HIGIENIZAÇÃO

Olinda higieniza pontos de ônibus em ação de prevenção do novo coronavírus

São utilizados mil litros de solução com água, citronela e detergente hospitalar

Carolina Fonsêca
Cadastrado por
Carolina Fonsêca
Publicado em 09/06/2020 às 16:21 | Atualizado em 09/06/2020 às 16:35
PREFEITURA DE OLINDA/DIVULGAÇÃO
Esta etapa das ações de higienização pretende passar por 100 paradas de ônibus - FOTO: PREFEITURA DE OLINDA/DIVULGAÇÃO

De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz, o coronavírus pode sobreviver e permanecer capaz de contagiar pessoas por horas e até dias em diferentes superfícies. Apesar disso, é possível eliminá-lo desses locais com uma boa higienização. Para prevenir a população da contaminação em espaços públicos, a Prefeitura de Olinda está promovendo a higienização em pontos de ônibus dos principais corredores da cidade.

» Covid-19: "Há possibilidade de a doença se tornar endêmica", diz secretário de Saúde de Pernambuco

O processo de limpeza conta com um carro munido de uma solução feita com água, citronela e detergente hospitalar – esta etapa deve utilizar mil litros de solução. No momento, as avenidas Presidente Kennedy, Getúlio Vargas e Carlos de Lima Cavalcanti são os principais focos da ação, que pretende higienizar 100 paradas.

Outras ações semelhantes já passaram por bairros de Olinda, terminais de ônibus e unidades de saúde. Os terminais integrados de Xambá e Rio Doce têm equipes fazendo a limpeza diariamente. Segundo a prefeitura, cerca de 800 veículos também são alvo deste trabalho.

» Terminal, mercado e feira de Rio Doce, em Olinda, recebem ação de higienização contra coronavírus

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

Comentários

Últimas notícias