A Ilha de Itamaracá, no Litoral Norte pernambucano, irá manter as medidas de isolamento, ao menos, até o final do mês de junho. Em lockdown desde o dia 27 de maio, o acesso à Ilha está sendo restrito apenas às pessoas que comprovem residir ou trabalhar no município. As medidas visam diminuir a propagação do novo coronavírus (covid-19) na cidade.
>> Ilha de Itamaracá decreta 'lockdown' para combater coronavírus
>> Fortes de Fernando de Noronha e Itamaracá deverão ser privatizados
Os veículos terrestres (de transporte de turistas, complementar, kombis, vans, táxi e transporte por aplicativo) ou aquáticos (lanchas, barcos, canoas e similares), que não comprovem vínculo ou moradia, estão sendo orientados a retornarem ao destino de origem.
A previsão é que o isolamento mais rígido seja mantido, ao menos, até o dia 30 de junho. A limitação de acesso está sendo feito tanto pela Ponte Getúlio Vargas, quanto em pontos de desembarque fluvial ou marítimo, além da entrada a pé. Durante a última semana a fiscalização foi intensificada nos turnos diurno e noturnos.
>> Saiba tudo sobre o novo coronavírus
>> Estou com sintomas de coronavírus. O que fazer?
A cidade havia contabilizado, até o último domingo (14), 80 casos da covid-19 e 8 óbitos. Dos casos contabilizados, 28 já haviam recebido alta médica. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a cidade ainda aguarda o resultado do teste de coronavírus de 47 pessoas. Quem teve contato com os infectados já está em processo de monitoramento, informou a Secretária por meio das redes sociais.
O prefeito da Ilha de Itamaracá, Mosar Tato (PSB), lembrou que mesmo a cidade estando entre os três primeiros municípios do ranking do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) em relação ao isolamento social, as medidas devem ser mantidas.
“A fiscalização na nossa barreira sanitária vem acontecendo todos os dias e noites, e vai continuar até o final do mês, com as equipes da Guarda Municipal, Secretarias de Saúde e Políticas Sociais, somando-se aos demais servidores de várias outras secretarias, todos com o apoio dos Policiais Militares que atuam no posto do BPRv", destacou Tato.
Além da fiscalização, para comprovar que a pessoa tem domicílio ou vínculo empregatício na Ilha, os fiscalizadores também realizam desinfecção nas Kombis e ônibus do transporte regular de passageiros, já nos veículos de passeio, estão sendo colados adesivos para agilizar identificação. Motoristas e passageiros estão sendo orientados e tendo suas temperaturas aferidas.
"A Ilha está hoje passando por este momento, fique em casa, muito em breve estaremos livre desse vírus e receberemos todos de braços abertos", finalizou o prefeito.
Comentários