Tráfico

Polícia Federal cumpre mandados em operação contra tráfico internacional de drogas

No Recife foi dado cumprimento a dois mandados de busca e apreensão nos bairros de Boa Viagem onde está localizada a sede da empresa exportadora

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 22/06/2020 às 10:42 | Atualizado em 22/06/2020 às 12:03
AGÊNCIA BRASIL
A ação foi deflagrada nessa segunda-feira (22) - FOTO: AGÊNCIA BRASIL

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira (21/06) a Operação Ephestia, com o objetivo de dar continuidade às investigações que resultaram na apreensão de mais de 2 toneladas de cocaína no porto de Ilhéus, entre os dias 19 e 20 do mês em curso. Estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em endereços vinculados à empresa exportadora, tanto no Recife, onde se localiza a sua sede, quanto no extremo oeste da Bahia, em Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, onde a carga de soja utilizada para ocultar drogas teria sido carregada.

» Empresa investigada pela Polícia Federal e Polícia Civil venceu 42 licitações entre 2009 e 2020 em Pernambuco

No Recife foi dado cumprimento a dois mandados de busca e apreensão nos bairros de Boa Viagem onde está localizada a sede da empresa exportadora responsável pelo transporte da soja que seria embarcada para o porto de Roterdã na Holanda.

» Três são presos na Bahia em operação que investiga fraude na venda de respiradores para o Consórcio Nordeste

A ação no Porto de Ilhéus contou com a participação e o apoio da Guarda Portuária, da Companhia das Docas do Estado da Bahia, da Receita Federal e da Polícia Militar.

» Polícia apreende mais de 58 quilos de maconha em Cabrobó

Com a ação, busca-se o aprofundamento das investigações, com a obtenção de provas que levem à identificação dos responsáveis pela carga ilícita e o desbaratamento da organização criminosa. Cerca de 30 policiais federais cumprem os mandados expedidos pela 13ª Vara da Seção Judiciária da Bahia.

» Veja todas as investigações relacionadas a contratos do novo coronavírus em Pernambuco

O nome da operação, Ephestia, faz alusão a uma praga muito comum na armazenagem de grãos. Assim como esta praga, a ocultação de drogas em cargas de grãos tem se disseminado nos portos brasileiros utilizados como rota pelo tráfico internacional. O contínuo enfrentamento ao tráfico de drogas já permitiu, em 2020, que a Polícia Federal tenha apreendido mais de 9.5 toneladas no de cocaína apenas em território baiano.

Comentários

Últimas notícias