Pernambuco confirmou 450 novos casos da covid-19 nesta segunda-feira (1º), informou a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Destes, 199 desenvolveram quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 251, leves.
Com isso, o Estado chega a exatos 34.900 casos confirmados - 14.535 graves e 20.365 leves.
Nesta segunda, a SES ainda registrou mais 68 mortes, totalizando 2.875 óbitos pelo novo coronavírus.
Em primeiro dia após lockdown, Recife tem mais carros e muita gente nas ruas
Veja imagens do Recife no primeiro dia depois do fim do lockdown
Sem lockdown, Pernambuco estabelece regras para isolamento social; veja as orientações
O governador Paulo Câmara assinou decreto, nesse domingo (31), último dia do lockdown em cinco municípios do Grande Recife, sistematizando as regras de enfrentamento ao coronavírus após o fim do período da quarentena mais rígida no Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata. A partir desta segunda-feira (1º), em todo o território pernambucano, permanece obrigatório o uso de máscaras para quem precisa sair de casa, continua vedado o acesso a praia, calçadões e parques e o funcionamento de shoppings, lojas e prestadores de serviço que não se enquadrem como atividades essenciais.
Como prevenir o coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.
Comentários