Dados

Pernambuco revisa dados e dois municípios aparecem livres do coronavírus

Dados do dia 28 de junho mostravam que a doença havia chegado a todos os municípios de Pernambuco, mas o governo do Estado revisou casos de pessoas que não residiam nos municípios de Mirandiba e Manari

Luisa Farias
Cadastrado por
Luisa Farias
Publicado em 01/07/2020 às 19:46 | Atualizado em 01/07/2020 às 20:47
Pixabay
COVID-19 - FOTO: Pixabay

Três dias após registrar casos de Covid-19 em todos os municípios pernambucanos, o governo do Estado revisou os dados de Mirandiba e Manari, ambas cidades do Sertão. Os dados dessa terça-feira (30) mostram que os dois municípios não possuíam nenhum caso confirmado da doença, ao contrário do que foi divulgado anteriormente. A Prefeitura de Mirandiba, porém, informou no seu boletim municipal também desta terça-feira (30) que há dois casos confirmados da doença de pessoas residem no município.

>> Painel mostra dados do novo coronavírus em Pernambuco

No boletim do último domingo da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) constava a informação do primeiro caso em Mirandiba - único município do estado livre da doença até então - que se enquadrava na Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Esse número permaneceu no boletim da última segunda-feira (29), mas não consta no da terça (30).

A Secretaria de Saúde de Mirandiba informou que ocorreu um erro quando o paciente informou no atendimento hospitalar o endereço dos seus pais, que moram no município. "A secretaria de saúde municipal está dialogando com o estado e buscando direcionar o caso para cidade onde o paciente reside", diz nota da pasta. O município desse paciente não foi informado. A pasta resolveu incluir o caso no boletim "para não haver conflito nos dados publicados pelo estado". Por isso, há três casos no boletim: duas pessoas de Mirandiba e uma que reside fora. 

Já Manari teve o seu 1º caso registrado no dia 18 de junho, que permaneceu nos dias posteriores, apesar do boletim municipal nunca ter feito esse registro. Até que no dia 30 de junho, após revisão, o município apareceu sem nenhum caso, de acordo com o painel do Instituto para Redução de Riscos e Desastres de Pernambuco (IRRD), que utiliza as informações da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE). Tratava-se de uma pessoa de Manari, mas que atualmente está em São Paulo. 

O prefeito de Manari, Van de Otaviano (PSDB) conversou com JC no dia 22 de junho e informou que, para evitar a chegada da doença no município, há barreiras sanitárias nas entradas e as pessoas recém-chegadas devem cumprir uma quarentena de duas semanas. O JC tentou novo contato com o prefeito nesta quarta-feira (1º), mas não obteve retorno até a última atualização desta matéria. 

O site oficial da Prefeitura de Manari informa que adotou restrições no funcionamento do comércio, cancelou feiras livres e vem realizando sanitização nos locais de maior circulação de pessoas, além de ter instalado lavatórios públicos. Também foi montado um hospital de campanha ao lado do Unidade Mista João Paulo II, que até o momento não recebeu nenhum paciente diagnosticado com a covid-19. 



Comentários

Últimas notícias