Na última quarta-feira (03), 12 novos respiradores chegaram para atender pacientes infectados pelo novo coronavírus em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife (RMR). Os equipamentos foram instalados no Centro de Triagem e Tratamento para o Coronavírus (CTTC), hospital de campanha do município, e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sotave, ambos localizados no bairro de Prazeres.
De acordo com a assessoria da Prefeitura de Jaboatão, os aparelhos, que são da marca Intermed, foram enviados pelo Ministério da Saúde para garantir que todos os leitos disponíveis para o tratamento da Covid-19 no município estejam devidamente equipados para receber os pacientes contaminados pela doença.
Para o prefeito da cidade, Anderson Ferreira (PL), a chegada dos equipamentos reforça as ações de enfrentamento à pandemia do coronavírus em Jaboatão. O prefeito, que na última semana foi acusado de uma suposta irregularidade na compra de respiradores, agradeceu ao Governo Federal pela doação e reiterou que o município está em uma "verdadeiro luta com este inimigo invisível". De acordo com a assessoria da prefeitura de Jaboatão, todos os aparelhos respiradores utilizados no Hospital de Campanha da cidade foram cedidos por doação ou empréstimo de parceiros.
Casos confirmados
De acordo com o painel de casos disponibilizado pela própria prefeitura, Jaboatão tem 3.571 casos confirmados do vírus, dentre estes, 1.803 são considerados leves e 1.768 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), além disso, já são 471 pessoas recuperadas e 363 óbitos.
Comentários