, vinha cedendo durante esta semana. Nesta sexta-feira (26), a Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) deu início ao reparo, com previsão de até três dias. O trecho cedido é a cabeceira da ponte que passa pelo Canal do Fragoso, construída de forma provisória e executada para atender a prefeitura enquanto não são concluídas as faixas de rolamento do projeto da Via Metropolitana Norte, quarta etapa do projeto. A companhia reforça que a estrutura da ponte não foi afetada. Agentes de trânsito da Prefeitura de Olinda estão orientando o desvio de veículos no trecho interditado.

Ainda, o Canal do Fragoso, que tem dado dor de cabeça a muitos olindenses no período de chuvas, vem recebendo, desde o dia 19 de junho, a limpeza no trecho que ainda não teve as obras concluídas, no bairro de Casa Caiada, através de ação da Prefeitura de Olinda em parceria com a Cehab, a mesma responsável pelas obras. Está sendo feita a retirada de lama e de baronesas para desobstruir e dar mais vazão para o fluxo de água no canal, que ainda não teve as obras concluídas. 

Divulgação
Drenagem do trecho do Canal do Fragoso - Divulgação

Canal do Fragoso

O Canal do Fragoso é o trecho principal do pacote de obras Via Metropolitana Norte, que se divide em quatro etapas. Segundo a Cehab, em março foi concluída a primeira fase do Canal do Fragoso, onde foram revestidos 2,3 km de canal e construídas oito pontes. A companhia informou, também que vem trabalhando na segunda fase da Via Metropolitana Norte, que consiste na pavimentação de duas faixas de rolamento ao lado do canal do Fragoso, que vão da altura da Avenida Coronel João de Melo Morais a rua Bom Jardim, em Jardim Fragoso, Olinda. Mas o número de trabalhadores foi reduzido durante a pandemia e, mesmo com a reabertura das atividades, ainda não foi confirmada a ampliação no número de profissionais.

Já a terceira fase do projeto consiste na construção de duas alças de acesso que vão da PE-15 até as vias laterais do canal do Fragoso. A Cehab informou que técnicos estão realizando o levantamento dos imóveis a serem desapropriados. A previsão é que em setembro, após o período de chuvas, seja iniciada a construção das alças na PE-15. Até o fim deste mês de junho está prevista a licitação da quarta e última fase da Via Metropolitana Norte. Esse trecho prevê o revestimento do restante do canal do Fragoso com 2,1 km, que vai do Maxxi Atacado até a ponte do Janga.

Chuvas intensas

As obras do Canal, que representaria uma promessa aos moradores da localidade que sofrem com as enchentes, têm tido um efeito contrário. O gargalo dos moradores tem acontecido justamente na parte em que a obra está inacabada. Desde o início do inverno, que conta com mais chuvas, duas vezes a situação ficou caótica para os olindenses, que tiveram suas ruas alagadas e foram impossibilitados de se locomover.

» Sem finalização de obras do Canal do Fragoso, população de Olinda teme chegada das chuvas

» Chuvas da madrugada causam alagamentos em ruas de Olinda; moradores enfrentam dificuldades

Sobre isso, a Prefeitura afirma estar executando, nos últimos meses, dentro da Operação Inverno 2020, um trabalho conjunto de limpeza, dragagem, corte de vegetação, supressão de áreas de risco, entre outras ações, sempre voltadas a sanar pontos de alagamento, com o propósito de minimizar os transtornos e garantir a integridade da população. As medidas incluem os bairros de Jardim Atlântico e Casa Caiada, afetados pelas chuvas.

Divulgação
Drenagem do trecho do Canal do Fragoso - FOTO:Divulgação

Comentários

Últimas notícias