INVESTIGAÇÃO

Polícia cumpre mandados no Recife e em Paudalho em operação que apura suposta fraude em licitações da covid-19

Segundo a polícia, uma organização criminosa poderia ter cometido fraude em licitação destinada ao coronavírus

Cássio Oliveira
Cadastrado por
Cássio Oliveira
Publicado em 03/06/2020 às 10:17 | Atualizado em 04/06/2020 às 9:50
DIVULGAÇÃO
Pernambuco também se destaca ocupando o primeiro lugar no Nordeste com a instauração de 3.753 inquéritos policiais e no número de inquéritos concluídos que são 2.397 - FOTO: DIVULGAÇÃO

A Polícia Civil de Pernambuco desencadeou, na manhã desta quarta-feira (3), a 'Operação Inópia', para apurar possíveis irregularidades em contrato elaborado com recursos públicos destinados ao combate do novo coronavírus (covid-19).

De acordo com a investigação, há indícios da suposta existência de organização criminosa voltada para a prática de crimes relacionados à fraude em licitação.

>> PF investiga se respiradores comprados pela Prefeitura do Recife possuem registro para uso humano

>> Ministério Público e Polícia Federal pedem a colaboração da Anvisa na investigação dos respiradores do Recife

Durante a operação, estão sendo cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara de Crimes contra a Administração Pública e Ordem Tributária. No entanto, a polícia ainda não informou quem são os alvos na operação e alegou que as informações serão divulgadas posteriormente.

Três mandados estão sendo cumpridos em Pernambuco pela Polícia Civil, nas cidades de Recife e Paudalho; e os outros dois estão sendo cumpridos pela Polícia Federal em Goiás e no Distrito Federal. A Operação fora deflagrada com o apoio da Polícia Federal, Controladoria Geral da União e Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado - MPPE. Procurada, a Polícia Federal disse que os esclarecimentos serão prestados pela Polícia Civil.

Em nota, a prefeitura de Paudalho informou que a operação não tem ligação com a administração municipal, mas sim a uma empresa localizada no município. Veja a íntegra:

A Prefeitura do Paudalho informa que a Operação Inópia, deflagrada pela Polícia Civil, que esteve hoje (3) em Paudalho, não teve como alvo a Prefeitura da cidade. A empresa que está sendo investigada tem sede no município, entretanto não tem qualquer ligação com a Prefeitura do Paudalho. A administração ressalta que segue no comprometimento com a verdade, legalidade e transparência.

APNEIA

Na última semana a Polícia Federal chegou a cumprir mandados de busca e apreensão na Prefeitura do Recife investigando supostas irregularidades em contratos celebrados para aquisição de 500 respiradores pulmonares, por meio de dispensas de licitação, pela Secretaria de Saúde do Recife. O material seria usado no tratamento de pacientes com a covid-19.

>> Corruptovírus: Instituto lança plataforma de denúncias de crimes relacionados à pandemia

Na ocasião, a prefeitura informou que a referida compra foi cancelada pela Secretaria de Saúde e o único valor pago, de R$ 1,075 milhão, já foi devolvido pela empresa à Prefeitura no último dia 22. "Portanto, não há possibilidade de haver qualquer prejuízo à Prefeitura do Recife. Todos os procedimentos da Secretaria de Saúde estão sendo realizados dentro da legalidade".

Em meio à pandemia, as polícias estão desencadeando diversas operação que pram possiveis desvios em recursos destinados ao coronavírus. Na Bahia, por exemplo, três pessoas foram presas na última segunda-feira (1º) durante uma operação da Polícia Civil contra uma empresa que vendeu e não entregou respiradores ao Consórcio do Nordeste.

Comentários

Últimas notícias